Curtir e Compartilhar

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Você Precisa saber disso.

  16 MECANISMOS PSICOLÓGICOS PERIGOSOS



 O que são eles?

 São mecanismos que são acionados de modo inconsciente como forma de nos proteger da dor emocional. 

 Aparecem de diversas formas e agem de várias maneiras. 
 Mecanismos de defesa podem tornar-se patológicos, impedindo que percebamos a nossa realidade. 

 Para que haja cura é necessário que esses mecanismos sejam identificados e removidos da nossa vida, porque por trás deles estão os verdadeiros problemas.

Ao estudarmos sobre esses mecanismos, grife cada um com o qual você se identifica e vamos ser melhores do que ontem.

“Ó Deus, examina a minha alma! Põe os meus pensamentos e emoções à prova, toma conhecimento de tudo!
Descobre qualquer caminho errado e mau e orienta-me para que eu ande sempre pelo caminha da vida eterna. (Salmo 139:23-24)


  Vamos lá 

1°- ARTIFÍCIO VERBAL - Mudar de assunto para evitar assuntos ameaçadores. (Por exemplo: Pessoas com falta de aceitação física mudam de assunto quando falam sobre estética corporal).


2°- ATAQUE - Ficar irritado e agressivo quando forem feitas referências a um problema pessoal, evitando assim tocar no assunto. Nestes casos as pessoas se defendem atacando. (Por exemplo: Quando alguém aponta um defeito seu, você responde atacando a pessoa apontando um defeito dela).


3°- COMPENSAÇÃO - Diminuir ou encobrir uma fraqueza ou limitação, chamando atenção para uma característica ou atributo forte. (Ex. Ativismo religioso compensa fraqueza em outras áreas da vida cristã).


4°- DISSIMULAÇÃO - Oferecer desculpas, justificativas e outras explicações para encobrir a verdade sobre condutas indesejáveis. ( Ex. Pessoa anti-social está sempre doente ou ocupada quando é convidada para eventos sociais).


5°- FANTASIA - Esse mecanismo leva a pessoa a um mundo imaginário, onde ela se dá bem, e vive sem os problemas da vida real. Algumas pessoas, sem perceber, se perdem em romances, novelas, vivendo suas emoções como se fizesse parte daquele mundo.


6°-  FORMAÇÃO REATIVA – É uma emoção disfarçando-se em outra oposta. Ex. Uma pessoa que tem sentimentos negativos contra outra pode agir com expressões de carinho e amabilidade como uma máscara que oculta o sentimento real. Estas expressões sempre são exageradas. Quem as recebe sente-se mal.


7°- IDENTIFICAÇÃO – Agir como outros que admira ou cujo sucesso gostaria de ter. Pode copiar a roupa, o estilo pessoal, formas de falar ou agir, etc. Normalmente este mecanismo é percebido em pessoas com problemas de identidade devido a auto estima rebaixada. (auto desvalorização).


8°- MINIMIZAÇÃO – Reconhece o problema, mas não aceita sua gravidade. Ex. Admitir que há desavença no relacionamento, quando na verdade o que há é uma evidente infidelidade.


9°- NEGAÇÃO – Fingir que algo não existe, ou não perceber fatos evidentes a todos. Ex. Traição, uso de drogas, acidentes traumáticos, etc.


10°- PERFECCIONISMO – Rigidez consigo mesmo, faz tudo extremamente perfeito, tentando fugir das culpas e das críticas. Esse mecanismo também permite a pessoa sentir-se justificada em apontar a imperfeição dos outros. Ex. O legalista (Lc. 18:10-12).


11°- PROJEÇÃO – Projetar ou atribuir suas fantasias, emoções ou problemas em outra pessoa. Apontar comportamentos, traços ou motivos indesejáveis nos outros, afim de desviar a atenção desses mesmos traços em si próprio. Odiamos os nossos problemas e inconscientemente os atacamos quando os percebemos nos outros. Pessoas críticas, céticas e julgadoras, muitas vezes, estão usando esta defesa.


12°- RACIONALIZAÇÃO – Justificar, crenças ou sentimentos de culpa ou frustração com argumentos que não são verdadeiros. Ex. Um aluno que se sente frustrado por não ter passado no vestibular, pode procurar diminuir a frustração, achando que, de qualquer forma, era uma faculdade fraca.


13°- COMPORTAMENTO REGRESSIVO – É característico por condutas infantis, tais como: choro, gritos, birras. Normalmente as pessoas se defendem dessa maneira, porque os outros cedem, não sabendo como agir nestas situações.


