10 Erros de que vai falar em publico pela primeira vez, e como evita-los.
Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é uma técnica que se aprende. E mesmo os mais tímidos podem se sobressair e impressionar chefes, clientes e colegas, garantem especialistas. Confira 10 dicas para facilitar a vida dos novatos na arte de se apresentar profissionalmente, com base nas instruções de Terry Gault, vice-presidente do The Henderson Group, empresa americana especializada no desenvolvimento de habilidades de comunicação:
1. Use mais gestos, ocupe seu espaço - Muitos novatos têm medo de ocupar muito espaço no palco. Essa hesitação, segundo Gault, funciona como um pedido de desculpas para o público, mas na realidade, os espectadores esperam que o “apresentador” se movimente, que interaja, afinal, ele está lá para chamar a atenção para o que está dizendo. Outro hábito ruim é segurar os dedos, já que esse gesto passa a nítida impressão de nervosismo ou insegurança.
2. Fale com propriedade e energia - Atualmente, esse problema não é restrito somente aos novatos, garante Terry Gault. De 80% a 90% dos palestrantes não falam com a energia necessária, o que transmite falta de desenvoltura, de interesse e de entusiasmo. É preciso falar com empolgação, apresentar com paixão. Assim, o “apresentador” chamará muito mais a atenção e ganhará a confiança do público.
3. Prepare bem seu material de pesquisa - É fato, diz o vice-presidente do The Henderson Group: muitos “apresentadores” novatos não se preparam efetivamente para expor seus projetos. Pesquisar bastante deixa o profissional mais confiante para defender as suas ideias e preparado para as possíveis perguntas dos espectadores. As boas ideias geralmente aparecem enquanto se está fazendo outras coisas, então quando isso acontecer, o ideal é colocar num rascunho, para depois acrescentar à apresentação, até que ela fique perfeitamente alinhada com o que se quer transmitir.
7. Não queira ser perfeito - Isso vai parecer muito contraditório para os novatos, mas o palestrante deve encontrar maneiras de mostrar vulnerabilidade, se quiser passar credibilidade. Se ele tenta parecer perfeito, o público mais experiente vai perceber e se tornar ainda mais desconfiado. Vale contar histórias sobre momentos em que você cometeu erros e depois revelar o que você aprendeu. Na palestra de Brene Brown sobre Vulnerabilidade no TED, ela afirma que “a definição original de coragem, quando foi trazida para a língua inglesa — a palavra vem do latim “cor”, que significa coração — era contar a história de quem você realmente é do fundo do coração... simplesmente, a coragem de ser imperfeito.”
8. Se divirta, não queira forçar formalidade - Muitos oradores tendem a ser muito sérios e formais. Se você conseguir trazer mais da sua naturalidade, seu estilo informal em suas apresentações, você será mais autêntico e engajador. A formalidade forçada e profissionalismo muito rígido tendem a render respeito, mas isso é algo que só tem importância com pessoas que desejam passar mais tempo com você. Respeite o profissionalismo do público, mas se relacione com eles com sua humanidade informal. Isso faz com que você mostre que é igual a eles e transmitirá mais confiança. Se você não está se divertindo, então não está fazendo a coisa certa.
9. Saiba o que é relevante - Embora seja sempre melhor ter mais material do que necessário, é preciso saber também o que cortar se seu tempo de apresentação não for suficiente. É muito comum ver novatos se preocuparem demais em mostrar todo seu conteúdo sem atentarem para o tempo limite da palestra. Isso é inadmissível. Para estimar quanto tempo você precisa para sua apresentação, pratique em voz alta e cronometre. Programe-se para que seu discurso ocupe entre 25% a 50% do seu tempo. É nessa hora que o orador consegue expandir mais as suas ideias, já que sente a reação do público.
10. Muita calma nessa hora - Não se apresse. Apressar-se agrava ainda mais qualquer problema que você tenha para se apresentar em público. Argumentos perdem impacto se você falar muito rápido. Cadenciar sua fala passará a impressão de que você é equilibrado, confiante e experiente. Além disso, falar lentamente aumenta a percepção da audiência, dá tempo ao público de digerir seus pontos-chave e causar mais impacto. Por fim, frases mais sucintas e convincentes fazem com que o público tenha tempo de captar seus pensamentos.
Cordialmente,
Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é uma técnica que se aprende. E mesmo os mais tímidos podem se sobressair e impressionar chefes, clientes e colegas, garantem especialistas. Confira 10 dicas para facilitar a vida dos novatos na arte de se apresentar profissionalmente, com base nas instruções de Terry Gault, vice-presidente do The Henderson Group, empresa americana especializada no desenvolvimento de habilidades de comunicação:
1. Use mais gestos, ocupe seu espaço - Muitos novatos têm medo de ocupar muito espaço no palco. Essa hesitação, segundo Gault, funciona como um pedido de desculpas para o público, mas na realidade, os espectadores esperam que o “apresentador” se movimente, que interaja, afinal, ele está lá para chamar a atenção para o que está dizendo. Outro hábito ruim é segurar os dedos, já que esse gesto passa a nítida impressão de nervosismo ou insegurança.
Susannah Sattuck, gerente de Mídias sociais da Prezi, empresa que comercializa o software de apresentação Prezi, que usa uma tela aberta em vez de dos tradicionais slides, acrescenta: não tenha medo de usar o palco, mas se atente para que qualquer gesto seja consciente, convincente e natural.
