Curtir e Compartilhar

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

SINCRETISMO RELIGIOSO - Conheça e seja livre.

                        SINCRETISMO RELIGIOSO
Resultado de imagem para  sincretismo

 Foi por ocasião de sua segunda viagem missionária que o apóstolo Paulo conheceu os bereianos. O escritor do livro de Atos, cremos que Lucas, adjetivou os judeus bereianos como “mais nobres” do que os de Tessalônica.

 Certamente porque eles receberam a mensagem do Evangelho, pregada por Paulo e Silas, com mais avidez. Notoriamente eles tiveram um interesse diferenciado e se preocuparam em conferir nas Escrituras tudo que Paulo pregava. Muitos homens e mulheres de alta posição daquela sociedade se converteram a Cristo.
 
 Até hoje destacamos a nobreza dos bereianos quando queremos exortar às pessoas a conferirem na Bíblia Sagrada o que estão ouvindo por boca dos muitos pregadores. Certamente se houvesse uma conferência mais interessada com tudo que se ouve sobre o Evangelho e sobre o próprio Deus, não estaríamos vivendo um sincretismo religioso tão aguçado e, com certeza, não nos sentiríamos tão envergonhados com a representatividade da fé evangélica em nosso país.

 A expressão sincretismo tem origem grega e significa “fusão de crenças”. Dizem que os cretenses esqueciam as diferenças internas a fim de se unir à combater um mal maior. Sincretismo é agir como os cretenses agiam, unir coisas díspares, apesar das diferenças, a favor do que é semelhante. Religiosamente falando, o sincretismo é uma mistura de conceitos religiosos, uma espécie de ecumenismo.

Em princípio, algumas pessoas poderiam pensar que esta junção de conceitos religiosos é algo positivo. Mas, definitivamente, não o é. O sincretismo gera uma espiritualidade rasa trazendo confusão à mente e perturbação ao coração. Talvez um bom exemplo de sincretismo seja o personagem descrito no livro de Atos dos apóstolos de nome Elimas. A Bíblia diz que este indivíduo era judeu, mágico, falso profeta e atendia pelo nome de Bar-jesus. Como judeu ele conhecia a sua forte tradição religiosa. Obrigatoriamente ele conhecia as leis de Moisés e todos os usos e costumes da religião judaica. Também era um mágico. A magia era uma prática considerada de ocultismo e proibida pela religião judaica. Como se não bastasse, Elimas era um falso profeta, atrevia-se a falar em nome de Deus. Finalmente, para completar sua síndrome sincrética ele atendia pelo nome de Bar-jesus, ou seja, filho de Jesus. Ele era de tudo um pouco, ou, do pouco, queria ser tudo.

Tendo o dom espiritual do discernimento, o apóstolo Paulo o chamou de filho do diabo, cheio de todo o engano e malícia, inimigo de toda a justiça e que tentava perverter os retos caminhos do Senhor. Tais palavras revelam a interpretação bíblico-espiritual do que é o sincretismo religioso. Deus confirmou as palavras de Paulo, fazendo com que uma névoa e escuridade caíssem sobre aquele homem. O resultado foi uma cegueira total ainda que não definitiva. Ele ficou cego por algum tempo. Em nossos dias percebemos a triste realidade de que sobrevive o sincretismo religioso. Lamentavelmente algumas instituições religiosas crescem o número de seus membros tendo como principal estratégica a mistura de fé, doutrinas, crenças e crendices. Nelas se percebem um viés de cristianismo, à medida que falam em nome de Jesus e usam a Bíblia; mas, também, de espiritualismo com linguagem específica, vestimentas e práticas de ocultismo. Como se possível fosse um espiritismo evangélico. Percebe-se também uma espécie de neocatolocismo com suas práticas pagãs atribuindo poder aos objetos de uso litúrgico, novenas e procissões.

