VIII. A rejeição ao Ministério profético de Jeremias
Jeremias é um profeta atípico. É certamente um profeta que desafia o senso comum sobre o agir de Deus. Sem dúvida alguma, o tratar de Deus em sua vida em muito se assemelha ao da vida de Jó. Repare que sua vida é muito pouco citada em pregações, ao contrário de suas mensagens sobre o coração humano (17:9) ou Vaso de barro e o Oleiro (Cap. 18) e tantos outros textos maravilhosos sobre o amor de Deus.
Em especial tenho uma identificação quase literal com seu ministério. Em 1990 uma irmã em um grupo familiar de oração no bairro do Morumbi, orou por mim e me entregou a seguinte profecia: ” Eu o Senhor, derramo sobre ti todos os dons espirituais para que me sirvas. Tu falarás a um povo de cerviz muito dura, mas a ti darei uma testa de bronze como a testa de Jeremias. Eis que milhares e milhares se achegarão a mim através da tua vida…”
Eu não fazia idéia do que isso significava até me deparar pessoalmente com aspectos quase idênticos da vida do profeta com meu ministério, os quais relato na continuação deste estudo bíblico.
Embora realmente ouvisse o decreto de Deus e o transmitisse fielmente, Jeremias talvez tenha sido o profeta mais incompreendido e rejeitado de toda a bíblia.
As pessoas diziam que queriam ouvir o tratar de Deus dito por sua boca, mas assim que ele terminava de dizer, diziam “que não aceitavam aquilo e que ele falava somente para desanimar os soldados para a batalha”, por exemplo, e que aquilo que ele dizia em nome do Senhor, não vinha de Deus. (Jer. 38:1-4)
Jeremias amava o povo e queria o seu bem, mas diziam o seguinte dele: “ Este homem não busca a paz para este povo, mas o seu mal.”( Jer. 38:4b)
Foi certamente o mais rejeitado de todos os profetas do antigo testamento e seu ministério foi o mais contestado de todos os ministérios proféticos da bíblia.
Jeremias sofreu um grau tão alto de rejeição por parte de todos que não consigo imaginar um ser humano de nossa época que conseguisse servir a Deus desse modo, já que muitos acreditam que o fato de uma multidão de crentes concordar com seu pensar seja o sinal da aprovação de Deus e realmente não é. Ao estudar o livro de Jeremias aprendemos isto, o que é confirmado com a própria rejeição com que sofreu o Senhor Jesus Cristo.
IX. Jeremias um Pastor segundo o coração de Deus.
Quando Jesus designou o apóstolo Pedro para pastorear o rebanho, não perguntou das suas habilidades profissionais, e sim "amas-me mais do que estes outros? " João 21:15-17.
Quem ama a Jesus, também amará aos que foram resgatados por Jesus e os tratará como Jesus os tratou.
Vamos ver algumas das características do pastor segundo o coração de Deus.
Primeira característica: Auto entrega. "O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". João 10:11. Este foi o exemplo que Jesus nos deu. O apóstolo Paulo nos dá um exemplo de como se age com pessoas, mesmo cheio de problemas - e até fazendo oposição ao ministério, como foi o caso dos coríntios. A estes Paulo escreve: "Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas. Se mais vos amo, serei menos amado?" II Coríntios 12:15. O pastor segundo o coração de Deus não tem pena de si - ele se entrega e se gasta em beneficio das ovelhas de Cristo.
Segunda característica: Preocupação com a restauração de cada um individualmente. A parábola da ovelha perdida nos mostra este fato: "Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixa para ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta, do que pelas noventa e nove, que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos." Mateus 18:12-14. Qualquer pastor segundo o coração de Deus fará de tudo para recuperar pessoas que estão se afastando do rebanho.
Terceira característica: O pastor segundo o coração de Deus não se coloca em evidência, e sim, prega a Cristo: “Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus" II Coríntios 4:5. O pastor segundo o coração de Deus sempre ha de se considerar um servo, dando toda a honra a Cristo Jesus.
