10 DICAS PARA SER UM BOM LÍDER
O acúmulo de experiência pode ser algo determinante para alguém ser considerado um líder. No entanto, não é o único. Outros fatores também podem contribuir para isso.
Ao longo da história, o mundo convive com a presença de grandes líderes. Sejam políticos ou religiosos, eles têm sido capazes de comandar pessoas em defesa do que acreditam. Até mesmo grandes mudanças na economia global foram e ainda são realizadas a partir da figura de uma pessoa capaz de liderar países em detrimento, ou não, de interesses em comum.
Assim, confira abaixo 10 dicas de Mariana Almeida, gerente de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos, para quem deseja exercer a liderança com excelência:
1 – Incentivar
Intimidar é algo que não contribui para alguém se destacar. Encorajar e incentivar a equipe na busca pelos resultados e saber ouvir a opinião dos colegas e subordinados é fundamental para a criação de um ambiente favorável.
2 – Segurança
Demonstrar segurança ao tomar decisões. É extremamente importante o diálogo entre os membros da equipe. Além disso, é preciso estar firme diante das situações, que são as mais diversas dentro do ambiente profissional.
3 - Comunicação
Um grande líder é, antes de tudo, um exímio comunicador. Dar um retorno sobre o desempenho das tarefas realizadas, conversar com a equipe sobre os objetivos a serem alcançados e ratificar os valores do local de trabalho são indicadores de que tudo que será desenvolvido está no caminho certo.
4 – Proatividade
Um bom líder sabe que existe cobrança entre os integrantes do grupo. No entanto, isso não quer dizer que uma nuvem carregada esteja acima dos integrantes. Cobrança é diferente de controle. Garantir a proatividade e ter responsabilidade ao agir com os compromissos diante dos outros demonstra concentração nos resultados da equipe.
5 – Conhecer a equipe
Conhecer bem os integrantes da equipe é um ponto chave para um bom líder trabalhar no desenvolvimento das competências de cada um. As percepções podem ajudar o líder a descobrir como desafiar os integrantes a buscar cada vez melhores resultados e se superarem. Vale ressaltar que, para isso, é importante deixá-los confortáveis.
6 – Ser exemplar
Falar uma coisa e fazer outra não faz parte das características de um grande líder. É necessário ter em mente de que está sendo observado de maneira constante e, principalmente, de que serve como “espelho” e exemplo para os seus colaboradores.
7 – Ensinar
Reter conhecimento também não faz parte da cartilha da liderança. Ensinar é um sinal de que a pessoa também está em busca de aprender. Colaboradores bem informados contribuem para o bom desempenho da equipe.
Um ambiente de trabalho com desgastes não combina com boa performance. Um bom líder tem a consciência de que o seu sucesso depende do sucesso dos outros. Saber inspirar, compreender, respeitar e ser simpático contribuem para a motivação dos integrantes do grupo.
9 – Reconhecer
Reconhecer os esforços demonstra confiança nos seus colaboradores. Um líder atento sabe que o trabalho coletivo e com comprometimento é uma ponte para que todos alcancem os objetivos planejados. Conhecer os talentos dos colaboradores e saber como usá-los em prol do trabalho são características essenciais em uma liderança.
10 – Dar feedback
Um bom líder deve estar atento a todos os seus colaboradores. Saber falar e, sobretudo, ouvir, mostra que ele se importa com os membros da sua equipe. Além disso, todos os colaboradores sempre querem ter um retorno sobre o seu desempenho, o conhecido feedback. Isso promove uma abertura para diálogos e, com todos se sentindo mais à vontade, os laços profissionais se tornam mais estreitos e consolidados.
Por Jhony Ribeiro
Cordialmente,