Curtir e Compartilhar

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Motivação! Dicas de Economia! Confira!

                                     "Dicas de Economia"

                         A imagem pode conter: pessoas sentadas


Olá amigos leitores vamos começar a compartilhar com você também alguns poster do site Riquezas sem limites pois achamos interessante e edificante algumas destas mensagem, por serem motivadoras, temos certeza que irar ajudar você muito.  Vamos lá?  "Nós temos autorização para reprodução destas informações"

                                Cursos de Teologia e Capelania




Não é 2018 que será diferente. É você!

5 dicas do Warren Buffet para entrar em 2018 melhor ainda:

1) RENDA: "Nunca dependa de uma única fonte de rendimento, invista parte do seu salário para criar uma segunda fonte".

*Procure um investimento seguro para que você tenha dinheiro suficiente investido de modo que possa viver com o rendimento dos juros.

2) COMPRAS: "Se você comprar coisas que você não precisa, em breve você terá que vender as coisas que você precisa".

*Até que você viva apenas com a renda gerada pelos seus investimentos, compre apenas o necessário.

3) POUPANÇA: "Não guarde o que sobra depois de gastar, gaste o que sobrar depois de guardar".

*Se pague primeiro: ao receber o seu salário ou pagamento de clientes, guarde de 10% a 40% para a sua liberdade financeira. Separe um percentual para se divertir, outro para viagens/estudo/"pagamento de dívidas" e outro para as contas da casa/vida.

4) RISCOS: "Nunca teste a profundidade de um rio com os dois pés".

*Dilua o risco das suas aplicações em diferentes investimentos. Estude os produtos antes de investir neles. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o produto e o gestor (quem decide de fato onde vai ser investido o dinheiro do produto financeiro), mais chances de você ter ganhos consistentes e duradouros. Minha dica: desconfie no gerente do seu banco, ele é recompensado pelas metas que bate vendendo produtos às vezes ruins para você, e bons para o empregador dele. 


                                     Cursos de Teologia e Capelania

5) EXPECTATIVAS: "Honestidade é um presente muito caro. Não espere-o de pessoas baratas".

*Novamente: informação é tudo! Conhecer bem onde você pisa é a melhor segurança. A forma mais segura de adquirir conhecimento é em livros. Devido a eles expressem a opinião do autor, sugiro ler mais de um autor do mesmo assunto, para que você possa formar a própria opinião. Outra maneira é ter um grupo de pessoas de confiança que possam lhe dar as melhores indicações.

Lembre-se: o melhor ainda está por vir. 2018 ainda nem começou! Olha a adaptação livre que fiz do texto do Maurício Louzada:

Que em 2018, você consiga uma casa maior, mas que quase todos os cômodos fiquem vazios por sua família estar unida ao redor de uma única mesa.

Que em 2018, você compre o carro dos seus sonhos, e descubra que ele pode ficar parado na garagem enquanto você caminha de mãos dadas por um parque.

Que em 2018, você realize o desejo de comprar uma TV enorme, 3D, com home theater, mas que ela permaneça desligada durante o jantar, para que você possa ouvir como foi maravilhoso o dia da sua família.

Que em 2018, sua conta bancária esteja satisfatoriamente recheada, mas sobretudo, que você tenha em seu bolso um ou dois reais para comprar algodão doce e saboreá-lo sujando os dedos.

Que em 2018, você tenha um excelente plano de saúde, mas se esqueça que ele existe por não precisar usá-lo.

Que em 2018, você jante em ótimos restaurantes para descobrir que a maior chef que existe, cozinha todos os dias dentro da sua casa.

Que em 2018, sua internet trafegue em altíssima velocidade, mas que sua melhor rede seja aquela pendurada entre duas árvores, onde você possa ouvir os pássaros cantarem.

Que em 2018, você tenha um smartphone de última geração, mas que não precise usá-lo para dizer às pessoas mais importantes da sua vida o quanto elas são especiais.

Que em 2018, você tenha um tablet, mas use as pontas dos seus dedos para fazer cafunés e não para mandar e-mails.