Quarta característica: O pastor segundo o coração de Deus não age como dominador sobre o rebanho, antes serve como exemplo: ". . . nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho”. I Pedro 5:3. O bom pastor anda na frente do rebanho. como o seu exemplo e as ovelhas o seguem.
Jeremias foi Rejeitado por:
- Seus vizinhos (Jer. 11: 19-21)
- Por sua própria família (Jer. 12:6)
- Pelos Sacerdotes e Profetas ( jer. 20:1-2)
- Por seus amigos ( Jer. 20:10)
- Por todo o povo (Jer. 26:8)
- Pelo Rei ( Jer. 36:23)
Além de toda essa rejeição, Jeremias foi colocado num cepo (Jer. 20:2) e numa Cisterna de Lama ( Jer. 38:6) e foi levado à força ao Egito ( Jer 43. 5-7). Hoje o ministério dos profetas de Deus pode passar pelas mesmas dores de Jeremias, inclusive buscando jogar na lama o nome e a reputação dos que trazem a verdadeira palavra do Senhor, como Jeremias o fez.
Apesar de todo este sofrimento, Jeremias não sofria alheio ao tratar de Deus, pois o Senhor havia avisado a ele que padeceria tais coisas ( Jer. 1:19).
O ato de profetizar para Jeremias era tão angustiante que, algumas vezes, ele pediu previamente para não ser morto depois que entregasse o prognóstico de Deus. (Jer 38:15-16).
Algumas pessoas na igrejas atuais ouviram tantas “palavras de vitória” que não discernem mais a voz do Senhor, assim como os homens no caminho de Emaús que mesmo vendo não enxergaram e mesmo ouvindo não reconheceram a voz do Senhor. Creio que muitas vezes basta marchar e levantar o bastão da vitória com que Moisés abriu o mar vermelho, mas por vezes, Deus espera do seu povo Jejum, choro e pranto como ele pede no Livro do profeta Joel Capítulo 2.
Para o povo da época de Jeremias, que estava profundamente contaminado com este triunfalismo de Vitória, era inconcebível que o Deus que aceitou que Salomão construísse o grande e glorioso templo, fosse o mesmo Deus que ordenou a sua destruição. Pensavam: “Não… Deus jamais fará isso!”
” Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas,que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR. Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse:Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós. ” Jeremias 23:16-17
Da mesma forma, hoje muitos cristãos duvidam da soberania de Deus, ou seja, arrogantemente pensam: “Deus não deixará tal coisa acontecer a mim porque eu o sirvo.”
Assim todo aquele povo de Judá pensava com relação às palavras de Jeremias ejulgavam-no digno de morte. ” Então falaram os sacerdotes e os profetas aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos ouvidos. “Jeremias 26:11
Mas Jeremias, diante de seu iminente ataque, lhes disse:
” E falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: O SENHOR me enviou a profetizar contra esta casa, e contra esta cidade, todas as palavras que ouvistes.
Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do SENHOR vosso Deus, e arrepender-se-á o SENHOR do mal que falou contra vós.
Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim conforme o que for bom e reto aos vossos olhos.
Sabei, porém, com certeza que, se me matardes, trareis sangue inocente sobre vós, e sobre esta cidade, e sobre os seus habitantes; porque, na verdade, o SENHOR me enviou a vós, para dizer aos vossos ouvidos todas estas palavras.
Então disseram os príncipes, e todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: Este homem não é réu de morte, porque em nome do SENHOR, nosso Deus, nos falou. ” Jeremias 26:12-16
Repare nesta passagem acima que tanto os sacerdotes, quanto os profetas não tinham o menor discernimento sobre quem era Jeremias e qual o peso das palavras que ele trazia.
Na continuação da passagem eles trazem outros exemplos de pessoas que “profetizaram contra“, sendo que um foi poupado e outro foi morto:
” Também se levantaram alguns homens dentre os anciãos da terra, e falaram a toda a congregação do povo, dizendo:
Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o SENHOR dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque. Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá?
