Curtir e Compartilhar

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

JESUS CRISTO, O MAIOR COACH DA HISTÓRIA DO MUNDO. VOCÊ PRECISA LER ISSO.

JESUS CRISTO, O MAIOR COACH DA HISTÓRIA

Resultado de imagem para jesus ajudando

Os coachees(seguidores) de Jesus eram homens sem muita perspectiva de alcançar patamares acima dos quais se encontravam e muito menos criam que pudessem ter respostas satisfatórias para seus dilemas e dificuldades.


 Jesus estando com seus discípulos sempre os questionava acerca de questões que estes mesmos duvidavam conseguir responder. Realmente eles não tinham a capacidade da resposta, pois não haviam sido confrontados pela verdade com a pergunta perfeita para a ocasião apropriada.
Jesus usava a principal ferramenta do coach, no seu dia-a-dia, que são as Perguntas Poderosas. Certa vez, ele perguntou para um cego de nascença: O que você quer que eu te faça?    Outra vez perguntou a um paralítico: Queres ser curado?                     E perguntou aos seus 12: Quem vocês acham que eu sou? ou, Quem eu sou para vocês?

Quando os fariseus queriam fazer pegadinha com o Mestre, fazendo algumas perguntas que tinham o intuito de Jesus se contradizer com as suas palavras, ele então respondia com outra pergunta. 
 Ou seja, os princípios do Coaching estavam presentes nos relacionamentos de Jesus com seus 12 e os demais discípulos.

Então vou tratar Jesus como Coach, e creio até que foi o maior Coach que já existiu, na sua essência. O foco principal de Cristo era fazer com que seus 12 discípulos alcançassem o principal objetivo do crisitianismo: extrair o melhor de cada um para iluminar o mundo com as boas obras: Vós sois a luz do mundo (Mateus 5).
Seu plano de ação consistia em ter o máximo de contato com os seus compatriotas, tendo relacionamento social dos mais saudáveis, muito embora as pessoas que mais se aproximaram dele não eram os religiosos da época, mas aqueles que eram os esquecidos e marginalizados, como os leprosos, pecadores e publicanos (Mateus, um de seus 12, era cobrador de impostos). Jesus tinha a missão de pregar as Boas Novas, trazer alegria, dar esperança, levantar o caído, e restaurar o que se havia perdido na humanidade.

 Uma das principais maneiras de Jesus falar com seus seguidores era por meio de parábolas, histórias simples e contextualizadas com seu cotidiano, para levar clareza em seu discurso para todas as camadas sociais. E outra técnica muito importante na condução do processo de Coaching é o ‘Olhos nos olhos’ (zoinho no zoinho), pois o Master Coach Jesus sempre foi um mestre em olhar profundamente, e com extrema bondade, aqueles que o rodeavam. Pedro, depois de ter negado seu Líder, que o diga!

A percepção que Jesus tinha da vida era tremendamente fantástica. Ele tinha o seu foco principal de seus objetivos em mente – dar um novo rumo para a humanidade através de seu sacrifício na cruz -, e por isso não sucumbiu diante das imensas dificuldades que enfrentou. Ele foi até o fim:
– Está consumado!,(João 19:30) foram suas palavras finais antes dele entregar seu espírito, na hora da morte.

 A Inteligência emocinal de Jesus era algo quase impossível de se imaginar, não fosse o equilíbrio emocional e o tamanho de seu amor para com seus amigos, inimigos e até mesmo aqueles que o traíam, negavam e lhe cuspiam batendo em sua face. Ele declarou antes de morrer: – Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem! (Lc: 23:31).

Seus principais valores eram o zelo pela casa de Deus, a tamanha vontade de fazer a vontade do Pai, a obediência de sofrer até a morte e o perdão disponível para seus opressores.- “A minha vontade é fazer a vontade daquele que me enviou” (João 4:24)
Jesus não obrigava ninguém a segui-lo, mas fazia convites: Assim é um verdadeiro Coach. O Coaching requer uma decisão pessoal daquele que se submete ao processo, e é vital que o coachee esteja certo de onde quer chegar.


O que você pensa sobre este assunto? Deixe sua opinião.
 Por Jhony Ribeiro 

Cordialmente,
                                

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...