Que em 2018, você possa comprar boas roupas, bolsas e relógios, mas que sua verdadeira marca seja a "inspiração" deixada pelos lugares por onde passar.

E que assim, conquistando tudo o que você sempre quis, você descubra que mais importante do que aquilo que você possui, é o que você faz com tudo o que já conquistou.

#saiDaMedia





Cordialmente,

                                        Conheça nossa Faculdade Teológica! 
                            Site Oficial de Cursos de Teologia
                            Cursos de Teologia e Capelania


 Conheça nossa Faculdade Teológica!


Motivação! Você ainda vai errar, e muito! Confira!

           "Você ainda vai errar, e muito" ~ Gabriel Carneiro
                                Nenhum texto alternativo automático disponível.
                                      Cursos de Teologia e Capelania
  Olá amigos leitores vamos começar a compartilhar com você também alguns poster do site Riquezas sem limites, pois achamos interessante e edificante algumas destas mensagem, por serem motivadoras, temos certeza que irar ajudar você muito.  Vamos lá?

... e é exatamente isso que vai fazer você crescer e ganhar experiências que faculdade nenhuma, que escola nenhuma vai te ensinar. Por que as experiências que você vive, ficam marcadas na memória genética das células da carne.
Eu erro... e MUITO. Erro em alguns textos, erro em algumas idéias ideias que saem tortas, erro em algumas letras que eventualmente esuqeço de digitar. Faz sentido pra você?
E está tudo bem... porque eu sei, e quero que a partir deste momento, você também saiba que todos erramos, porém por alguma lei do egocentrismo, as pessoas evitam de falar dos seus erros. A vida que buscamos ver nos outros, às vezes parece cor-de-rosa, e talvez alguns aspectos dela sejam, mas não podemos comparar o nosso bastidor com o palco dos outros. No nosso bastidor, sabemos de todos os efeitos e defeitos, e no palco dos outros, vemos apenas os efeitos...
Em 2016, eu participei de um evento chamado FailCon, que trata justamente de incentivar pessoas a contarem suas falhas para que outros possam aprender com estas experiências. Não se trata de "glamourizar" o erro, mas sim de assimilar as lições, tirando o máximo de aprendizado possível. Aprendizado para quem falhou, erro, e aprendizado para quem ouviu.
                                   Cursos de Teologia e Capelania
Eu sou um tanto cético quanto ao "erro" X "acerto". Se você me acompanha há mais tempo, lembra que o erro para mim, nada mais é do que um resultado não esperado, e o acerto... um resultado esperado. A grande questão é que tanto o erro quanto acerto, podem se alternar em um mesmo contexto, variando apenas o tempo, exemplificando: uma tecnologia pode dar "errado" hoje, e pode dar muito certo daqui a 2 anos. A mesma tecnologia. A diferença em alguns casos, é o tempo, em outros, a pessoa que opera, em outros, a quantidade de dinheiro que se tem para experimentar por mais tempo (opa!!!)
Experimentar... eu comecei há alguns dias a trocar o "vou tentar" por "vou experimentar". Quando eu falo que vou tentar, já está quase auto-proclamado que o troço pode dar errado. Enquanto que quando eu falo "vou experimentar", estou divulgando que de qualquer maneira, o resultado será um aprendizado. Eu particularmente prefiro ter um resultado sempre positivo (um aprendizado).
Enfim, fica tranquilo, eu erro, bastante, e graças a isso aprendo bastante, e se tudo der certo, você vai errar...e muito! Grande frase do Gabriel Carneiro, que hoje lançou o novo seu livro "Não me Iluda".
E sobre o meu livro, que estava previsto para ser lançado em Setembro deste ano: eu aprendi muito em 2017, e um dos meus erros foi ter a arrogância e a prepotência de pensar que lançaria um material de qualidade em tão pouco tempo. Eu descobri que preciso pesquisar mais para entregar um trabalho digno da tua leitura, então o projeto LivroRiqueza Sem Limites, ficou para 2018, sem falta!
A-HO!
#SaiDaMedia
Cordialmente,

                                        Conheça nossa Faculdade Teológica! 
                            Site Oficial de Cursos de Teologia
                             Cursos de Teologia e Capelania


 Conheça nossa Faculdade Teológica!