Antes não temeu ao SENHOR, e não implorou o favor do SENHOR? E o SENHOR não se arrependeu do mal que falara contra eles? Nós, fazemos um grande mal contra as nossas almas.
Também houve outro homem que profetizava em nome do SENHOR, a saber: Urias, filho de Semaías de Quiriate-Jearim, o qual profetizou contra esta cidade, e contra esta terra, conforme todas as palavras de Jeremias. E, ouvindo o rei Jeoiaquim, e todos os seus poderosos e todos os príncipes, as suas palavras, procurou o rei matá-lo; mas ouvindo isto, Urias temeu e fugiu, e foi para o Egito; Mas o rei Jeoiaquim enviou alguns homens ao Egito, a saber: Elnatã, filho de Acbor, e outros homens com ele, ao Egito. Os quais tiraram a Urias do Egito, e o trouxeram ao rei Jeoiaquim, que o feriu à espada, e lançou o seu cadáver nas sepulturas dos filhos do povo. Porém a mão de Aicão, filho de Safã, foi com Jeremias, para que o não entregassem na mão do povo, para ser morto. ” Jeremias 26:17-24
Irmão leitor, saiba que esta também é a minha oração: senhor guarda-nos, óh Senhor, de todo o mal!
Eu sei muito bem o que está escrito no salmo 91 de cair mil a minha direita e dez mil a minha esquerda, mas eu não serei abalado.
Essa é sempre a minha oração e os meus pedidos diante de tudo o que vivemos, mas os dias são maus e quem poderá subsistir a todas as tragédias que nos acometem como acidentes e doenças?
O reinado de Zedequias 52.1-3
Cerco e queda de Jerusalém 52.4-27
Sumário de três deportações 52.28-30
Libertação de Joaquim 52.31-34
XII. Vejamos agora "As seis característica do ministério de jeremias"
• É o Senhor que nos reveste com sua autoridade - Jr 1.10a - Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, Lc 19.19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.
ao iniciar o seu ministério profético era jovem ainda. Ele hesitou e temeu ante a extraordinária missão de falar a Palavra do Senhor aos anciãos de Jerusalém (Jr 1.06 – 7). Deus o assistiu com a promessa de que estaria com ele e lhe daria poder para cumprir sua chamada (Jr 1.08 - 10).
Jeremias tinha todo motivo para hesitar e temer diante de sua missão. Pois ele teria que exortar e repreender nada mais, nada menos, que os anciãos de Jerusalém, bem como o povo.
Naquela época, eram os anciãos tidos pelo povo como os mais sábios em instruções e conselhos; eram eles os responsáveis por conduzir o povo de Deus em sua direção. Mas como? – Se até os próprios “sacerdotes e profetas” haviam – se corrompido! – Que missão difícil Jeremias tinha agora, não? – Pois é. Mas assim como o profeta Miquéias disse em seu livro no capítulo três e versículo oito, ao povo de Israel: “Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito do Senhor e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado”. Assim fez também Jeremias, certo e convicto da presença de Deus.
Amado (a) irmão (â) em Cristo Jesus, Deus tem te colocado como cabeça e não por cauda em sua obra. Porque então, insistes tanto em atrasar a obra de Deus em sua vida?
“Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração”. Sl 95.07b e Sl 95. 08ª.
Não importa qual a tarefa que você esteja executando para Deus. Ele sempre promete a sua presença e a sua ajuda constante, se você permanecer firme, com sua fé posta única e tão somente Nele. Leia: Ap 3.21.
Consideremos quatro pontos do texto
1. Jeremias recebeu a autoridade até sobre as nações, e não
somente sobre Israel. Ele teria uma missão internacional;
2. Mediante sua mensagem, Jeremias arrancaria, derribaria,
destruiria e arruinaria potências humanas;
3. Mas também seria capaz de construir e plantar. Em outras
palavras, tanto a providência negativa quanto a providência
positiva de Deus operariam por intermédio do profeta;
4. A Providência Divina estaria no que ele fizesse, pelo que
seu bom êxito estava garantido desde começo. Ele seria uma
figura poderosa com uma missão importante e eficaz.
