Curtir e Compartilhar

quarta-feira, 10 de maio de 2017

O que é Teologia?

                                                O que é Teologia?
Resultado de imagem para teologia

 A palavra Teologia é empregada em uma variedade de contextos, ora sendo aclamada, ora sendo criticada. Mas qual o significado da Teologia? Qual sua história?
Para entender melhor a Teologia, sua história, seu significado e suas implicações acesse o esclarecedor artigo.

 A palavra Teologia significa Estudo Sobre Deus, do grego Téo, Deus e Logia, Estudo. Ela é o um conjunto sistematizado de informações que visa o Estudo Sobre Deus..
Com a transformação do Cristianismo em religião em aproximadamente 200 d.C, a Teologia sofreu distorções e diversas correntes de pensamento iniciaram-se uma guerra pela disputa da supremâcia de sua interpretação do Livro Sagrado, com isso o Estudo da Bíblia (Teologia) deixou de ser o estudo sobre a Bíblia para ser um estudo sobre o que achamos da Bíblia e de Deus. A situação da Teologia complicou-se ainda mais depois que Constantino, imperador de Roma, institui o Cristianismo como religião oficial do Império Romano, pois a Teologia passou a ser manipulada pelos mais diversos tipos de interesses, mas é com Agostinho, teologo catolíco, que a Teologia sofre um de seus mais duros golpes, Agostinho mistura a Teologia com Filosofia. Tal equívoco contribui para que no auge da Idade Média, surgisse a pratíca da interpretação da Bíblia pela Filosofia, fragmentando a Teologia.

                                         Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!

 A Filosofia é um excelente conhecimento humano, valido para o entendimento de questões humanas, porém a Bíblia é um livro divino, logo utilizar um conhecimento humano para interpretar a Bíblia causou inúmeras confusões e o surgimento de inúmeras Teologias, entre elas temos: A Teologia Científica, utiliza o método cientifico para interpretar as Escrituras; Teologia Liberal, afirma que a Bíblia não possui uma única interpretação e que a a Interpretação da Bíblia é pessoal, ou seja cada um pode ter a interpretação que desejar; a Teologia da Prosperidade, afirma que aqueles que creem na Bíblia devem ser prósperos e não sofrerem enfermidades; Tal descaminho levou recentemente a Teologia, a uma nova atribuição: ser a Ciência da Religião, ou seja ser a forma de compreender o conceito de Deus em cada religião.

 Felizmente diante desta enorme confusão, temos a Teologia Bíblica, que é o estudo de Deus através da Bíblia.
A Teologia Bíblica é um conjunto sistematizado de informações que visa o estudo das verdades bíblicas expressas no Livro Sagrado levando-nos a um real conhecimento de nosso Deus. Ela é dividida em diversos campos de conhecimento, entre eles temos: Escatologia, o estudo dos últimos acontecimentos; As Sete Dispensações, as sete formas de Deus relacionar-se com a humanidade através do tempo; Bibliologia, o estudo da Bíblia livro por livro; Cristologia, o estudo sobre Cristo, entre outros.
Antes de matricular-se em qualquer curso teologico, informar-se qual a Teologia será ministrada, pois uma Teologia herética fará de sua pessoa um incrédulo concernente os relatos bíblicos, podendo até causar um afastamento da fé.
O Estudo das Sagradas Escrituras aproxima o crente de Deus, pois a fé vem pelo ouvir, ler a Palavra de Deus. Ao entrarmos em contato com a Bíblia somos levados pelo Espirito a ter mais fé, uma fé não só de ouvir falar, mas de ver pela Palavra quanto Deus é maravilhoso e com grande é Seu amor pela humanidade.

                                            Veja nossos Cursos de Teologia. Clique aqui!



Cordialmente,
                                    



                                 



Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...