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Resumo da Proclamação da Republica Brasileira - Veja Só!


                           Proclamação da República Brasileira
                                   Resultado de imagem para Proclamação da República

 A Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império. É por isso que, nesse dia, celebra-se esse acontecimento, sendo decretado feriado em todo o território nacional. O processo de instauração do regime republicano no Brasil teve como antecedentes: as várias crises institucionais que o reinado de Dom Pedro II sofreu ao longo das décadas de 1870 e 1880 e as manifestações ideológicas que permearam esse mesmo período.


 Cursos de Teologia e Capelania


A estrutura do poder imperial, que possuía um caráter centralizador, não permitia que as províncias tivessem autonomia – fato que desagradava elites regionais, como a dos fazendeiros do oeste paulista. Estes últimos também ficaram insatisfeitos com a abolição da escravatura, que ocorreu no ano de 1888, pois não foram indenizados pelo império. Além disso, havia insatisfação também entre os militares, que almejavam, em grande parte, imbuídos de ideais positivistas e republicanos, uma república autoritária e modernizadora.
Havia também o grupo dos civis defensores do republicanismo e do abolicionismo, notável em suas ferrenhas críticas à estrutura do poder imperial. Nomes como os dos jornalistas QuintinoBocaiuva e Silva Jardim destacaram-se nesse processo. Esse último caracterizou-se por uma postura mais radical e revolucionária, enquanto o primeiro procurou articular os vários interessados na derrubada do Império com o objetivo de fazer uma transição o menos violenta possível. Vale ressaltar que o movimento abolicionista não se restringia e nem estava vinculado direntamente a ideias republicanos. Grande parte dos abolicionistas apoiavam o Império e, diga-se de passagem, foi o próprio império que gradativamente estruturou as medidas abolicionistas, que culmiram com a Lei Áurea, em 1888.
Bocaiuva, ao lado de outro jornalista republicano, Aristides Lobo, foi, então, um dos principais responsáveis pela união dos interesses que almejavam o fim do reinado de Pedro II, tanto de militares e fazendeiros quanto de revolucionários republicanos. Em meados de 1889, após os membros republicanos do Parlamento terem rejeitado as propostas reformistas de Pedro II, que pretendia conservar-se no poder, Bocaiuva e Aristides Lobo começaram suas articulações e, em novembro, associaram-se ao Marechal Deodoro da Fonseca, principal chefe do exército brasileiro, e prepararam o golpe que foi dado no dia 15.
                                  Cursos de Teologia e Capelania
Após a Proclamação da República, Deodoro confeccionou uma notificação que foi encaminhada à família real, cujo conteúdo ordenava a saída do imperador e sua família do país. O processo da passagem do Império à República já foi largamente estudado por historiadores, desde o fim do século XIX até os dias de hoje. O impacto desse evento na época está bem documentado e revela o caráter de quase incredulidade da maior parte da população, princialmente da capital à época, Rio de Janeiro, que viu, em poucos dias, o ocaso do Império, como pode ser observado neste relato do jornal carioca Novidades:
“Todo o movimento social da cidade acha-se paralisado. O comércio em grande parte fechou as portas. As ruas mais frequentadas estão desertas; raros transeuntes passam, apressados, como perseguidos. […] O serviço de bondes é feito com grande irregularidade; há longos intervalos no trânsito dos carros, que chegam aos pontos de estação aos grupos de cinco e seis. […] O pânico anda no ar e nas consciências.” (Novidades [jornal]. Rio de Janeiro, 15 nov. 1889)
Cordialmente,

                                        Conheça nossa Faculdade Teológica! 
                                        Site Oficial de Cursos de Teologia
                                       Cursos de Teologia e Capelania


 Conheça nossa Faculdade Teológica!

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Conheça os países que mais perseguem o Cristianismo.