Quando Deus iluminou nosso espírito com este texto ele liberou
algo poderoso para nossa vida e ministério.
Neste texto há quatro verbos que falam de destruição e dois que
falam de edificação!
Existem algumas chaves a nível SOD, profundo deste texto que nos
aponta para uma ação poderosa de Deus através de um profeta.
ARRANCAR
DERRUBAR
DESTRUIR
ARRUINAR
Chave: Depois destas quatro ações não restaria nada. Isso é necessário para quem quiser construir ou plantar qualquer coisa em sua vida.
Isso é um princípio que o Eterno utiliza e que serve de exemplo para nossas vidas e vida ministerial! É tremendo!
Infelizmente a o Exército de Cristo têm estado muito ignorante quanto a este princípio, esses passos e o que eles significam.
O Poder latente por de trás do Ministério de Jeremias era a Presença e Provisão do Eterno, isso traz uma revelação poderosa sobre a igreja do Messias:
“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica” (2 Coríntios 3:5-6)
Um fato intrigante ministerial:
Normalmente sai-se por aí, encontra-se um local adequado e alugamos.
É aberta ali uma igreja e desejamos que as pessoas venham no domingo!
Agimos assim porque cremos que esse é o procedimento correto, e desse modo nos encontramos no meio do território do inimigo sem perceber as forças espirituais invisíveis que existem ali!
Passamos a vida inteira pregando e sofrendo, mas muitas vezes, não querendo ser negativista, mas os resultados não são muito bons! Nossos resultados não têm sido muito bons!
Podemos alcançar a excelência!
Uma das razões disso é o simples erro que temos cometido quando pensamos que o simples fato de termos uma boa semente (palavra) já é o bastante; nos esquecemos das condições da terra em que ela deve ser semeada!
Suponhamos que alguém te dê de presente um alqueire da melhor terra, da mais fértil,e te dissesse: “Olha, essa terra é uma das melhores do país. Ela agora é sua. Nesses últimos anos, eu não a cultivei, mas agora ela é sua”.
Como a terra é boa brotaram muitas ervas daninha, abrolhos e arbustos. Te pergunto: “Você pegaria a melhor semente,e a semearia imediatamente naquela terra”?
Qualquer um sabe que não deve fazer isso!
Precisamos primeiro preparar a terra:
1. ARRANCAR:
Arrebatar com força: arrancou-lhe a arma. Tirar com força. Desarraigar: arrancar árvores. Libertar: arrancar da prisão.
2. DERRUBAR:
Atirar ao chão com violência. Pôr abaixo, abater.v. t. O mesmo que derribar.
3. DESTRUIR:
Arruinar, demolir (qualquer construção).
Extinguir; fazer desaparecer; exterminar, matar: destruir os insetos nocivos.
Derrotar, desbaratar: destruir as tropas inimigas.v. t.
Desfazer, desmanchar. Demolir: destruir um prédio. Assolar. Fazer desaparecer, exterminar: destruir uma raça. Desbaratar: destruir um exército.
4. ARRUINAR
Causar ruína a, aluir, destruir, derrocar: o terremoto arruinou a cidade. Estragar-se, tornar-se imprestável.
Amados somente depois que a terra estiver limpa, é que teremos condições de edificar e plantar!
É necessário entender esse princípio que até agora não tínhamos entendido, apesar de ele estar declarado na palavra do Eterno:
Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e a Jerusalém: Preparai para vós o campo de lavoura, e não semeeis entre espinhos.
Jeremias 4:3
O princípio da Semeadura também é um princípio de Ciclo -
Gálatas 6.7-10
O objetivo de Deus através da semeadura é que, em um ciclo de bênçãos, ela seja de coisas boas e ao fazermos isso colheremos coisas melhores; mas se semearmos coisas más, colheremos ao final do ciclo coisas más.
Não leve em consideração o tempo para se concretizar a benção o que Deus o prometeu fará. Pode levar algum tempo, mas a benção no final do ciclo é certa.
