Significado de Pragmatismo
O que é Pragmatismo
Pragmatismo é um termo originado do grego prágma, que pode ser traduzido como “ação”. Do termo derivam outras palavras do idioma português, como prática, praticidade, prático e pragmático.
Pragmático é o tipo de pessoa de ação, que busca resolver suas questões de forma realista e com vista a obter resultados práticos e objetivos. Preferindo agir de uma maneira usual, que tem resultados garantidos e comprovados, do que gastar tempo planejando ou buscando soluções criativas. Pragmático é direto, materialista e utilitário. A qualidade daquele ou daquilo que é pragmático chama-se pragmatismo.
Pragmatismo na Filosofia
No século XIX surge nos Estados Unidos uma doutrina filosófica que ficou conhecida como Pragmatismo. É uma doutrina que buscou fundamentar a atividade filosófica a partir de seu valor prático.
Abolindo do seu bojo especulações filosóficas abstratas e metafísicas o Pragmatismo americano tomava como verdade o pensamento que trazia alguma utilidade prática, algum benefício objetivo, que de alguma forma podia repercutir na materialidade da realidade.
O pragmatismo fez muito sucesso especialmente nos EUA até a Segunda Guerra Mundial. Uma doutrina filosófica que surge num país de vocação pragmática, que contribuiu para que essa vocação fosse ainda mais explorada e para tornar o país a nação mais rica da Terra. Seus fundadores foram o jurista Oliver Wendell Holmes Jr (1841-1935), o psicólogo William James (1844-1910) e o filósofo Charles Sanders Peirce (1839-1914).
Nenhum comentário:
Postar um comentário