Conheça os países que mais perseguem o Cristianismo.

                                           Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.” Mateus 24:9


Diante de tantas guerras civis, conflitos e turbulências pelas quais o mundo passa, acompanhar o noticiário internacional se tornou um desafio. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 30% do mundo está em guerra e destas, pelo menos metade tem motivos religiosos.
Assim, a perseguição ao cristão tem aumentado, tanto nas formas de violência, quanto de pressão e ameaças. Como divulgamos em uma notícia no dia 9 de janeiro, o Cristianismo é a religião mais perseguida do mundo?, não podemos ignorar a perseguição aos cristãos, mesmo em países que declaram liberdade de religião e culto.
A Portas Abertas, organização mundial com mais de 60 anos de atuação, publica anualmente os 50 principais países, em que manter a fé cristã pode custar a vida. Segundo dados da organização, hoje existem cerca de 215 milhões de pessoas perseguidas (com diferentes graus de violência e pressão) em todo o mundo. Os números parecem exagerados, mas a pesquisa é minuciosa e conta com a auditoria das principais universidades da Europa. Segundo dados da pesquisa, países da África representam um terço desses países e têm seus conflitos principalmente motivados pela guerra civil e, sobretudo, pelo comando de grupos islâmicos extremistas, como Boko Haram, Seleka e Al Shabaab, que atuam intensivamente na região. Outro país africano, a Mauritânia, volta à Lista Mundial 2017, pois além do extremismo muçulmano que declarou o país como islâmico, a nação é governada há 30 anos por um sistema ditatorial.
                                          Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!
A Lista Mundial da Perseguição 2017, traz outros números que merecem atenção. Pelo 15º ano consecutivo, a Coreia do Norte ocupa o topo da lista, sendo que cem por cento dos cerca de 300 mil cristãos do país são perseguidos por sua fé. Destes, mais de 200 mil estão presos em campos de trabalhos forçados, em péssimas condições de vida e saúde, com pouca alimentação, submetidos a torturas e severas tarefas diárias.
Por fatores de perseguição diferentes, mas não menos hostis, o Sri Lanka aponta mais uma vez no Mapa da Perseguição, tendo como principal meio de perseguição, grupos radicais budistas. Aliás, quando os olhos do mundo estão virados para o radicalismo muçulmano, corre por fora dois outros grupos não menos radicais, que tem sido fatores de perseguição em diversos países do mundo: o budismo e o hinduísmo.
A Lista Mundial da Perseguição é a única pesquisa desta espécie no mundo e completa este ano 25 anos de trabalhos.
Top 10
Os dez primeiros países que compõem a Lista Mundial da Perseguição, são:
1º Coreia do Norte
2º Somália
3º Afeganistão
4º Paquistão
5º Sudão
6º Síria
7º Iraque
8º Irã
9º Iêmen
10º Eritreia
11º Líbia
12º Nigéria
13º Maldivas
14º Arábia Saudita
15º Índia
16º Uzbequistão
17º Vietnã
18º Quênia
19º Turcomenistão
20º Catar
21º Egito
22º Etiópia
23º Territórios Palestinos
24º Laos
25º Brunei
26º Bangladesh
27º Jordânia
28º Mianmar
29º Tunísia
30º Butão
31º Malásia
32º Mali
33º Tanzânia
34º República Centro-Africana
35º Tajiquistão
36º Argélia
37º Turquia
38º Kuwait
39º China
40º Djibuti
41º México
42º Comores
43º Cazaquistão
44º Emirados Árabes Unidos
45º Sri Lanka
46º Indonésia
47º Mauritânia
48º Bahrein
49º Omã
50º Colômbia
                             Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!



Cordialmente,

                                    


terça-feira, 7 de novembro de 2017

CÂNTICO DOS DEGRAUS

                                CÂNTICO DOS DEGRAUS 
               Imagem relacionada
                   Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!

