Curtir e Compartilhar

terça-feira, 26 de junho de 2018

Os tímidos não herdarão o Reino dos Céus? Será? Vamos pro contexto.

        OS TÍMIDOS NÃO HERDARÁ OS CÉUS?


 É comum ouvir frases como esta no meio dos Evangélicos e principalmente daqueles que não gostam de estudar a Bíblia.
 Pessoas continuarão usando frases semelhantes a esta enquanto não for entendido que para todo texto ser bem explicado precisa-se de conhecer o contexto.
 Para entendermos melhor vamos para o contexto.
 “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8 – ACF)
Antes que os crentes que são tímidos, acanhados, introvertidos, pensem que irão para o inferno só por serem tímidos, cabe explicar que a palavra “tímidos”, que aparece em Apocalipse 21:8, vem do grego “deilos“, que também pode ser traduzido como “medrosos” (como o faz a versão João Ferreira de Almeida Atualizada) ou “covardes” (como o faz a versão Nova Versão Internacional). Mas então, o que significa dizer, neste contexto, que os “covardes” terão a sua parte “no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”?
João faz uma séria advertência aos cristãos covardes que, durante o tempo das perseguições, renunciavam a sua fé em Cristo com o intuito de preservarem suas vidas (“Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.” – Mateus 16:25). Segundo o apóstolo, as pessoas que se comportassem assim (como covardes) estavam sentenciadas ao “lago de fogo e enxofre”.
A lição central deste texto de Apocalipse (particularmente no que se refere aos “covardes”) é a seguinte: Em épocas de grande perseguição e tribulação, temos que ser corajosos na expressão da nossa fé em Cristo. É como disse o Apóstolo Paulo, em Romanos 5:1-5: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.”

Os discípulos foram chamados de tímidos na fé

Certa vez, quando Jesus e Seus discípulos estavam num barco, começou uma grande tempestade. Jesus estava dormindo e os discípulos se apavoraram. Eles estavam com tanto medo da tempestade que despertaram Jesus e lhe perguntaram se o Senhor não se importava que eles morressem. Ora, é claro que Jesus se importava, e inclusive levantou-Se e repreendeu o vento e o mar, e a tempestade se acalmou. Logo em seguida, Jesus repreendeu também os Seus discípulos, e lhes perguntou o porquê de eles serem tão tímidos [deilos] na fé.
“E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: ‘Por que sois tão tímidos [deilos]? Ainda não tendes fé?’ E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (ACF. Marcos 4:35-41; ver Mateus 8:23-27 e Lucas 8:22-25).
O que podemos aprender com isso é que nos momentos de dificuldade devemos sempre confiar em Deus. Afinal, não importa o tamanho das ondas, Deus está no barco! Não sejamos tímidos na fé.


Cordialmente,

                            Conheça nossa Faculdade Teológica!

segunda-feira, 25 de junho de 2018

12 Métodos para combater o estresse. Um pouco de Psicologia Pastoral aplicada.

            12 MÉTODOS PARA COMBATER O ESTRESSE     
     
 Quero aplicar em 12 métodos um pouco do que aprendi quando cursei Psicologia Pastoral, tenho certeza que vai ajudar muito o seu dia dia.


 Vamos lá. 


 O estresse e a ansiedade são infelizmente, experiências comuns para a maioria das pessoas. E podem causar diversos problemas na vida de quem sofre com eles. É essencial buscar formas de aliviar o estresse e a ansiedade para viver melhor. 
Irritabilidade constante; ansiedade; problemas de sono; depressão; hipocondria; exaustão; falta de concentração; o uso de “válvulas de escape” como álcool e tabaco; sistema imunológico enfraquecido; doença cardíaca e hipertensão, são alguns dos principais sinais de que o seu corpo precisa ser ouvido.
Muito stress libera mais cortisol em seu corpo, causando a produção de triptófano e a inibição da produção de melatonina e da soretorina. 
Para o sono, isso quer dizer que a sua qualidade será comprometida, pois não conseguimos atingir estágios de sono profundo e assim não produzimos hormônios importantes como o HGH, insulina e, principalmente, a leptina, hormônio da saciedade.
Se você perceber que sofre com esse mal, siga algumas dicas simples que ajudam aliviar o estresse e a ansiedade.
Não deixe de ler e compartilhar!