Em meio a tanta confusão algumas pessoas simplesmente se desencantam com as instituições religiosas. Pensando que todas elas, como diz o adágio popular, “são farinha do mesmo saco”. Ser um cristão em nossos dias e confessar isso publicamente nunca foi tão desafiador. Para muitos, isto tem sido constrangedor. Não porque se envergonham de Cristo, muito pelo contrário. Mas, é fato, se envergonham das instituições religiosas que pretensiosamente se auto denominam de Igrejas. A Igreja conforme o conceito bíblico é UNA, CATÓLIA e APOSTÓLICA. Como um corpo humano, assim é a Igreja. Um só corpo, com muitos membros, possuindo uma só cabeça. Católica por ser universal. A igreja não é propriedade de um povo específico. Não importa a localização, o idioma ou a cultura. Onde estiver um discípulo de Jesus, ali está a igreja está presente. A igreja é apostólica, ou seja, baseada na doutrina dos apóstolos de Cristo Jesus. O fundamento que não pode ser alterado.


O fundamento é Jesus Cristo, a Rocha, a Pedra principal. Não existe uma verdade para cada um. Uma moral para cada um, conforme a interpretação dominante. Deus é verdadeiro e mentiroso todo os homens. A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e não são desprezíveis toda outra regra de fé e prática contrária. Por pensar diferente, alimentamos o sincretismo religioso como se fosse um bicho de estimação. A leitura que fazemos é de uma igreja muito mais parecida com o Elimas ou, Bar-jesus, do que Bereiana, nobre e que quer saber, pelas Escrituras Sagradas, qual a verdade.


Qual o modelo a seguir? Bereianos ou cretenses? Conferir nas Escrituras tudo que temos ouvido é a cura para a fé cristã da atualidade, caso contrário, faremos parte de instituições religiosas sincréticas que, em nome da tolerância, abre mão da verdade bíblica.





  •                          Resultado de imagem para psicologia pastoral 
  •                         Psicologia Pastoral



Cordialmente,



                                       Conheça nossa Faculdade Teológica!
                            Site Oficial de Cursos de Teologia   
                             Cursos de Teologia e Capelania

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Não desista dos seus Sonhos! Estudo Bíblico.

            Não desista dos seus sonhos
Resultado de imagem para não desista dos seus sonhos - estudo biblico
Introdução (Gênesis 37-45)
José do Egito é um exemplo bíblico de vitória, pois foi um homem que seguiu os planos de Deus e triunfou.José foi filho de Jacó com Raquel. Conforme a Bíblia, era o filho preferido de Jacó. Penso que a vida de José tem muito a ensinar aos jovens crentes de hoje.
O nome de José em hebraico Yoseph significa que Ele (Deus) adiciona (filhos). Depois de vendido como escravo pelos irmãos para o Egito foi injustamente acusado e posteriormente elevado ao posto de governador. Foi instrumento de Deus para a preservação da vida do seu povo.
Morreu aos 110 anos e foi embalsamado segundo o costume dos egípcios. Teve dois filhos Efraim e Manassés, cujas tribos também são conhecidas por “casa de José”. Recebeu a benção de Jacó (Gn 49.22-26) e Moisés (Dt 33.13-16).


I) OS CAMINHOS PELOS QUAIS JOSÉ PASSOU:
1. Da casa do pai à cisterna (Gn. 37:1-24),
2. Da cisterna ao mercado de escravos (Gn. 37:24-28),
3. Do mercado de escravos ao serviço na casa de Potifar (Gn. 37:28-36),
4. Do escravo livre ao escravo e prisioneiro (Gn. 39:1-20)
5. De prisioneiro à governador (Gn 40:1-41:41).


II)LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM JOSÉ
1.Não existe terreno estéril quando é Deus quem planta.
(1) Plantado na casa de Potifar (2) Plantado no cárcere (3) Plantado no Palácio


2.Não é o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa cheia do Espírito Santo que faz o ambiente.
(1) Vendo Potifar que o Senhor era com Ele… No trabalho, na escola, na sociedade, o mundo precisa ver marcas de Deus em nós (Gn. 39:3).
(2) Influenciando e não sendo influenciado (Gn. 39:7,8).
(3) A expectativa de Deus a nosso respeito no mundo. José sabia que Deus esperava muito dele (Gn. 39:9).



3. Não basta sonhar (Gn. 37:19),é preciso não desistir dos sonhos.
Entre sonhar e a realização deste sonho, existem caminhos de provas a serem percorridos, onde etapas não podem ser queimadas. Caminhos pelos quais José passou:
(1) Ele passou pelo caminho da perseguição dentro da própria casa. (Os maiores desafios são os enfrentados dentro da própria casa Gn 37:8)
(2) Ele passou pelo caminho da traição em família. (Foi tratado como coisa Gn. 37:27)
(3) Ele passou pelo caminho da tentação no trabalho. (no melhor momento de sua vida na casa de Potifar, enfrentou a mais perigosa armadilha do diabo Gn. 39:7)
(4) Ele passou pelo caminho da calúnia. (Foi para o cárcere sem dever Gn. 39:14)
(5) Ele passou pelo caminho da ingratidão (Foi esquecido pelo amigo Gn. 40:32).