O livro dos Salmos é um dos mais lidos e utilizados pelo povo cristão. Nele podemos encontrar as expressões mais profundas do coração humano, que nos mostram o quão frágeis somos e como o direcionar-nos a Deus nos proporciona um viver agradável.
Dentro dos 150 Salmos, há um conjunto que possui em sua titulação a nomenclatura de Cântico dos Degraus ou Cântico das Peregrinações (termo hebraico Shirha-maaloth). Tal grupo é composto pelos (Salmos 120 a 134). Estes formam um pequeno livreto, um saltério dentro do Saltério, que poderia ser intitulado: "Não há nenhum lugar como o lar." Mas o lar é onde o coração está, e o coração dos verdadeiros adoradores está sempre no lar do Pai celestial.
A explicação para o nome e para a função deles não é unânime, e diversas possibilidades têm sido levantadas. De modo geral entende-se que estes salmos estavam relacionados com a peregrinação dos judeus em direção à Jerusalém para adoração a Deus. Seriam cânticos entoados durante a viagem, ou na entrada do templo. Foi sugerido que cada um destes salmos teria sido cantado em um dos degraus de acesso ao templo, na chegada dos peregrinos. Outra explicação associa esta série de salmos com o rei Ezequias. Como sabemos do relato de (Isaías 38), o rei clamou e chorou diante de Deus quando foi avisado da iminência da sua morte, e Deus lhe concedeu 15 anos adicionais, usando como sinal de tal beneficência o recuo de 10 graus no relógio de sol do rei. Em sua oração de gratidão, o rei se comprometeu a adorar a Deus todos os dias da sua vida, como vemos em (Is. 38:20)... “O Senhor está prestes a salvar-me; pelo que, tangendo eu meus instrumentos, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida na casa do Senhor”.
Neste propósito expresso na sua oração, Ezequias teria composto 10 salmos (120, 121, 123, 125, 126, 128, 129, 130,132 e, 134), um para cada grau que o relógio retrocedeu. A esses 10 escritos por Ezequias, adicionou (04 salmos de Davi- 122 124,131 e, 133), e (01 de Salomão – 127), de modo a chegar ao total de 15, a quantidade de anos que o Senhor lhe adicionou.
Provavelmente, estes cânticos foram cantados por "peregrinos" subindo para Jerusalém, para uma das festas. Faz-nos lembrar do (Salmo 84), quando os Filhos de Coré cantam: "Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!" O salmista ali está longe da casa de Deus, com muitas saudades dos "átrios do Senhor." Sua atitude é: "Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontra os caminhos aplanados" (84:5).

                                   Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!

A realidade é que estes quinze Salmos amplificam o tema dos peregrinos saudosos dos pátios de Deus. alguns acham que os Salmos são pós-exílios e, portanto, refletem os hinos cantados pelos judeus voltando a Jerusalém após dos 70 anos de cativeiro em Babilônia. Há um desejo intenso por parte dos "sem lar" de estarem "na Casa do Senhor" (Salmo 134: 1,2)... Eis aqui, bendizei ao SENHOR todos vós, servos do SENHOR, que assistis na casa do SENHOR todas as noites. Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao Senhor. Porque é onde mora o Senhor (132:14). Portanto, o salmista está alegre "quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor" (122:1).
Mas, antes que pudessem permanecer na casa de Deus, eles tinham que fazer uma viagem, uma viagem cheia de perigos e armadilhas. Esta viagem ficava deprimente, às vezes: "A nossa alma está saturada do escárnio dos que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos" (123:4). Mas continuavam caminhando, sabendo que: "O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra" (124:8).
Algumas teorias também encontradas: Uma primeira, segundo essa teoria, a tradição judaica antiga diz que tais Salmos faziam parte de uma liturgia associada a 15 passos que havia entre os pátios do Templo; a segunda, sugere que esses poemas eram cantados pelos peregrinos quando regressaram da Babilônia para Jerusalém ao final do exílio; Uma terceira teoria tem mais haver com o estilo dos Salmos, que manifestam uma progressão bem marcada de temas e pensamentos. Os degraus são compreendidos como uma sucessão de passos dados do vale do choro até à presença de Deus: Observemos os degraus, um a um:
-(1º degrau) - Degrau da aflição (Sal. 120:1)... Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu.
-(2º degrau) - Resposta em Deus (Sal. 121:2)... O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
-(3º degrau) - Gozo na casa do Senhor: (Sal. 122:1)... Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.
-(4º degrau) - Invocação; (Sal.123:3)... Tem piedade de nós, ó Senhor, tem piedade de nós, pois estamos assaz fartos de desprezo.
-(5º degrau) - agradecimento; (Sal.124:7)... A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
-(6º degrau) - Confiança; (Sal. 125:1)... Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.
-(7º degrau) – Livramento e intervenção de Deus. (Sal. 126: 1,2)... QUANDO o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.
-(8º degrau) - Segurança em Deus; (Sal.127: 1,2)... SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
-(9º degrau) - Feliz o que teme ao Senhor; (Sal. 128:1 e 2)... BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
-(10º degrau) - Livramento na angustia; (Sal. 129:1-2)... MUITAS vezes me angustiaram desde a minha mocidade, diga agora Israel; Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade; todavia não prevaleceram contra mim.
-(11º degrau) - Anseio da alma; (Sal. 130: 5,6)... Aguardo ao SENHOR; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã.
-(12º degrau) - Humildade; (Sal. 131:1-2)... Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança.

