Curtir e Compartilhar

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

8 MÉTODOS EFICAZES PARA COMBATER A TRISTEZA. Psicologia em Foco.

 8 MÉTODOS EFICAZES PARA COMBATER A TRISTEZA
Imagem relacionada


 LIDANDO COM A TRISTEZA:

Abaixo faço um resumo de estudos e pesquisas da Psicologia, onde abordo 8 métodos relevantes para combater a tristeza em diversos momentos de sua vida.
 Leia e compartilhe com alguém que esteja precisando conhecer para obter uma qualidade melhor de vida.





  •                          Resultado de imagem para psicologia pastoral 
  •                         Psicologia Pastoral

1° Chore. 

 Segundo alguns estudos, chorar libera endorfinas no organismo, o que gera um efeito relaxante no corpo, além de ativar o sistema nervoso parassimpático, que o ajuda a se recuperar de traumas e do estresse.
  • De acordo com pesquisadores, o choro é um mecanismo de enfrentamento útil pois informa os outros de que você está sofrendo, o que pode fazer com que o apoiem.
  • Há uma teoria, elaborada pelo doutor William Frey, de que o choro remove as toxinas do organismo. Essa ideia é bastante popular e talvez seja real, mas não há nenhum estudo que identifique as quantidades em que as toxinas são realmente eliminadas do organismo, pois a maioria das lágrimas é absorvida pela cavidade nasal.
  • Outro estudo alega que a visão que sua cultura tem do choro é responsável pelo modo com o qual você se sente após chorar. Caso seu país (ou sua família) considere o choro algo vergonhoso, você pode se sentir ainda pior após chorar.
  • Não se force a chorar. Algumas pessoas dizem que é ruim não chorar após uma situação triste, mas isso não é verdade. Chorar "por obrigação" pode prejudicar a recuperação.

2° Pratique exercícios.

  Diversos estudos confirmam que a prática de atividades físicas auxilia na liberação de substâncias químicas no organismo que combatem a tristeza, como é o caso das endorfinas.Em um estudo conduzido, os participantes que realizaram atividades moderadas por dez semanas se sentiam mais positivos, calmos e enérgicos do que aqueles que ficaram sedentários no mesmo período. Os benefícios dos exercícios foram ainda melhores para as pessoas deprimidas.
  • As atividades físicas também o ajudarão a se focar em objetivos específicos e se distrair da tristeza.
  • Atividades leves, como caminhar ou cuidar do jardim, já devem ajudá-lo. Não é necessário entrar para um time de futebol ou frequentar a academia todos os dias para aproveitar os benefícios dos exercícios.

3° Sorria. 

 Diversos estudos comprovaram que sorrir pode ajudá-lo a se sentir melhor, mesmo quando se está triste. 
 Os sorrisos que, além dos músculos da boca, utilizam os olhos têm um efeito ainda mais positivo no humor. Mesmo se estiver triste e não sentir vontade de sorrir, tente. É possível que você acaba se sentindo melhor.
  • Outro estudo revelou que as pessoas que ficam de cara feia quando estão tristes têm mais chances de continuar tristes.




  •                          Resultado de imagem para psicologia pastoral 
  •                         Psicologia Pastoral

4° Ouça um pouco de música para relaxar.

 O motivo pelo qual você decide ouvir música é tão importante quanto a música que decide ouvir. Algumas pessoas podem ficar mais felizes ouvindo músicas clássicas que são "belas, mas tristes".
  • Evite utilizar músicas que reflitam situações ou experiências tristes, pois isso pode piorar a tristeza, de acordo com alguns pesquisadores. Escolha músicas que considera bonitas para aliviar a tristeza.
  • Caso esteja estressado por conta da tristeza, utilize a lista com as músicas mais relaxantes do mundo montada pela Academia Britânica de Terapia Sonora. A lista de reprodução inclui artistas como Enya, Marconi Union, Aristream e Coldplay.


5° Tome um banho quente. 

Como o calor físico possui um efeito relaxante, tome um banho quente – de banheira, se possível – para relaxar e aliviar a tristeza.



6° Reconheça o que está sentindo. 

 Pesquisas demonstram que os sentimentos negativos são cruciais para o seu bem estar mental, portanto, saiba que a tristeza é normal e até mesmo saudável.

 As pessoas que pedem desculpas excessivamente ou reprimem o que sentem acabam intensificando os sentimentos negativos.
  • Não se julgue ao reconhecer as emoções que está sentindo. É muito fácil pensar "Por que estou tão triste com isto?" Aceite as emoções pelo que são para aprender a controlá-las melhor.
7° Distraia-se. 

 A ruminação, aquele processo em que você fica remoendo os pensamentos negativos na cabeça, prejudica a recuperação, segundo especialistas.
 Pare de pensar na tristeza para superá-la.
  • Encontre coisas que gosta de fazer para superar a tristeza, mesmo se no começo não estiver com vontade de fazer nada.  Encontre um hobby novo, como aprender a pintar ou a tocar guitarra. Faça qualquer coisa que o divirta.
  • Interaja com amigos para aumentar os níveis de oxitocina no organismo. Vá ao cinema ou a um encontro, pois alguns estudos indicam que o isolamento pode piorar a tristeza.
8° Pratique a consciência plena.

 Pesquisas indicam que a prática da consciência plena, o reconhecimento e a aceitação das experiências da vida sem julgamento, pode mudar a resposta do cérebro à tristeza, além de ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.
  • A consciência possui um foco no presente, o que também pode ajudá-lo a controlar a ruminação.


  •                          Resultado de imagem para psicologia pastoral 
  •                         Psicologia Pastoral


Fonte: Estudos da Psicologia Pastoral


Cordialmente,

                                       Conheça nossa Faculdade Teológica!
                            Site Oficial de Cursos de Teologia   
                             Cursos de Teologia e Capelania

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...