4. Como dar fruto onde Deus plantar, influenciar e não ser influenciado e vencer provas sem queimar etapas.
Primeiro – Não desista dos seus sonhos. Determinação e persistência são as marcas dos campeões. José não desistiu, mas lutou até o fim.

Segundo – Viva acima da mediocridade, não aceite ser nivelado por baixo. Onde José chegava, era posto em lugar de excelência: na casa de Potifar como mordomo-mor (chefe dos escravos, no meio dos escravos), no cárcere, teve a confiança do carcereiro (chefe dos presos, mesmo no presídio).

Terceiro – viva de tal forma que seus caluniadores e críticos passem por mentirosos. Certamente, Potifar não acreditou em sua mulher. Julgou José apenas para manter sua imagem pública. Se realmente ele tivesse acreditado teria mandado matá-lo, o costume normal da época.

Quarto – Não negocie princípios, honre o nome de Deus e Deus o honrará. José estava numa excelente posição na casa de Potifar. Era administrador de tudo o que ele possuía e ainda podia ter a chance de se deitar com a própria mulher dele (deveria ser linda, já que os comandantes tinham direito de escolherem as mulheres que desejavam).Porém não negociou os princípios de Deus que tinha no coração.

Quinto – Não aceite o ódio definitivo e fatal. José foi odiado em casa, mas Deus mudou a sua história, e aqueles que o odiaram, se reconciliaram e foram recebidos com amor. Deus tem poder para mudar vidas!

Sexto – Não desperdice, não brinque com as oportunidades que Deus lhe dá. Na prisão, José aproveitou a oportunidade da saída do mordomo de faraó e pediu que se lembrasse dele. Quando faraó ofereceu um alto cargo a José, ele não vacilou.

Sétimo – nunca se esqueça, Deus está no controle (Gn. 50:20). José entendeu que em toda a sua trajetória de vida, estavam as mãos de Deus lhe dirigindo.

Oitavo – mantenha o coração protegido com a graça do perdão (Gn. 50:17-21).



  •                          Resultado de imagem para psicologia pastoral 
  •                         Psicologia Pastoral



Cordialmente,



                                       Conheça nossa Faculdade Teológica!
                            Site Oficial de Cursos de Teologia   
                             Cursos de Teologia e Capelania

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O QUE É SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO? VEJA SÓ!

SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO
Imagem relacionada


Marcos 1.8-13
-Introdução: Alguns irmãos dizem que foram ‘visitados’ pelo Espírito Santo em momentos especiais. Entendo esta expressão como algo maravilhoso que sentimos quando a presença de é muito forte sobre nós. Contudo o Espírito Santo não quer apenas nos visitar e sim habitar em nossas vidas, nos enchendo e transbordando com seu poder e virtude.

O maior exemplo de vida cheia do Espírito é o próprio Senhor Jesus. Como Deus encarnado, sua vida era a plenitude do Espírito Santo. Algumas coisas que Jesus passou servem de exemplo para nós de como ser cheio do Espírito. 

Cristo não precisava ser batizado, nem orar, ler as Escrituras ou jejuar, mas fez tudo isso para nos mostrar como fazer. O Mestre não iniciou seu ministério oficialmente enquanto não recebeu o Espírito Santo em forma de pomba sobre Ele, para nos ensinar que primeiro precisamos do poder de Deus.


Como ser cheio do Espírito?
Vamos aprender como ser cheio do Espírito a partir do momento do Batismo de Jesus:

1- Ouvir a voz de Deus v.11ª “foi ouvida uma voz dos céus
A primeira característica de uma vida cheia do Espírito é ouvir a voz de Deus.
Jesus sempre ouviu a voz de Deus, mas naquele momento precisava de uma confirmação pública para seu ministério. Todos ouviram a voz que veio do céu falando com Jesus.