Aliviar O Estresse E A Ansiedade

  1. Exercício Físico



maneiras-de-aliviar-o-stress-2
Para Aliviar O Estresse Físico, Faça Atividades Físicas

Você já deve saber, mas praticar atividade física é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para combater o estresse e ansiedade.
Pode parecer loucura, porém colocar “estresse físico” em seu corpo, através de exercícios, pode ajudar a aliviar o estresse mental. E os benefícios do exercícios físicos são maiores quando frequentes.
Pessoas que se exercitam frequentemente têm menos probabilidades de sofrer de ansiedade do que aqueles que não fazem atividades físicas.
Existem algumas razões por trás disso:
 Os hormônios do estresse: o exercício reduz os hormônios do estresse do seu corpo a longo prazo, como o cortisol.
Ele também ajuda a liberar endorfinas, que são substâncias químicas que melhoram seu humor e agem como analgésicos naturais.
– Sono: O exercício também pode melhorar a sua qualidade de sono, o que pode ser afetado negativamente pelo estresse e ansiedade.
– Confiança: Quando você se exercita regularmente, você pode se sentir mais competente e confiante em relação ao seu corpo, que por sua vez promove o bem-estar mental.
Por isso, tente encontrar uma atividade que você goste, como caminhada, dança, escalada ou yoga e comece a praticar.
2.Reduza A Sua Ingestão De Cafeína


A cafeína é um estimulante que pode aumentar sua ansiedade
A Cafeína É Um Estimulante Que Pode Aumentar Sua Ansiedade

cafeína é um estimulante encontrado no café, chá, chocolate e bebidas energéticas, e doses elevadas dessa substância podem aumentar a sua ansiedade.
As pessoas têm diferentes limites em relação à quantidade de cafeína que elas podem tolerar.  Caso você perceba que a cafeína te deixa nervosa ou ansiosa, considere cortar o consumo.
3.Escreva Sobre Os Seus Sentimentos


maneiras-de-aliviar-o-stress-5
Escreva Sobre Coisas Pelas Quais Você É Grata

Uma maneira de lidar com o estresse é cultivar o ato de escrever. Escrever sobre as razões que te deixam estressado é uma abordagem, outra é escrever sobre o que você é grato.
A gratidão pode ajudar a aliviar o stress e ansiedade, concentrando seus pensamentos nos fatores positivos da sua vida.
4.Passe Tempo Com Amigos E Família


maneiras-de-aliviar-o-stress-6
Pertencer A Uma Rede Social Ajuda A Melhorar O Seu Humor E Autoestima

O apoio social dos amigos e familiares pode ajudá-lo a passar por momentos de estresse. A sensação de pertencer a uma rede social ajuda a melhorar a sua autoestima, o que pode ser útil em tempos difíceis.
Um estudo descobriu que para as mulheres, em particular, passar tempo com amigos e crianças ajuda a melhorar os níveis de oxitocina, um calmante natural.
Este efeito é chamado de “cuidado e amizade”, e é o oposto da resposta emocional causada por uma luta ou fuga.
Além disso, homens e mulheres se beneficiam da amizade.
Outro estudo descobriu que homens e mulheres com o menor número de conexões sociais eram mais propensos a sofrer de depressão e ansiedade.
5.Dê Risada


maneiras-de-aliviar-o-stress-7
Dar Risada Ajuda A Aliviar O Stress

É difícil sentir-se ansioso quando você está rindo. Rir é o melhor remédio, faz bem para a sua saúde e te ajuda a aliviar o stress de várias maneiras:
– Leva mais oxigênio para seu corpo e órgãos;
– Estimula e alivia a sua resposta ao estresse;
– Alivia a tensão, relaxando os músculos.
A longo prazo, o riso também pode ajudar a melhorar o seu sistema imunológico e o humor.
Um estudo entre pessoas com câncer descobriu que as pessoas no grupo de intervenção de risos experimentaram mais alívio do estresse do que aqueles que foram simplesmente distraídos.
Sendo assim, assista a um show divertido na TV, saia com os amigos que fazem você rir e procure encarar com humor os seus problemas (por que não?).
6.Aprenda A Dizer Não


maneiras-de-aliviar-o-stress-8
Dizer Não É Uma Maneira Eficiente De Evitar Que Você Se Sinta Sobrecarregada Ou Frustrada

Nem todas as situações estressantes estão dentro de seu controle, mas algumas estão. Assuma o controle sobre as partes de sua vida que te causam stress e que você pode mudar. Uma maneira de fazer isso pode ser dizer “não” com mais frequência.
Isto é especialmente verdadeiro para aqueles que costumam assumir mais responsabilidades do que podem aguentar, fazendo com que a pessoa se sinta sobrecarregada.
Ser seletivo sobre as responsabilidades que você pode assumir – e dizer não para as atividades que não acrescentam nada de positivo a sua rotina – pode ser um bom começo para controlar seus níveis de estresse.
8.Aprenda A Evitar A Procrastinação


maneiras-de-aliviar-o-stress-9
Procrastinar Pode Te Fazer Se Estressar Para Recuperar O Tempo Perdido

Outra maneira de tomar o controle do seu stress é permanecer ciente de suas prioridades e parar de procrastinar.
procrastinação pode fazer você agir de forma reativa, ou seja, você acaba lutando para se recuperar do atraso.
Isso pode causar estresse, que afeta negativamente a saúde e o seu sono.
Adquira o hábito de fazer uma lista de “coisas a fazer” organizada por prioridades. Estipule prazos realistas e trabalhe para ir tirando afazeres da lista.