Muitas vezes cansamos e até queremos desistir em semearmos coisas boas, porque parece que o ciclo da colheita boa não acontece, mas Deus é fiel a Sua Palavra, a colheita de coisas boas virá.
No texto a seguir diz:
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7 (grifo meu)
Aqui Deus está dando chave de Tudo!
Quando digo tudo é tudo mesmo, tanto coisas boas, como coisas más.
Uma coisa você precisa saber:
Todo final de um ciclo de semeadura vai resultar em colheita, seja ela boa, ou seja, ela má.
Princípio: “aquilo que o homem... ceifará” – Legitimação da palavra profética:
Advertências
“Segundo eu tenho visto, os que lavram iniqüidade, e semeiam mal, segam o mesmo”.
Jó 4:8
“Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal”. Provérbios 1:31-33
“Porque semearam vento, e segarão tormenta, não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros”.
Oséias 8:7
“Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós”.
Oséias 10:12
Positivas
A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.
Provérbios 10:22
A maldição do SENHOR habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.
Provérbios 3:33
O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.
Provérbios 13:22
A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.
A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida.
O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.
Provérbios 13:11-13
Na casa do justo há um grande tesouro, mas nos ganhos do ímpio há perturbação.
Provérbios 15:6
Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.
Salmos 145:19
• É o Senhor que da garantias em nossas missões - Jr 1.10b..para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; Dt 1.30 O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito;
• É o Senhor que opera o êxito do nosso esforço - Jr 1.10c..e também para edificares e para plantares. I Co 3.6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento
Vivemos em um mundo sem esperança, sem expectativas favoráveis, mais em Cristo ainda temos uma viva esperança.( Lm 3.26 )
XIII. Aplicação da mensagem:
NÃO É POSSÍVEL EDIFICAR ALGO NUM TERRENO NÃO APLANADO OU PLANTAR NUM TERRENO QUE NÃO FOI LIMPO.
O TERRENO, CONFORME DIZ A PARABOLA DO SEMEADOR, É A NOSSA PROPRIA VIDA, É O NOSSO CORPO, ALMA E ESPIRITO.
VAMOS PELA ORDEM:
ARRANCAR
QUANDO FALAMOS EM ARRANCAR, FALAMOS EM RAÍZES. ARRANCAMOS AQUILO QUE ESTÁ ENRAIZADO.
TEMOS QUE ARRANCAR AS RAIZES MALIGNAS DA NOSSA VIDA
E TAMBEM ARRANCAR TUDO O QUE PLANTAMOS SEM A DIREÇÃO DE DEUS.
EXEMPLOS:
RAIZ DE AMARGURA (HB 12.14-15):
NÃO ADIANTA INSISTIR EM TENTAR PLANTAR E EDIFICAR NADA, SE EXISTE UMA RAIZ DE AMARGURA NO CORAÇÃO.
QUANDO ELA ESTÁ EM NOSSO CORAÇÃO, COMEÇAMOS A PROJETAR NAS PESSOAS, A NOSSA ANGÚSTIA.
ACHAMOS NINGUEM É BOM O SUFCIENTE, QUALQUER COISA NOS FERE, NOS MACHUCA, NOS DECEPCIONA;
PASSAMOS A VIVER UMA VIDA SEM PAZ, COM UM CONSTANTE "NÓ NA GARGANTA" E UM SENTIMENTO CONTÍNUO DE INSATISFAÇÃO.
A AMARGURA É UMA LADRA DE ALEGRIA.
QUEM TEM ESSA RAIZ, VIVE UMA VIDA PERTURBADA, PORQUE É IMPOSSIVEL SE SANTIFICAR E TER PAZ SE VIVEMOS AMARGURADOS, ACHANDO QUE SOMOS VITIMAS DE TUDO E TODOS!
ARRANCAR ESSA RAIZ É UM ATO DE FÉ, DE CONFIANÇA NO SENHOR!