Na vida do cristão cheio do Espírito, tudo o que faz é direcionado por Deus. O Senhor passa a orientar sua vida “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele (Isaías 30.21). Ouvir a voz de Deus passa a ser algo natural para quem foi cheio do Espírito.
Você já ouviu a voz de Deus?


2- Nova identidade de Filho de Deus:v.11b “Tu és o meu Filho amado
A segunda característica de uma vida cheia do Espírito é assumir uma nova identidade de Filho de Deus.
Jesus era conhecido como um bom rapaz, trabalhador, filho de Maria, filho do carpinteiro José. Além de tudo isso ainda era respeitado por ser da descendência de Davi. Mas a partir daquele dia Jesus passou a ser notado como Filho de Deus. Ao sair daquela água, Jesus assumiu sua nova identidade e começou seu ministério.
João Batista ficava no rio Jordão estrategicamente esperando as pessoas virem buscar água, lavar roupas e panelas ou tomar banho todos os dias. Sempre que iam ao rio, lá estava o João pregando e batizando. Quando a pessoa saía pela rua toda molhada, as pessoa comentavam o que tinha acontecido e ficavam sabendo que passou pelo batismo e estava arrependida de seus pecados. Isso marcava a vida da pessoa, que mudava a partir daquele ato e tinha uma nova identidade de servo de Deus.
A vida de quem é cheio do Espírito Santo passa “receber poder de ser chamados filhos de Deus”(João 1.12).
Você sabe qual é a sua identidade espiritual?
Você é um Filho de Deus!


3- Prazer em Deusv.11“em ti me comprazo
A terceira coisa que acontece quando temos uma vida cheia do Espírito é passar a ter prazer em Deus.
O Senhor declarou que tem prazer em Jesus. Cristo também tinha prazer em fazer a vontade de Deus. Isso significa que Deus olhava do céu e ficava satisfeito de ver seu Filho operando suas obras.
Existem muitas coisas em nossas vidas que desagradam a Deus. Mas quando somos cheios do Espírito, passamos a ter “antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite (Salmos 1.2). Além disso, passamos a “agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração (Salmos 37.4). Deus tem prazer em realizar os sonhos de quem faz a sua vontade.
Você tem prazer em Deus?
A alegria do Espírito é maior os prazeres do mundo!



4- Resistir às tentaçõesv.12 “logo o Espírito o impeliu para o deserto
A quarta coisa que acontece quando temos uma vida cheia do Espírito é passar por tentações e provações.
O Espírito Santo conduziu o Senhor Jesus para o deserto onde foi tentado pelo diabo. Jesus também não precisava ir para o deserto e nem ser tentado para vencer o diabo, mas quis passar por isso para mostrar o seu poder e nos ensinar a resistir à tentação.
Somente quando somos cheios do Espírito Santo, conseguimos ter forças para resistir às tentações, pois “não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar (I Coríntios 10.13).
A carne é fraca, mas o Espírito é forte, por isso precisamos negar a carne e fortalecer no Espírito (Marcos 14.38). Com a ajuda do Espírito Santo passamos pelo deserto com a certeza da vitória e vencemos as provações com o poder de Deus.
Você está sendo tentado?
Peça ajuda do Espírito para vencer!



5- Vida de Consagraçãov.13ª “permaneceu quarenta dias
A quinta lição que aprendermos de uma vida cheia do Espírito é a necessidade de consagração a Deus.
Jesus também não precisava jejuar aqueles quarenta dias, mas fez isso para mostrar que quem recebe o poder Deus precisa viver em consagração constante.
O jejum não é apenas ficar sem comer ou beber. Quando jejuamos, estamos negando a carne e fortalecendo no Espírito. Significa que a presença de Deus é mais importante que o próprio alimento necessário à sua sobrevivência. O jejum abre o mundo espiritual para que maravilhas aconteçam. Existem coisas que só vencemos com “jejum e oração” (Marcos 9.29).
Se você quer ser cheio do Espírito, precisa pagar o preço de busca, jejum, oração na madrugada e consagração constante a Deus.
Você tem se consagrado?
Faça um propósito de jejum!