9.Abrace Mais


Abraçar diminui seus níveis de cortisol e alivia a ansiedade
Abraçar Diminui Seus Níveis De Cortisol E Alivia A Ansiedade

O abraço, o beijo e o sexo podem ajudar a aliviar o stress. contato físico positivo pode ajudar a liberar a ocitocina e diminuir o cortisol.  Sendo eficaz para diminuir o nível de pressão arterial e do coração, que são sintomas físicos de estresse.
Curiosamente, os seres humanos não são os únicos que abraçam para aliviar o estresse.  Chimpanzés também abraçam os amigos que estão estressados.

10.Ouça Músicas Suaves


maneiras-de-aliviar-o-stress-13
Ouvir Músicas Que Você Gosta É Muito Eficaz Para Combater O Stress

Ouvir música pode ter um efeito muito relaxante sobre o corpo.
A música instrumental de ritmo lento pode induzir a resposta de relaxamento do seu corpo, ajudando a baixar a pressão arterial e frequência cardíaca, bem como os hormônios do estresse.
E o ritmo não precisa necessariamente ser suave, simplesmente ouvir músicas que você gosta é muito eficaz. Sons da natureza também são muito calmantes. É por isso que eles são muitas vezes incorporados ao relaxamento e meditação.

11.Respire Profundamente


Tire alguns minutos do dia para prestar atenção a sua respiração
Tire Alguns Minutos Do Dia Para Prestar Atenção A Sua Respiração

estresse mental ativa o nosso sistema nervoso simpático, sinalizando seu corpo para entrar em modo de “luta ou fuga”.
Durante esta reação, os hormônios do estresse são liberados e acontecem alguns sintomas físicos – o seu coração bate mais rápido, você respira mais rápido e seus vasos sanguíneos se contraem.
Exercícios de respiração profunda ajudam a ativar o sistema nervoso parassimpático, que controla a resposta de relaxamento.  Existem vários tipos de exercícios de respiração profunda, incluindo a respiração diafragmática, a respiração abdominal e respiração compassada.
O objetivo da respiração profunda é concentrar sua atenção total em sua respiração, tornando-se mais lenta e profunda.  Quando você respira profundamente pelo nariz, os seus pulmões se expandem totalmente e sua barriga aumenta.
Isso ajuda a abrandar o seu ritmo cardíaco, permitindo que você se sinta mais tranquilo.

12.Passe Algum Tempo Com Seu Animal De Estimação


maneiras-de-aliviar-o-stress-15
Interagir Com Animais De Estimação Ajuda A Liberar A Ocitocina

Quem tem um melhor amigo de quatro patas já sabe que os animais de estimação ajudam (e muito) a reduzir o estresse e melhorar o seu humor. De acordo com um estudo, os donos de cães e gatos relataram níveis mais baixos de estresse do que as pessoas que não possuem animais.
Interagir com animais de estimação ajuda a liberar a ocitocina, um químico cerebral que promove um clima positivo.  Ter um animal de estimação também pode ajudar a aliviar o estresse e ansiedade, pois te mantém ocupado e ativo e fornece companheirismo – todas as qualidades que ajudam a reduzir a ansiedade.
Dê atenção ao seu corpo e experimente essas dicas para aliviar o estresse e a ansiedade. Adote essas dicas simples na sua rotina e procure sempre a orientação de um médico profissional.

 Fonte: Curso de Psicologia Pastoral.




                                      
                              -Curso de Liderança Cristã


Cordialmente,

                                          Conheça nossa Faculdade Teológica!

domingo, 17 de junho de 2018

SUPERAÇÃO - Transformando Frustrações em Bênçãos.

                               SUPERAÇÃO
   
           Transformando o Caos em Bênçãos
Texto bíblico base: Gênesis 1:2-3 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Introdução. 

 A vida cristã é uma vida e superação. A bíblia está repleta de mensagens e exemplos de superação pela fé e pelo esforço humano. Por mais que se tenham vitórias na vida cristã, sempre haverá novos desafios e novas superações. Porque o nosso Deus é o exemplo em transformação do problema em solução, do caos em ordem.
1-É possível transformar o caos em bênçãos.

