Curtir e Compartilhar

domingo, 17 de junho de 2018

SUPERAÇÃO - Transformando Frustrações em Bênçãos.

                               SUPERAÇÃO
   
           Transformando o Caos em Bênçãos
Texto bíblico base: Gênesis 1:2-3 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Introdução. 

 A vida cristã é uma vida e superação. A bíblia está repleta de mensagens e exemplos de superação pela fé e pelo esforço humano. Por mais que se tenham vitórias na vida cristã, sempre haverá novos desafios e novas superações. Porque o nosso Deus é o exemplo em transformação do problema em solução, do caos em ordem.
1-É possível transformar o caos em bênçãos.

 Gênesis 1:2-3 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. No segundo versículo da bíblia já aparece a característica de Deus de transformar o caos em ordem, o problema em solução. A terra estava num verdadeiro caos, ela foi descrita como sem forma e vazia coberta de trevas. Muitas vidas estão assim, sem sentido, vazias tudo que se vê são trevas, incertezas e indefinições. A boa notícia é que o Espírito de Deus pairava sobre a terra neste estado. Ainda que haja o caos na vida de alguém não significa que Deus não está por perto, significa que ele ainda não agiu naquele caos. Significa que é preciso ativar a fé e mover a mão de Deus pela oração.
2-O caos pode transformar mediocridade em excelência. 

 Jz 6:3-6 Todas as vezes que os israelitas semeavam, os midianitas vinham com os amalequitas e os povos do deserto e os atacavam. Acampavam na terra e destruíam as suas colheitas até o sul, perto de Gaza. Não deixavam nada para os israelitas viverem nem ao menos uma ovelha, uma vaca ou um jumento. Chegavam com o seu gado e as suas barracas e eram tão numerosos como gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos, que nem dava para contar. Vinham para destruir a terra, e o povo de Israel não podia com eles. Então os israelitas pediram socorro a Deus. O povo de Deus nestes dias estava vivendo um verdadeiro caos. A típica situação em que a pessoa trabalha, faz tudo certo, porém na hora de usufruir do resultado deste trabalho se frustra porque nada ou pouco sobrou. O inimigo roubou sua colheita. Em meio a este caos que durou sete anos, Deus transformou um cidadão medíocre em grande líder. Jz 6: 13-16a Gideão respondeu: Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas. Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá. Gideão respondeu: Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família. Mas o SENHOR disse: Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Gideão era um típico cidadão amargurado, que reclamava de tudo, inclusive de Deus. Era uma pessoa fadada à mediocridade se não fosse o caos e o desejo por mudar este caos em bênção. O final desta história muitos conhecem. Gideão com trezentos soldados bem selecionados, soldados de excelência, venceram seus inimigos. Augusto Cury diz que “o caos não afasta os amigos, apenas os selecionam”. Assim também com as demais coisas, o caos não deve destruir e sim servir de instrumento para um recomeço vitorioso, deve servir para nos ajudar a selecionar o que realmente importa nesta vida. O caos pode servir como instrumento depurador para transformar um cidadão comum como era Gideão em cidadão de excelência. O caos, os problemas, as lutas realmente podem fazer de mim uma pessoa bem melhor e mais vencedora.
3- Transformando o caos em bênção através da consagração a Deus. 

 1Sm 1:11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. Ana viveu no período em que Israel foi governado por juízes regionais. Foram trezentos anos de caos (1.380 a 1.050 A.C.) Nos dias de Ana a Nação estava moralmente degenerada; os sacerdotes eram corruptos. Ana tinha um problema sem solução, ela não podia ter filhos. Ana, por fim, descobre a saída do caos, o caminho da entrega. Não é um caminho fácil, mas é o único. Todos os outros já haviam sido percorridos. É o caminho escolhido pelos que verdadeiramente consagram a sua vida a Deus. Entrega é um ato de fé. Quando a dor produz atos de fé nasce a vitória. A situação é tirada da falível esfera humana e consagrada ao Senhor que tudo pode.
4-A bênção prevalece sobre o caos. 

 1Sm 1:18...a mulher se foi o seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste. Ana havia lançado sobre Deus a sua ansiedade e agora estava segura de que Deus faria a obra.  Agora, o problema era d’Ele e ela se livrou de um grande peso de suas costas. Quando verdadeiramente confiamos em Deus a sensação de leveza e alegria nos preenche. A entrega a Deus resulta em milagre. 1Sm 1:20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. O cristão pode passar por situações de caos em sua vida, porém não viver no caos. A bênção deve vir no caos e transformá-lo em vitória. A bênção prevalece sobre o caos e não o caos sobre a bênção.
Conclusão. 
 As atitudes de Ana converteram sua amargura em alegria. DEUS É ESPECIALISTA EM TRANSFORMAR CAOS EM BÊNÇÃO. Do caos Ele tira a ordem, a perfeição, a bênção. PORTANTO, como filhos de Deus, devemos transformar em bênção o caos que pode estar existindo em torno da nossa família, em nosso ambiente de trabalho.

               

Curta, compartilhe e deixe seu comentário, breve teremos todos os nossos escritos em video no nosso canal do Youtube, já corre la e se inscreva neste Link:
                                      

Cordialmente,


                                

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...