— Se você está citando duas ideias diferentes, tente falar de um ponto em um só lado do palco e, em seguida, mova-se para o outro lado para discutir o segundo ponto. Evite, porém, andar para trás e para a frente sem sentido, isso só vai distrair a sua audiência — ensina Susannah.
2. Fale com propriedade e energia - Atualmente, esse problema não é restrito somente aos novatos, garante Terry Gault. De 80% a 90% dos palestrantes não falam com a energia necessária, o que transmite falta de desenvoltura, de interesse e de entusiasmo. É preciso falar com empolgação, apresentar com paixão. Assim, o “apresentador” chamará muito mais a atenção e ganhará a confiança do público.
3. Prepare bem seu material de pesquisa - É fato, diz o vice-presidente do The Henderson Group: muitos “apresentadores” novatos não se preparam efetivamente para expor seus projetos. Pesquisar bastante deixa o profissional mais confiante para defender as suas ideias e preparado para as possíveis perguntas dos espectadores. As boas ideias geralmente aparecem enquanto se está fazendo outras coisas, então quando isso acontecer, o ideal é colocar num rascunho, para depois acrescentar à apresentação, até que ela fique perfeitamente alinhada com o que se quer transmitir.
— Outra parte importante da preparação para qualquer tipo de discurso ou apresentação é conhecer o seu público. Eles vão ser muito mais dispostos a ouvir, se você estiver falando a língua deles. Descubra as suas motivações, por que eles estão vindo para ouvi-lo falar? Dê-lhes o que eles querem e eles vão dar-lhe o que quer: a sua atenção — acrescenta Susannah.
4. Pratique o suficiente - Não treinar as falas é um dos maiores erros que um “apresentador” pode cometer. Porta-vozes experientes sempre ensaiam suas apresentações para um público confiável, como amigos e familiares, antes do dia da apresentação. Lá, eles simulam o ambiente de sua apresentação usando um projetor e os gestos que aumentarão a possibilidade de tornar sua apresentação memorável.
5. “Humanize” a apresentação - Se sua fala é baseada em números ao invés de uma história humana contada através de dados, você está em apuros. A COO da Guide, Leslie Bradshaw, recentemente concedeu uma entrevista sobre Big Data e disse que “a arte está na preparação de conteúdo para o consumo ideal. Os dados não falam por si próprios. Você os coleta, analisa e conta histórias. Tudo começa com as ciências mais complexas, a matemática e as análises, mas acaba com o mais surpreendente: a sua forma de contar a história”.
6. Não tenha medo de correr riscos - Muitos apresentadores evitam correr riscos. Não correr risco também é um risco. Quando o conteúdo da apresentação é muito seguro, ele normalmente é tido como chato. A habilidade mais importante que um microfone vai lhe proporcionar é exatamente a de chamar a atenção. Você pode mesmo se dar ao luxo de evitar riscos?
— Ser cauteloso não é memorável. Cada apresentação deve ter um momento que surpreende o público a ponto de eles terem algo para tuitar e falar depois que você saiu do palco — ressalta Susannah.
7. Não queira ser perfeito - Isso vai parecer muito contraditório para os novatos, mas o palestrante deve encontrar maneiras de mostrar vulnerabilidade, se quiser passar credibilidade. Se ele tenta parecer perfeito, o público mais experiente vai perceber e se tornar ainda mais desconfiado. Vale contar histórias sobre momentos em que você cometeu erros e depois revelar o que você aprendeu. Na palestra de Brene Brown sobre Vulnerabilidade no TED, ela afirma que “a definição original de coragem, quando foi trazida para a língua inglesa — a palavra vem do latim “cor”, que significa coração — era contar a história de quem você realmente é do fundo do coração... simplesmente, a coragem de ser imperfeito.”
8. Se divirta, não queira forçar formalidade - Muitos oradores tendem a ser muito sérios e formais. Se você conseguir trazer mais da sua naturalidade, seu estilo informal em suas apresentações, você será mais autêntico e engajador. A formalidade forçada e profissionalismo muito rígido tendem a render respeito, mas isso é algo que só tem importância com pessoas que desejam passar mais tempo com você. Respeite o profissionalismo do público, mas se relacione com eles com sua humanidade informal. Isso faz com que você mostre que é igual a eles e transmitirá mais confiança. Se você não está se divertindo, então não está fazendo a coisa certa.
9. Saiba o que é relevante - Embora seja sempre melhor ter mais material do que necessário, é preciso saber também o que cortar se seu tempo de apresentação não for suficiente. É muito comum ver novatos se preocuparem demais em mostrar todo seu conteúdo sem atentarem para o tempo limite da palestra. Isso é inadmissível. Para estimar quanto tempo você precisa para sua apresentação, pratique em voz alta e cronometre. Programe-se para que seu discurso ocupe entre 25% a 50% do seu tempo. É nessa hora que o orador consegue expandir mais as suas ideias, já que sente a reação do público.
10. Muita calma nessa hora - Não se apresse. Apressar-se agrava ainda mais qualquer problema que você tenha para se apresentar em público. Argumentos perdem impacto se você falar muito rápido. Cadenciar sua fala passará a impressão de que você é equilibrado, confiante e experiente. Além disso, falar lentamente aumenta a percepção da audiência, dá tempo ao público de digerir seus pontos-chave e causar mais impacto. Por fim, frases mais sucintas e convincentes fazem com que o público tenha tempo de captar seus pensamentos.
Cordialmente,