Curtir e Compartilhar

PARECERES DO "MEC"

                         Reconhecimento MEC        Resultado de imagem para mec



       Reconhecimento MEC - Veja nosso posicionamento!



Os cursos da Faculdade da Igreja Bereiana  são reconhecidos pelo MEC?

 Nossos cursos são “Cursos Livres” reconhecidos por  Conselhos Federais de Teólogos e por Conselhos Regionais de Teologia.  Podem ser ministrados de acordo com as leis que os regulamenta, por isso possuem valor “Eclesiástico”.
 Nossa Faculdade opta no momento pela “visão ministerial”.

 Não temos e nem buscamos no momento o Reconhecimento do MEC.

 O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Dessa forma, a Faculdade Teológica Cristo Reina age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Tal prática é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.
São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 ? MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.


 A Faculdade da Igreja Bereiana é uma escola teológica dotada de personalidade jurídica, e faz uso de resolução federal que regulamenta e autoriza cursos à distância (Decreto nº 5.622 de 20/12/05) que regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei 9394/96),  bem como se ampara legalmente como cursos Livres,  Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas  da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999 | Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Parecer 285/04.
Abaixo, detalhamos o porquê do nosso posicionamento a esse respeito:


TEOLOGIA E O MEC
 Na sua totalidade, Faculdades que oferecem Cursos Livres de Teologia no sistema EAD , faz uso de resolução federal que regulamenta e autoriza cursos à distância (Decreto nº 5.622 de 20/12/05) que regulamenta o Art.80 da LDB (Lei 9394/96).

 Mais uma vez frisamos, todos os nossos cursos são de CARÁTER LIVRE. Podem ser ministrado de acordo com as leis que os regulamenta, por isso possuem valor “Eclesiástico”. Nossa escola opta por uma “visão ministerial”. Não temos e nem buscamos no momento o Reconhecimento do MEC.

 Os Cursos anunciados nesse site são abertos, livres e à distância. Todos os nossos cursos são livres e não dependem de registro ou autorização do MEC, CAPES, CNE ou do CEE.
 Oferecemos Cursos Básicos e Avançados como Mestre e Doutor, no entanto todos os cursos são livres e não oficial de Pós Graduações nem com grau de Mestrado ou Doutorado oficial do governo.


 Os Cursos que têm os nomes de profissões regulamentadas por Lei ou MEC ou de suas disciplinas, são apenas materiais didáticos com o fim de conhecimento e cultura, ajudar em concurso e promoção ao trabalho, complementar carga horária, atualização e aperfeiçoamento profissional ou cultural de livres pensadores.
  Maior quantidade de cursos apresentados no currículo reflete maior qualificação, interesse e dinamismo.
 Cursos abrem a cabeça, vence a concorrência, promove no trabalho, passa em concursos com mais facilidade, torna a pessoa mais produtiva, querida e desejada pelas empresas.

 Como a maioria das pessoas que faz teologia tem o desejo ministerial e não profissional, tais pessoas ainda preferem os Seminários de Livre Orientação e as Faculdades Teológicas, bem mais acessíveis em termos de valor e mais concomitantes com a “visão ministerial”.
 Isso sem falar das convenções denominacionais que não exigem e em nossa concepção nunca exigirão diplomas reconhecidos pelo MEC, por dois simples motivos:

• O próprio MEC autoriza e regulamenta a abertura de seminários maiores e instituições teológicas de acordo com a orientação religiosa e espiritual que cada instituição adota.
 Ou seja, composição curricular de cursos teológicos é a cargo de cada instituição e de acordo com suas crenças e orientações religiosas e espirituais;
• Como pode uma instituição qualquer, mesmo tão respeitosa e criteriosa quanto o MEC, regulamentar ou antever a necessidade espiritual das igrejas, das pessoas e das denominações cristãs existentes? Definitivamente a competência no MEC é educacional e não espiritual.

Quanto àqueles que optam por fazer um “curso reconhecido”, grande parte, percebendo que o mercado de trabalho ainda não absorve “teólogos profissionais”, opta por migrar para cursos mais promissores em termos de mercado.
Por isso no momento nossa Faculdade opta pela “visão ministerial”.





 Por Jhony Ribeiro





                               
                          


Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...