                                   Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!

-(13º degrau) - Dedicação ao Senhor; (Sal. 132: 3,4,5)... Certamente que não entrarei na tenda de minha casa, nem subirei à minha cama, Não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, Enquanto não achar lugar para o SENHOR, uma morada para o poderoso Deus de Jacó.
-(14º degrau) - Bênção na união; (Sal. 133: 1,2,3)... OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.
-(15º degrau) - Convite ao Louvor: (Sal. 134: 1,2,3)... EIS aqui, bendizei ao SENHOR todos vós, servos do SENHOR, que assistis na casa do SENHOR todas as noites. Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao SENHOR. O SENHOR que fez o céu e a terra te abençoe desde Sião.
Nós, também estamos acostumados a perguntar: "De onde me virá o socorro?" A resposta: "Do Senhor, que fez o céu e a terra" (121:1-2). Tentações e provações são a sina dos moradores da terra. Mas para aqueles cujos corações estão postos na peregrinação, estas mudanças induzem-nos a concentrar nossa atenção diretamente no Senhor que fez o céu e a terra. Assim, aguardamos o Senhor e temos esperança no Senhor e em sua palavra (130:5, 6), e gozamos a vida simples de um peregrino (131:13).
Um espírito quieto e calmo prevalece, porque, apesar do tumulto à nossa volta, Deus ainda está no céu. Então: "Entremos na sua morada, adoremos ante estrado de seus pés" (132:7).
Nos também pagamos o preço por nos tornarmos estrangeiros na terra, mas podemos gozar o preço porque sabemos que grandes cousas o Senhor tem feito; "por isso, estamos alegres" (126:3). Semeamos em lágrimas aqui, mas colheremos em alegria. "Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes" (126:6). Nosso propósito, aqui, é semear, às vezes em lágrimas. A colheita virá mais tarde. Mas o saber que colheremos alegra-nos agora. Por isso mesmo agora podemos saborear um pouco do que estaremos fazendo em toda a eternidade: estar "na Casa do Senhor", erguer nossas "mãos para o santuário", e bendizer ao Senhor (134:1-2).
Fontes:
Bíblia Sagra (NVI) (RA).

                             Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!



Cordialmente,

                                    


Porque Satanás desejaria o corpo de Moisés?

             Porque Satanás desejaria o corpo de Moisés?
          Resultado de imagem para a disputa pelo corpo de Moises - AD
                             Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!

"Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés" (Judas 9).