6- Vitória pela Palavrav.13b “sendo tentado por Satanás
A sexta lição de uma vida cheia do Espírito é que a vitória vem pela Palavra de Deus.
Ao ser tentado, Jesus derrotou o inimigo através da Palavra, dizendo “está escrito” (Mateus 4.4-10).
A palavra de Deus é o alimento espiritual para o cristão e também a nossa arma de defesa como “espada do Espírito” (Efésios 6.17). Quem luta com seus próprios argumentos acaba se cansando rapidamente, mas quando usamos a autoridade da Palavra de Deus até o inimigo tem que fugir de nós (Tiago 4.7).
 O crente que não busca o Espírito Santo, fala da Bíblia com argumentos religiosos, mas quem é cheio do poder de Deus, a Palavra de Deus é autoridade na sua boca. O mundo e o inimigo podem armar ciladas contra sua vida e apenas com uma Palavra autorizada por Deus, tudo se desfaz.
Você tem lutado pela Palavra?
Use a Espada de Deus!



7- Batalha espiritualv.13c “estava com as feras, mas os anjos o serviam
A sétima característica de uma vida cheia do Espírito é discernir a batalha espiritual.
Jesus estava no deserto e ali havia feras. Possivelmente estas feras poderiam ser serpentes, escorpiões e até leões e outros animais selvagens. Quando algum destes perigos se aproximava de Jesus, os anjos de Deus vinham e o defendiam.
Todos vivem em constante batalha espiritual. Mas quem está na carne não percebe isso. Somente quem é cheio do Espírito Santo tem o discernimento de compreender esta grande luta. As feras veem perturbar a vida do crente e logo Deus manda o livramento.
Embora satanás tenha levado a terça parte dos anjos para formar seu exército de demônios, Deus ainda ficou com dois terços que é maior parte. Por isso sabemos que estamos do lado mais forte e a vitória é garantida!
Os anjos de Deus são “espíritos ministradores enviados a serviço daqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14), por isso sempre estão ao “redor daqueles que O temem e os livra” (Salmos 34.7). O Espírito Santo é o conselheiro no meio das lutas e ajuda o crente a vencer todos os perigos.
Você está numa batalha?
Deus envia anjos pra te proteger!



Busque o Espírito Santo!
-CONCLUSÃO“enchei-vos do Espírito”
A experiência de ser cheio do Espírito não é uma emoção passageira. Quando recebemos a plenitude de Deus, tudo é transformado em nosso viver.
Busque ouvir a voz do Senhor, assumir a identidade de Filho de Deus, fazer a vontade do Senhor e ter prazer nele, resistindo às tentações através de uma vida de consagração e lutar com o poder da Palavra sabendo que estamos numa batalha espiritual.
O Espírito Santo quer te encher!




  •                          Resultado de imagem para psicologia pastoral 
  •                         Psicologia Pastoral



Cordialmente,

                                       Conheça nossa Faculdade Teológica!
                            Site Oficial de Cursos de Teologia   
                             Cursos de Teologia e Capelania

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

8 MÉTODOS EFICAZES PARA COMBATER A TRISTEZA. Psicologia em Foco.

 8 MÉTODOS EFICAZES PARA COMBATER A TRISTEZA
Imagem relacionada


 LIDANDO COM A TRISTEZA:

Abaixo faço um resumo de estudos e pesquisas da Psicologia, onde abordo 8 métodos relevantes para combater a tristeza em diversos momentos de sua vida.
 Leia e compartilhe com alguém que esteja precisando conhecer para obter uma qualidade melhor de vida.





  •                          Resultado de imagem para psicologia pastoral 
  •                         Psicologia Pastoral

1° Chore. 

 Segundo alguns estudos, chorar libera endorfinas no organismo, o que gera um efeito relaxante no corpo, além de ativar o sistema nervoso parassimpático, que o ajuda a se recuperar de traumas e do estresse.
  • De acordo com pesquisadores, o choro é um mecanismo de enfrentamento útil pois informa os outros de que você está sofrendo, o que pode fazer com que o apoiem.
  • Há uma teoria, elaborada pelo doutor William Frey, de que o choro remove as toxinas do organismo. Essa ideia é bastante popular e talvez seja real, mas não há nenhum estudo que identifique as quantidades em que as toxinas são realmente eliminadas do organismo, pois a maioria das lágrimas é absorvida pela cavidade nasal.
  • Outro estudo alega que a visão que sua cultura tem do choro é responsável pelo modo com o qual você se sente após chorar. Caso seu país (ou sua família) considere o choro algo vergonhoso, você pode se sentir ainda pior após chorar.
  • Não se force a chorar. Algumas pessoas dizem que é ruim não chorar após uma situação triste, mas isso não é verdade. Chorar "por obrigação" pode prejudicar a recuperação.

