Curtir e Compartilhar

domingo, 7 de janeiro de 2018

A ORIGEM DA IGREJA MARANATA - VEJA SÓ!

       A ORIGEM DA IGREJA MARANATA
Resultado de imagem para igreja maranata



A "igreja do seu Abílio". Assim era conhecida a instituição frequentada pela família de Abílio Gueiros, que, no fim dos anos 60 – após um racha com a Presbiteriana –, deu origem à Maranata. Hoje, a instituição, que possui quase 9 mil templos espalhados pelo país, é comandada por um de seus filhos, Gedelti. 

                              Cursos de Teologia e Capelania

A criação da Maranata foi relatada em um livro escrito por Joel Ribeiro Brinco. A intenção do autor, que conviveu com os Gueiros desde os 7 anos, foi a de contar a história de sua igreja – a Presbiteriana – em Vila Velha, uma história que está ligada à criação da Maranata. 

Segundo a obra de Joel, a nova igreja surgiu de um racha ocorrido no seio da Presbiteriana. "A paz terminou em 28 de janeiro de 1965", relata. Ele refere-se à data em que o irmão de Gedelti, Jedaias, perdeu a eleição para pastor, pondo fim à hegemonia da família Gueiros à frente da Presbiteriana.

Jedaias havia sido eleito pastor por três vezes consecutivas, mas não chegou a assumir o último mandato. Decidiu aceitar um convite para pastorear uma outra unidade presbiteriana no Rio de Janeiro. Seis anos depois, após passar em um concurso para juiz no Estado, decidiu retornar e reassumir o comando da igreja, em uma nova eleição. "A família Gueiros dava como certa a eleição de Jedaias", conta Joel.

 Outra versão de fundamento é  que a Igreja Cristã Maranata é fruto de um avivamento que ocorreu na década de 1960 no Brasil, quando fiéis de diversas igrejas protestantes tradicionais começaram a ter experiências com línguas estranhas. As igrejas Reformadas creem na doutrina do Batismo com o Espírito Santo e nos dons espirituais, citados pelo Apóstolo Paulo, no capítulo 12 da primeira carta aos Coríntios (I Coríntios 12:). O que estes protestantes históricos não creem é que haja nos dias atuais é a 'contemporaneidade dos dons', ou seja, que este dons sejam existam hoje na igreja contemporânea. Os Reformados Históricos são Cessacionistas.[2] Eles não creem que alguém fale em línguas estranhas nos dias de hoje, como descritos neste capítulo 12 de I Coríntios. Isto não quer dizer que não creem no poder de Deus, mas que, simplesmente Deus não usa mais este meio, tendo em vista que o próprio apóstolo Paulo afirma que: "O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza... faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete". (I Cor. 14:4) e ainda: "Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar (pregar). Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza (pregar) fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza (lembra o povo do caminho a seguir, prega) edifica a igreja". I Coríntios 14:1-4 .[3]

                                    Cursos de Teologia e Capelania

Os Reformados, ou protestantes tradicionais (históricos), não fazem teologia em experiencias pessoais de indivíduos, mas parte de um exegese e uma hermenêutica mais profunda, onde a Bíblia interpreta a própria Bíblia.
Dito isto,tem-se início da Igreja Cristã Maranata com membros oriundos da Igreja Presbiteriana de Vila Velha, entre 1967 e 1968, quando iniciaram-se as primeiras reuniões da igreja, tendo como seu primeiro nome "A porta", pois, os fiéis se reuniam dentro de um apartamento no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha (Espírito Santo).[4]
Em 1968 formalizou-se a igreja em Itacibá, na vizinha Cariacica. De forma paralela, residentes de Caratinga e Juiz de Fora passaram a frequentar a igreja. Mais tarde o grupo mudou o nome para Igreja Cristã Maranata.[5] [nota 1]
A igreja expandiu-se muito por todo o Brasil e pelo mundo, principalmente no Estado do Espírito Santo e no Estado de Minas Gerais nas gestões de seus presidentes Manuel de Passos Barros (1968-1986), Edward Hemming Dodd (1986-2007) e Gedelti Victalino Teixeira Gueiros (2007- atualmente).[c
A Igreja Cristã Maranata, através de sua missão internacional, denominada Missão Internacional Cristã Maranata, atua em diversos países das AméricasEuropaÁsia e África. Ademais, mantém relações de comunhão e cooperação com igrejas no Oriente MédioEuropa Oriental e Ásia Central, além do subcontinente Indiano.