Porque tomar aquele corpo envelhecido, cheio de memórias horrendas, de encontros maravilhosos com Deus? Porquê sujeitar-se a ser confundido com ele, repetir seus trejeitos e cheiros, imitar a sua voz? Pior; e se ele era mesmo gago? O que poderia fazer um diabo gago?
Pergunta óbvia. A mera pergunta induz a resposta: toma-se o corpo para se parecer. Há muitas formas de se parecer com alguém, mas qual seria melhor que tomar o seu corpo?
Desceu, pois, o arcanjo Miguel, para contender com o diabo e disputar o corpo do profeta. Também Deus queria aquele corpo, que era seu. Deus não queria só o espírito, mas também o corpo. É claro, Deus não queria apenas impedir que o diabo enganasse a outros por meio daquele corpo - engano possível apenas se não conhecêssemos nada além de Judas nove. Deus queria o que era seu. Mas também, o que era de Moisés; só o diabo quererá negar a identidade de Moisés com o seu corpo, e o ponto é inimaginavelmente importante, a ponto de conferir proporções cósmicas à batalha por ele.
Corpo é expressão temporal e material do ser; superfície na qual o interno se torna visível, o profundo na superfície, o símbolo de mim, que participa do que sou eu. Isso é o que o corpo deveria seria ser; para isso Deus criou o corpo. Mas a queda destruiu a sua finalidade, e colocou o eu contra o eu, o eu interno contra o eu externo. A leitura mais superficial de Romanos sete nos fará lembrar rapidamente a miséria de se achar fraturado, de querer e não querer ao mesmo tempo, de buscar a própria redenção por meio da auto-destruição.
O pecado separa barro e espírito, mata o sentido, afasta corpo de ser. Situação deveras miserável; eu separado de mim e, como se não bastasse, figuras infernais desejam alienar-me ainda mais de mim mesmo, tornar-me em dois e, então, em outro, para usar-me contra mim. O que será que Moisés pensou quando viu, de sua nuvem, o diabo lutando para apossar-se da sua superfície, para conectá-la com uma outra profundidade?
A luta entre Miguel e o diabo pelo corpo de Moisés lembra-me a luta pelo sentido, no campo da interpretação, e da própria teoria hermenêutica; ou melhor, a luta pela forma do sentido; ou a luta pela superfície do sentido que, não deveria mas, miseravelmente, é separada de seu coração, de sua fonte semântica profunda.

                                     Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!

Ora, um calvinista, tipicamente, não se entregaria a este tipo de alegoria fantasiosa, inventando sentidos com as imagens bíblicas. Eu, especialmente, que por tantos anos defendi uma interpretação literal (embora não literalista) das Escrituras - que ironia. Mas antes que os amigos torçam seus narizes contra mim, quero desculpar-me de tão insólito uso do corpo de Judas, que não quero roubar, de forma alguma. Meu exercício de imaginação não terá a pretensão de significar o que Judas quis dizer, naturalmente. É claro que não estou fazendo exegese. Ao menos, não exegese bíblica.
Talvez, sim, exegese de um comportamento realmente diabólico, esse, de tentar roubar o corpo dos outros, ora. Isso, de fazer roubo semântico, é outra coisa. Ladrões de corpos, violadores de túmulos! Saqueadores criminosos esses hermeneutas que querem usar a superfície dos outros para ganhar o amor dos homens.
Diabolicamente enfiando-se nos braços, nos olhos e na língua que um dia foi de Moisés, e do Espírito de Deus - de ambos - para dizer algo que não é mais a mentira absoluta, que seria nada (em verdade, que não é), nem a verdade, que disse Moisés, mas para dizer uma síntese perniciosa que tem, corpo de verdade, mas espírito de mentira. É a verdade vazia que tem o cheiro, as rugas, o pêlo e o timbre da verdade, mas que é realmente outra coisa. E é difícil mostrar a mentira; afinal, se parece tanto com a verdade!
Um teólogo "diabólico" fará qualquer coisa para ser amado como Moisés, ou como Jesus, ou como Paulo, ou como os doutores da igreja. Sei o que digo, já o vi antes. Ele se sujeitará a usar aquelas palavras ignóbeis da tradição cristã, e consumirá tempo precioso se esforçando para obter um ponto de contato com o evangelho; aceitará em si as rugas e o fedor de alguns dogmas, e finalmente acreditará ser a própria re-encarnação de Moisés, o novo Moisés, com a mesma cara de antes - "mas com um melhor coração, enfim!" E tudo isso para esmolar a atenção complacente deste mundo podre. Pobres diabos-gagos. Seu último estado tornou-se pior que o primeiro.
"Misticismo semântico": expressão Schaefferiana, para designar a ilusão de que o mero uso da linguagem cristã tornará o nosso discurso cristão, mesmo que sua carga semântica seja fruto de nossa própria imaginação filosófica. Como se as palavras dessem a luz ao sentido, e não o sentido às palavras; como se as meras palavras pudessem criar espírito e realidade, tal qual um "pó de pirlimpimpim" teológico.
"Misticismo Semântico": expressão especialmente desprezada e, até mesmo, odiada, capaz de fazer queimar o ventre de alguns teólogos. Desprezada, como não? Que pode um Schaeffer contra um Schleiermacher, ou um Tillich, ou um Bultmann, ou um Ricoeur, ou um Queiruga, ou um Rubem Alves, ou uma dessas Emílias que infestam os seminários teológicos? Que audácia! Sem dúvida, admito, precisamos submeter essa expressão a um tratamento mais sofisticado. Pobre Schaeffer; era um evangelista, não um filósofo, e muito menos um especialista em filosofia da linguagem religiosa.
Mas vou eu em sua defesa: ele conhecia o diabo o suficiente para enxergar o vazio sem fundo dentro dos olhos de algumas carcaças teológicas contemporâneas. Olhos tão parecidos com a velha tradição, tão brilhosamente evangélicos, tão impressionantemente consistentes mas... tão ocos de significado evangélico. Ou melhor, olhos tão cheios de outros significados, brilhando com luzes infernais, de sentidos infernais, quentes e vermelhos de revolta contra Deus.