2° Pratique exercícios.

  Diversos estudos confirmam que a prática de atividades físicas auxilia na liberação de substâncias químicas no organismo que combatem a tristeza, como é o caso das endorfinas.Em um estudo conduzido, os participantes que realizaram atividades moderadas por dez semanas se sentiam mais positivos, calmos e enérgicos do que aqueles que ficaram sedentários no mesmo período. Os benefícios dos exercícios foram ainda melhores para as pessoas deprimidas.
  • As atividades físicas também o ajudarão a se focar em objetivos específicos e se distrair da tristeza.
  • Atividades leves, como caminhar ou cuidar do jardim, já devem ajudá-lo. Não é necessário entrar para um time de futebol ou frequentar a academia todos os dias para aproveitar os benefícios dos exercícios.

3° Sorria. 

 Diversos estudos comprovaram que sorrir pode ajudá-lo a se sentir melhor, mesmo quando se está triste. 
 Os sorrisos que, além dos músculos da boca, utilizam os olhos têm um efeito ainda mais positivo no humor. Mesmo se estiver triste e não sentir vontade de sorrir, tente. É possível que você acaba se sentindo melhor.
  • Outro estudo revelou que as pessoas que ficam de cara feia quando estão tristes têm mais chances de continuar tristes.




  •                          Resultado de imagem para psicologia pastoral 
  •                         Psicologia Pastoral

4° Ouça um pouco de música para relaxar.

 O motivo pelo qual você decide ouvir música é tão importante quanto a música que decide ouvir. Algumas pessoas podem ficar mais felizes ouvindo músicas clássicas que são "belas, mas tristes".
  • Evite utilizar músicas que reflitam situações ou experiências tristes, pois isso pode piorar a tristeza, de acordo com alguns pesquisadores. Escolha músicas que considera bonitas para aliviar a tristeza.
  • Caso esteja estressado por conta da tristeza, utilize a lista com as músicas mais relaxantes do mundo montada pela Academia Britânica de Terapia Sonora. A lista de reprodução inclui artistas como Enya, Marconi Union, Aristream e Coldplay.


5° Tome um banho quente. 

Como o calor físico possui um efeito relaxante, tome um banho quente – de banheira, se possível – para relaxar e aliviar a tristeza.



6° Reconheça o que está sentindo. 

 Pesquisas demonstram que os sentimentos negativos são cruciais para o seu bem estar mental, portanto, saiba que a tristeza é normal e até mesmo saudável.

 As pessoas que pedem desculpas excessivamente ou reprimem o que sentem acabam intensificando os sentimentos negativos.
  • Não se julgue ao reconhecer as emoções que está sentindo. É muito fácil pensar "Por que estou tão triste com isto?" Aceite as emoções pelo que são para aprender a controlá-las melhor.
7° Distraia-se. 

 A ruminação, aquele processo em que você fica remoendo os pensamentos negativos na cabeça, prejudica a recuperação, segundo especialistas.
 Pare de pensar na tristeza para superá-la.
  • Encontre coisas que gosta de fazer para superar a tristeza, mesmo se no começo não estiver com vontade de fazer nada.  Encontre um hobby novo, como aprender a pintar ou a tocar guitarra. Faça qualquer coisa que o divirta.
  • Interaja com amigos para aumentar os níveis de oxitocina no organismo. Vá ao cinema ou a um encontro, pois alguns estudos indicam que o isolamento pode piorar a tristeza.
8° Pratique a consciência plena.

 Pesquisas indicam que a prática da consciência plena, o reconhecimento e a aceitação das experiências da vida sem julgamento, pode mudar a resposta do cérebro à tristeza, além de ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.
  • A consciência possui um foco no presente, o que também pode ajudá-lo a controlar a ruminação.


  •                          Resultado de imagem para psicologia pastoral 
  •                         Psicologia Pastoral


Fonte: Estudos da Psicologia Pastoral


Cordialmente,

                                       Conheça nossa Faculdade Teológica!
                            Site Oficial de Cursos de Teologia   
                             Cursos de Teologia e Capelania

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...