 A Igreja Cristã Maranata é autodenominada pelos membros como uma igreja sem fins lucrativos que tem um local com o nome de Presbitério Espírito-Santense, localizado na cidade de Vila Velhaestado do Espírito Santo, responsável pela gestão das igrejas filiadas.
O Presbitério Espírito-Santense da Igreja Cristã Maranata mantém centros denominados "Maanains" (Sig. "Acampamento de anjos"), para retiros, confraternizações e doutrinação de seus fiéis. O que atrai os fiéis para estes locais são as aulas ministradas pelos pastores, estudos da Bíblia e louvores.
Os templos podem ser facilmente localizados pelo padrão institucional de construção com estilo colonial, com edificações parecidas com o formato de chalés, tendo em vista que essa construção gera um custo menor no valor final da obra. Em geral, são compostos pela sala principal – em que os cultos são realizados – salas anexas banheiros e, na área externa, varandas e jardins. Em alguns, há ainda, os jardins de inverno localizados numa das laterais do templo e/ou ao lado do púlpito. Há templos instalados nas mais diversas regiões do país, existem também alguns que são denominados de "Salão", que são bairros onde ainda não possuem o templo fixo, sendo assim, o trabalho é feito dentro de pequenos salões onde se reúnem todos os dias para os cultos diários.

                                     Cursos de Teologia e Capelania

A ICM realiza cultos diariamente, exceto às sextas-feiras, quando os cultos noturnos são realizados nos lares, por cada família. A igreja se reúne de segunda-feira a sábado ás 19:30H, em Brasília e em algumas outras cidades os cultos de segunda a quinta ocorrem as 20:00H; e também aos domingos para a Escola Bíblica Dominical as 10:00h e para o culto noturno as 19:30H. Os cultos são breves e objetivos, em geral, com duração de 30 minutos a 45 minutos. Há também cultos de oração que duram em torno de 15 minutos, todos os dias, as 6:00H da manhã.

Sistema de comunicação do Presbitério Espírito-Santense da Igreja Cristã Maranata
Para estabelecer comunicação com seus fiéis, bem como com a sociedade em geral, a Igreja Cristã Maranata possui um sistema de comunicação administrado pelo Presbitério Espírito-Santense, sendo composto pelo sistema de transmissões via satélite, pelo sistema de video conferência - TELECOM, pela Rádio e TV WEB Maanaim, pelo site da Central de Louvor (comissão responsável pela catalogação e proteção de louvores pertencentes a Igreja Cristã Maranata) e pelos diversos sites institucionais da Igreja Cristã Maranata.
Transmissões via satélite
Utilizado para levar a palavra para alguns locais onde não tem pastores, ungidos, diaconos ou obreiros para pregar todos os dias e também para dinamizar e unificar as práticas e doutrinas mantidas pela instituição, a Igreja Cristã Maranata possui um sistema via satélite, para transmissões simultâneas de reuniões e seminários. O sistema de transmissões via satélite tem alcance continental, possibilitando o recebimento das transmissões do norte do Canadá ao sul da Argentina, cobrindo quase todo o continente americano, como também cobrindo toda a Europa Ocidental e partes da Europa Oriental.[6] Para possibilitar a cobertura dos continentes africanoasiático, Europa Oriental (incluindo Rússia Europeiae sua parte oriental) e Oriente Médio, existem pontos de retransmissão de sinal em PortugalUcrânia e Bielorrússia. A maioria das Igrejas possui uma antena parabólica e um receptor, conectados a um projetor de imagens e ao sistema de áudio do templo, com o objetivo de transmitir um mesmo ensino a todas as Igrejas conectadas.[7]

 Instituto Bíblico foi instituído em 25 de dezembro de 1972, ato assinado pelo então Presidente da Igreja Cristã Maranata, pastor Manoel dos Passos Barros.
Em seu objetivo inicial, o Instituto estava destinado a prover Curso Bíblico e explicações suplementares para os obreiros da Igreja, visando melhorar seus conhecimentos da Bíblia, a fim de prepará-los para o ministério na seara do Senhor Jesus.
Destacava-se ainda no Estatuto de sua instituição:
O Instituto promoverá igualmente, por todos os meios, o conhecimento do Evangelho, conforme as Escrituras do Velho e Novo Testamento, assim como Educação Cristã e obras de caridade.

Fonte: wikipedia.

Cordialmente,

                                       Conheça nossa Faculdade Teológica!
                            Site Oficial de Cursos de Teologia   
                             Cursos de Teologia e Capelania


 Conheça nossa Faculdade Teológica!

  1. cimaSTJ confirma legalidade de provas na investigação contra membros da Igreja Maranata

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...