É SABER QUE EU NÃO POSSO JULGAR E CONDENAR PESSOAS; QUE TUDO O QUE TENHO QUE FAZER É, NO QUE DEPENDER DE MIM, SEGUIR A PAZ COM TODOS, PORQUE EU QUERO VER O SENHOR!
ENQUANTO VOCE COLOCAR EXPECTATIVAS NAS PESSOAS, VOCE VAI PERMANECER AMARGURADO!
APRENDA A TER EXPECTATIVAS EM DEUS, E ELE VAI TE SURPREENDER!
OUTRA RAIZ MALDITA É O AMOR AO DINHEIRO (1 TM 6. 10):
TANTAS PESSOAS PERDEM O FOCO DAS COISAS DE DEUS POR CAUSA DA ANSIEDADE COM DINHEIRO E COISAS RELACIONADAS A ELE!
NUNCA VIVEM O SOBRENATURAL, A PROVISAO MILAGROSA, PORQUE CONFIAM MAIS NO "VIL METAL" DO QUE NA PALAVRA DE DEUS.
TEM GENTE QUE CONHECE A PALAVRA HÁ ANOS, MAS NÃO DIZIMA, PORQUE NÃO CONFIA!
MUITAS PESSOAS VIVEM OPRIMIDAS, VIVENDO DE MIGALHAS, PORQUE A SUA MENTE FOI TOMADA POR UM ESPIRITO DE MISERIA E AVAREZA.
TUDO QUE SE RELACIONA A DINHEIRO, CUSTO, PREÇO, DEIXA A PESSOA ANSIOSA, NERVOSA, TRISTE, MURMURANDO.
CASAIS ENTRAM EM CRISE, PESSOAS FAZEM COISAS ILEGAIS, POR CAUSA DESSA RAIZ MALIGNA DO AMOR AO DINHEIRO!!!!
É HORA DO POVO DE DEUS APRENDER A VIVER PELA PALAVRA, DE FÉ EM FÉ.
SE VOCE VIVE PELOS "TEUS CALCULOS" AO INVÉS DE VIVER PELA PALAVRA, ESSA RAIZ PEGOU TEU CORAÇÃO. ARRANQUE-A NA BASE DA OBEDIENCIA!
HÁ OUTRAS RAIZES MALDITAS, MAS O PONTO É:
NÃO ACEITE UMA RAIZ MALIGNA COMO SE ELA FOSSE “PARTE DA SUA VIDA”!
COMO JESUS DIZ EM MT 5. 29: Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
RAIZ MALDITA SEMPRE VAI GERAR FRUTO PODRE! ARRANQUE!
E SE HÁ ERVAS DANINHAS NA TUA VIDA, COISAS QUE VOCE SABE MUITO BEM QUE PLANTOU CONTRA A VONTADE DE DEUS, ARRANQUE FORA TAMBEM!
RELACIONAMENTOS, PARCERIAS, SOCIEDADES, SE VOCÊ PLANTOU SEM DEUS, ARRANQUE LOGO!
PORQUE JESUS DISSE MT 15.13: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada(!!!!).
DERRUBAR E DESTRUIR
NA BIBLIA, AS EXPRESSÕES “DERRUBAR E DESTRUIR” SÃO MUITO USADAS PARA FALAR DE ALTARES ESTRANHOS E IDOLATRIA (DT 7. 5-6).
SE QUEREMOS SER BEM SUCEDIDOS NO EDIFICAR E PLANTAR, SE QUEREMOS PASSAR PELAS PORTAS ABERTAS, OS ALTARES ESTRANHOS E A IDOLATRIA TEM QUE SER DESTRUÍDOS NA NOSSA VIDA.
TUDO O QUE ESTÁ ACIMA DE DEUS NA MINHA VIDA, SE CONSTITUI NUM ALTAR ESTRANHO, E NUMA IDOLATRIA.
TODAS AS SITUAÇÕES E PESSOAS QUE SE TORNAM MAIS IMPORTANTES PRA MIM DO QUE OUVIR E OBEDECER A DEUS, SÃO ÍDOLOS.