14°- REPRESSÃO - Manter fora do campo da consciência sentimentos e lembranças dolorosas que a pessoa não tem condições de enfrentar. Freqüentemente, pessoas que sofrem abuso sexual ou outro grande trauma, não conseguem lembrar de certos períodos ou pessoas do seu relacionamento no passado.


15°- SUBLIMAÇÃO - Direcionar uma emoção negativa e socialmente não aceita, para uma direção positiva e socialmente aprovada (ex. Expressar um comportamento violento na prática de um esporte adequado à situação. Boxe).


16°- TRANSFERÊNCIA - Transferência de afetos ou sentimentos da infância que não foram elaborados. Se relacionar com alguém da forma que se relacionou quando criança com uma pessoa chave em sua vida, que deixou muito a desejar (pai, mãe, etc.).
Pode ser transferência positiva - Projetando que alguém vai suprir tudo que faltou no passado.
OU transferência negativa - Atribuindo sentimentos, atitudes e comportamentos a alguém com base no relacionamento ruim no passado e não com base na realidade atual. 

Cada mecanismo de defesa é construído para não sentirmos dor. Mas tem um custo alto, uma vez que nos tornamos escravos desses mecanismos.
 É ideal identificar em você qual destes está ativo, pois podem está atrapalhando alguma área de sua vida, isso pode ser trágico .
  Curta, compartilhe e deixe seu comentário, breve teremos todos os nossos escritos em video no nosso canal do Youtube, já corre la e se inscreva neste Link:
                                      

 Fonte: Psicologia Pastoral
 Por Jhony Ribeiro 

Cordialmente,

                                

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Pastores(a) e líderes, vejam essa História.

UM EXEMPLO PASTORAL 
Cirlene Faller


Olá amigos, Graça e Paz, Tudo bem?

O assunto de hoje é extremamente importante e um tanto que urgente para os dias atuais, quero falar sobre a Falta de amor dos Pastores por pessoas.

Contarei uma historia real que eu acompanhei de perto e testifico, quero que conheçam a Sra. Cirlene Faller da foto acima, a mesma é casada com Janio Faller e tem 3 filhos, ambos moram na Cidade de São Mateus-ES e esta mulher é um exemplo de Pastora que eu conheço.

Eu pude acompanhar de perto diversas Igrejas que a mesma Pastoreou, sempre fiquei surpreendido pelos resultados do crescimento da Igreja, a quantidade de almas convertidas, muitos jovens se rendendo a Cristo e Deus operando de uma forma poderosa.
Olhando para ela, uma mulher que não tem grandes formações Teológica, não tem grandes estudos, não se apodera de atrações carnais afim de atrair as pessoas e mesmo assim consegue fazer um grande trabalho. 
Busquei entender o que faz ela ter tanto sucesso em seu ministério  Pastoral, e somente com um tempo encontrei a resposta em suas atitudes que descrevo abaixo como lição para todos.

Certo dia um grupo de jovens estavam desanimados e tristes, pois muitos já tinham saído da Igreja e os demais estavam desmotivados, pois o seu Pastor atual era carrasco e inguinorante, amava coisas e odiavas as pessoas e eu vi esta Pastora Sacrificar tempo, seu descanso e dinheiro depois das 22horas para fazer campanhas de oração junto com estes jovens para eles não desfalecerem na fé.

Outra vez uma Igreja longe em uma zona rural, um lugar onde ninguém queria Pastorear, por que lá não dava dinheiro, não dava status, a estrada de chão dificultava o acesso, um lugar de pessoas simples, eu vi esta Pastora se manifestar e se doar para levar a palavra naquele lugar, mais uma vez sacrificando tempo, seu descanso e dinheiro, pois esta igreja não lhe dava estabilidade nem para pagar sua passagem, sem contar as vezes que o seu carro quebrou lhe dando grandes prejuízos financeiros, mas mesmo assim ela e seu esposo estavam lá, levando a palavra e cuidando de vidas.

Observei os mesmos sempre atentos as necessidades dos membros da Igreja se prontificavam para levar uma ajuda, um socorro e sem expor a vergonha das pessoas estavam lá, levando a palavra e cuidando de vidas.

Eu vi por diversas vezes os jovens e irmãos indo ao encontro dela com tanto carinho, até parecia que era sua mãe, como tratavam e falavam com a mesma, aquilo era encantador, exalando um verdadeiro clima familiar.

Acredito que se fosse falar só o que contemplei, eu teria que escrever um livro, (risos), com o tema "Uma jornada Pastoral" kkkkk, quem sabe né (risos).


Bom, amigos eu aprendi que o destaque na vida desta Pastora não se baseava em argumentos, palavras, teologias ou semelhantes, o que lhe outorgou ter um trabalho vitorioso foi o AMOR que ela tem por pessoas, e tudo que faz é por AMOR.