                             Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!

Quem tem olhos para ver, veja. Isso não é coisa de somenos. Há crentes que apontam o poder do leão, e respondem tranqüilos: "o evangelho não precisa de defesa; só precisamos mantê-lo livre." Pura inocência. Ainda mais com essa estratégia perversa de roubar o corpo dos outros. Como saber se aquele leão também é oco? Ou se está cheio com o pai da mentira?
Por isso Miguel descerá do céu, de novo, e de novo, e de novo, e contenderá pelos corpos de Deus, mesmo que sejam corpos mortos. E o diabo contenderá também; e os simples ficarão horrorizados: "porque tanta disputa em torno de um corpo? Porque tantas lágrimas e violências para guardar essas formas mortas, se o que importa é o espírito?"
Sim, o que, afinal, se pode fazer com esses ossos secos e empoeirados? Porquê submeter-se a horas, dias, e anos, de análise conceitual e reflexão, para demonstrar que a carga semântica de um certo discurso teológico é, finalmente, uma corrupção enganosa da verdade, do sentido que o evangelho nos trouxe? Porquê defender com unhas, dentes e mentes, o teísmo clássico, ou as duas naturezas de Cristo, ou sua unidade pessoal, ou a universalidade do pecado, ou a ressurreição literal dos mortos, ou a expiação vicária, e todas essas velharias dogmáticas?
Deus sabe o porquê. Deus e seus anjos o sabem, sim, mas principalmente, o diabo.
Convoca pois, o Senhor, anjos, para descerem de suas nuvens de apatia e desembarcar ali, onde um velho corpo é possuído, e dar luta ao pai da mentira. Quando aprouver a Deus, este velho corpo será ressurreto, e seus olhos estarão cheios do Espírito Santo. E seu rosto brilhará, com ainda maior brilho, e não haverá véu que oculte sua luz.
Até lá, - que saudade! - se temos apenas estes corpos inertes de tradição religiosa lançados aí, num canto, que seja. Os anjos chamados, fiéis em busca de compreender, estarão de guarda, esperando pacientemente pela ressurreição. E nossas espadas analíticas estarão prontas contra o diabólico misticismo semântico.
                          Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!



Cordialmente,

                                    


LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...