INSISTIR NA MINHA VONTADE, QUANDO ELA NAO É A VONTADE DE DEUS PRA MIM, A TEIMOSIA, É IDOLATRIA (1 SM 15.23).
É PRECISO QUE O ALTAR DE DEUS SEJA RESTAURADO NA NOSSA VIDA!
É PRECISO QUE SEJA FEITO O SACRIFICIO DA RENUNCIA!
SACRIFIQUE E DERRUBE ESSE ALTAR ESTRANHO!
MAS SE DECIDIR DERRUBAR, NÃO VOLTE ATRAS:
GL 2. 18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. 19 Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus.
DERRUBE OS IDOLOS E VIVA PRA DEUS, E PELA VONTADE DE DEUS!
ARRUINAR – É DIFERENTE DE DESTRUIR. COISA DESTRUÍDA NÃO DEIXA RASTRO;
MAS UMA COISA ARRUINADA DEIXA RUINAS, DÁ PRA VER QUE HOUVE ALGO ALI, POIS UMA MARCA FICA.
AS RUÍNAS SÃO AS CICATRIZES QUE TEMOS, É O NOSSO TESTEMUNHO DE CURA E LIBERTACAO.
NÃO DÁ PRA DESTRUIR O NOSSO PASSADO, POIS NÃO DÁ PRA NEGAR, E DIZER QUE "NÃO ACONTECEU", O QUE DE FATO ACONTECEU.
MAS DÁ PRA ARRUINAR!
DÁ SIM PRA ACABAR COM TODA A INFLUENCIA QUE HAVIA, E COM A NOSSA BOCA, TESTEMUNHAR O QUE DEUS FEZ, MOSTRAR AS CICATRIZES, PARA QUE QUEM OUVE NOSSO TESTEMUNHO, SAIBA QUEM É O NOSSO DEUS!
ISSO FALA DE INFLUENCIAS ESPIRITUAIS E EMOCIONAIS QUE TENTARAM DESTRUIR NOSSA VIDA, MAS DEUS AS ARRUINOU!
ABUSO SEXUAL, REJEICAO, ABANDONO, A CULPA, ADULTERIO, MENTIRA, TRAICAO, PROMISCUIDADE, VÍCIO, E TANTAS OUTRAS COISAS.
GRAÇAS A DEUS EU VENCI TODAS ESSAS INFLUENCIAS E PECADOS, E POSSO CONTAR ISSO!
MAS SE HÁ ALGO QUE VOCE NAO CONSEGUE FALAR, CONTAR SEM SOFRER, É PORQUE A FERIDA AINDA ESTÁ ABERTA.
SAIBA QUE É POSSIVEL VENCER COM CONFISSAO, COM TRANSPARENCIA, COM PEDIDO DE AJUDA.
MAS SE COLOCAMOS UMA "CAPA DE RELIGIOSIDADE" ENCOBRINDO UM MONTE DE FERIDAS ABERTAS, NUNCA VAMOS PROSPERAR!
NUNCA VOU NEGAR TUDO QUE EU VIVI, MAS HOJE POSSO OLHAR PRA TRÁS E DIZER QUE SÃO SÓ RUÍNAS! QUANDO CONTO, ISSO NÃO ME TRAZ DOR, PORQUE CICATRIZ NÃO DÓI.
DEPOIS DE ARRANCAR, DERRUBAR, DESTRUIR, E ARRUINAR, AÍ SIM, PODEMOS PASSAR PELAS PORTAS ABERTAS PRA EDIFICAR E PLANTAR!ALELUIA!
EDIFICAR – SOBRE ISSO, SÓ HÁ UMA COISA MUITO SIMPLES A DIZER, USE-A COMO REGRA NA TUA VIDA:
SL 127 1a - Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;
ANTES DE EDIFICAR, ANTES DE ENTRAR NUMA EMPREITADA, EM QUALQUER AREA,ORE, E BUSQUE QUAL A VONTADE DE DEUS.
SÓ EDIFIQUE SE ELE ESTIVER NO NEGÓCIO.