 Gênesis 1:2-3 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. No segundo versículo da bíblia já aparece a característica de Deus de transformar o caos em ordem, o problema em solução. A terra estava num verdadeiro caos, ela foi descrita como sem forma e vazia coberta de trevas. Muitas vidas estão assim, sem sentido, vazias tudo que se vê são trevas, incertezas e indefinições. A boa notícia é que o Espírito de Deus pairava sobre a terra neste estado. Ainda que haja o caos na vida de alguém não significa que Deus não está por perto, significa que ele ainda não agiu naquele caos. Significa que é preciso ativar a fé e mover a mão de Deus pela oração.
2-O caos pode transformar mediocridade em excelência. 

 Jz 6:3-6 Todas as vezes que os israelitas semeavam, os midianitas vinham com os amalequitas e os povos do deserto e os atacavam. Acampavam na terra e destruíam as suas colheitas até o sul, perto de Gaza. Não deixavam nada para os israelitas viverem nem ao menos uma ovelha, uma vaca ou um jumento. Chegavam com o seu gado e as suas barracas e eram tão numerosos como gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos, que nem dava para contar. Vinham para destruir a terra, e o povo de Israel não podia com eles. Então os israelitas pediram socorro a Deus. O povo de Deus nestes dias estava vivendo um verdadeiro caos. A típica situação em que a pessoa trabalha, faz tudo certo, porém na hora de usufruir do resultado deste trabalho se frustra porque nada ou pouco sobrou. O inimigo roubou sua colheita. Em meio a este caos que durou sete anos, Deus transformou um cidadão medíocre em grande líder. Jz 6: 13-16a Gideão respondeu: Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas. Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá. Gideão respondeu: Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família. Mas o SENHOR disse: Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Gideão era um típico cidadão amargurado, que reclamava de tudo, inclusive de Deus. Era uma pessoa fadada à mediocridade se não fosse o caos e o desejo por mudar este caos em bênção. O final desta história muitos conhecem. Gideão com trezentos soldados bem selecionados, soldados de excelência, venceram seus inimigos. Augusto Cury diz que “o caos não afasta os amigos, apenas os selecionam”. Assim também com as demais coisas, o caos não deve destruir e sim servir de instrumento para um recomeço vitorioso, deve servir para nos ajudar a selecionar o que realmente importa nesta vida. O caos pode servir como instrumento depurador para transformar um cidadão comum como era Gideão em cidadão de excelência. O caos, os problemas, as lutas realmente podem fazer de mim uma pessoa bem melhor e mais vencedora.
3- Transformando o caos em bênção através da consagração a Deus. 

 1Sm 1:11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. Ana viveu no período em que Israel foi governado por juízes regionais. Foram trezentos anos de caos (1.380 a 1.050 A.C.) Nos dias de Ana a Nação estava moralmente degenerada; os sacerdotes eram corruptos. Ana tinha um problema sem solução, ela não podia ter filhos. Ana, por fim, descobre a saída do caos, o caminho da entrega. Não é um caminho fácil, mas é o único. Todos os outros já haviam sido percorridos. É o caminho escolhido pelos que verdadeiramente consagram a sua vida a Deus. Entrega é um ato de fé. Quando a dor produz atos de fé nasce a vitória. A situação é tirada da falível esfera humana e consagrada ao Senhor que tudo pode.
4-A bênção prevalece sobre o caos. 

 1Sm 1:18...a mulher se foi o seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste. Ana havia lançado sobre Deus a sua ansiedade e agora estava segura de que Deus faria a obra.  Agora, o problema era d’Ele e ela se livrou de um grande peso de suas costas. Quando verdadeiramente confiamos em Deus a sensação de leveza e alegria nos preenche. A entrega a Deus resulta em milagre. 1Sm 1:20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. O cristão pode passar por situações de caos em sua vida, porém não viver no caos. A bênção deve vir no caos e transformá-lo em vitória. A bênção prevalece sobre o caos e não o caos sobre a bênção.
Conclusão. 
 As atitudes de Ana converteram sua amargura em alegria. DEUS É ESPECIALISTA EM TRANSFORMAR CAOS EM BÊNÇÃO. Do caos Ele tira a ordem, a perfeição, a bênção. PORTANTO, como filhos de Deus, devemos transformar em bênção o caos que pode estar existindo em torno da nossa família, em nosso ambiente de trabalho.

               

Curta, compartilhe e deixe seu comentário, breve teremos todos os nossos escritos em video no nosso canal do Youtube, já corre la e se inscreva neste Link:
                                      

Cordialmente,


                                

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...