   -Amor aponto de se colocar no lugar do próximo
  -Amor para sentir a dor do próximo                    
   -Amor para correr atrás das pessoas                     
  -Amor para ensinar, exortar e repreender            
  -Amor para sacrificar coisas pelo próximo         
 -Amor para abraçar e perdoar                             
-Amor para incluir e nunca excluir                    
                -Amor que não mede distância para socorrer o aflito                 -Amor para ver as virtudes, qualidades e etc.           
 Veja o que diz as Escrituras em (1 Coríntios 13:4-7) O AMOR é paciente, o AMOR é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O AMOR não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 

 Leia mais. (Marcos 12:30-31Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças'. O segundo é este: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Não existe mandamento maior do que estes". 

  Muitos Pastores hoje não me representa, e ainda me envergonham por terem o titulo de Pastor, pessoas que a Biblia os destaca em:

  (2 Timóteo3) Que diz:  sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.


 Estes versículos representa o oposto da historia anterior, vamos separar para melhor entendimento.


 (2 Timóteo3)

 (Vs:2-Parte: a) Amantes de si mesmo. Isto representa o que muitos hoje chama de amor próprio, a ponto de pensarem só em si e que se dane os outros. Outro dia farei um poster sobre este assunto.

(Vs:2-Parte: b) Avarentos. Aquele tipo de pessoa que só visa o dinheiro, o que vai ganhar, o que vai lucrar.

(Vs:2-Parte: c) Presunçoso. O jeito de pessoas que escolhem em si uma qualidade e subestima os outros como sendo o bom e o melhor naquilo e nisso.
(Vs:2-Parte: d) Soberbo. Ilusão do orgulho de pessoas que se acham tão superiores a ponto de pensar que não precisam daqueles que estão abaixo deles.

(Vs:3)Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Pessoas sem amor, sem laços familiar com que está ao se redor, são cruéis a ponto de não se preocuparem com os outros.

 (Vs:4)Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Estão sempre voltados para seus próprios deleites, e para isso usam mentiras, são traidores, pois para eles o que importa é os seus deleites.

  (Vs:5) Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Deus manda até se afastar, pois os mesmo tem até aparência de piedade, más em suas atitudes negam a eficácia dela, ou seja, não executam, não amam de verdade.

 Infelizmente a muitos que amam coisas e usam pessoas, cuidam de coisas e usam pessoas, o amor está nas coisas e não nas pessoas, essa não é a visão do Senhor Jesus Cristo.

 Más me alegro em poder falar que ainda existe um pequeno remanescente como a Pastora Cirlene Faller  pessoas que entendem o que Cristo nos ensinou.

 O Amor sempre fez e fará toda diferença, as vezes quem Ama se decepciona com a ingratidão das pessoas, más quem ama sempre será uma pessoas feliz, a falta do Amor por parte dos Pastores(a) nas Igrejas atuais tem gerado muitas turbulências no meio do povo de Deus. Por falta de Amor muitos procuraram outros lugares fora da Igreja, por falta de Amor pessoas incompreendidas perderam a fé.
 Por falta de Amor muitas Igrejas estão vazias de pessoas, outros grandes templos ecoando o vazio de pessoas, existe algumas com grandes eventos atraindo pessoas, más depois vão embora e não firmam naquela Igreja por falta de Amor.
 Por falta de Amor muitas vidas ainda não se renderam a Cristo, por falta de Amor pessoas são excluídas, lançadas para fora da Igreja como objetos sem valor, por falta de Amor muitas vidas ficaram oprimidas trazendo uma depressão e em seguida tiraram sua própria vida.

 Não é ta difícil entender, olhe para história desta mulher e reflita, não precisou de muita coisa, bastou o Amor.

 Finalizo implorando a você que esta lendo esse artigo, ame, abrace, doe, ajude, estenda as mãos, ouça, conceda oportunidade, dar mais uma chance, compreenda, perdoe, inclua, incentive, motive, destaque as qualidades de alguém, seja humano e deixa Cristo brilhar em suas atitudes, alguém está precisando de você.

  Você pode ajudar a salvar uma vida, Deus quer usar você, abra o teu coração e deixa o Espírito Santo te mover.

  Ainda contarei muitas pequenas histórias reais que irá te surpreender, a sua pode ser a próxima.


  Curta, compartilhe e deixe seu comentário, breve teremos todos os nossos escritos em video no nosso canal do Youtube, já corre la e se inscreva neste Link:
                                      

 Fatos reais
 Por Jhony Ribeiro 

Cordialmente,

                                

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...