PRECISAMOS ESCOLHER O ESTILO DE VIDA ESPIRITUAL QUE QUEREMOS VIVER:
ESTILO DE VIDA RELIGIOSO OU ESTILO DE VIDA PROFETICO.
NO ESTILO RELIGIOSO: EDIFICO DO MEU JEITO E DEPOIS PEÇO PRA DEUS ME ABENÇOAR;
NO ESTILO PROFÉTICO: ORO, ESPERO A RESPOSTA DE DEUS E SE FOR POSITIVA, AÍ ENTAO EDIFICAREI, SENAO, NÃO!
E SE DEUS NÃO RESPONDER? NÃO FAREI. POIS O SILÊNCIO DE DEUS TAMBÉM É UMA RESPOSTA PRA PROVAR MEU CORAÇÃO.
PORQUE QUANDO ESTAMOS FALANDO EM EDIFICAR, NÃO ESTAMOS FALANDO DE QUALQUER DECISAO BANAL, DO COTIDIANO.
ESTAMOS FALANDO DE COISAS DURADOURAS, QUE TÊM IMPACTO NA NOSSA VIDA, ESTAMOS FALANDO DE PATRIMONIO ESPIRITUAL.
SOBRE PLANTAR, CONSIDEREMOS 2 COISAS:
1º - SE VOCE ESTÁ DISPOSTO A PLANTAR, TENHA VISAO DE REINO, ENTENDA QUAL O SEU PAPEL NOS PROCESSOS DE DEUS.
1 CO 3. 6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 9 Porque nós somos Cooperadores de Deus;
QUANDO VOCE ENTENDE QUAL SEU PAPEL NO PROCESSO, E ENTENDE O TEMPO DE DEUS, NÃO HÁ ESPAÇO PARA COMPARAÇÃO, FRUSTRAÇÃO, CIÚME, INVEJA DOS OUTROS.
PORTANTO, SE VOCE PLANTA, PLANTE PRA DEUS, E VOCE TERÁ RECOMPENSA SEGUNDO SEU TRABALHO, COMO COOPERADOR DE DEUS.
SE PLANTAR ESPERANDO RECOMPENSA E RECONHECIMENTO DE HOMENS, VAI COLHER VENTO.
O IMPORTANTE NÃO É TANTO O QUANTO PLANTAMOS, MAS SIM SE PLANTAMOS COM O ENTENDIMENTO CORRETO, POIS DEUS VÊ O CORAÇÃO.
2ª COISA – PLANTE HOJE, O QUE VOCE QUER COLHER AMANHA.
EC 3.2 – HÁ TEMPO DE PLANTAR E TEMPO DE COLHER.
NÃO QUEIRA COLHER, QUANDO É TEMPO DE PLANTAR!
SIMPLES ASSIM.
EM RESUMO:
NÃO SE ENGANE, DE DEUS NÃO SE ZOMBA; pois TUDO o que o homem semear, ISSO também COLHERÁ. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo COLHEREMOS, se não houvermos desfalecido, DESISTIDO. (GL 6.7-9)
O QUE VOCE TEM PLANTADO HOJE, PARA COLHER AMANHA?
COMO VOCE TEM EDIFICADO SEUS PROJETOS E PLANOS? COM BASE EM QUÊ? NO SEU CORAÇÃO, OU NA DIREÇÃO DE DEUS?
VOCE ESTÁ DISPOSTO A APLANAR O TERRENO, E TIRAR AS PEDRAS, ARRANCANDO, DERRUBANDO, DESTRUINDO E ARRUINANDO TUDO QUE ESTÁ IMPEDINDO SEU CAMINHO DE SER PREPARADO?
DEUS JÁ ABRIU AS PORTAS, MAS QUEM TRABALHA PRA PREPARAR O TERRENO SOMOS NÓS!
Cordialmente,
Faculdade Teológica Cristo Reina
Endereço: Rua Agenor de Souza Lê, N°120, Bairro: Boa Vista, São Mateus-ES
CEP: 29.931-440-N°120-(CNPJ:23-956-853/0001-05)