Curtir e Compartilhar

segunda-feira, 30 de abril de 2018

O GRANDE MISTÉRIO DA "CRUZ" - Estudo Bíblico.

        O GRANDE MISTÉRIO DA "CRUZ"
Imagem relacionada

“Vede na cruz de Cristo a única segurança de excelência e êxito individual. Quanto mais o coração estiver oculto em Cristo, mais garantia há acerca do tesouro no mundo eterno.”

Aquele que contempla o incomparável amor do Salvador, terá pensamentos elevados, purificado o coração, transformado o caráter. Sairá para servir de luz ao mundo, para refletir, em certa medida, este misterioso amor. Quanto mais contemplarmos a cruz de Cristo, tanto mais nossa linguagem será semelhante à do apóstolo quando disse: ‘Mas longe esteja de mim glóriar-me a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo’. Gálatas 6: 14.”

 O que, ao aproximar-se o Cristão da cruz, seu fardo desprendeu-se dos ombros, deslizou pelas costas e caiu por terra, na sepultura. Então, o Cristão ficou radiante. Com o coração repleto de alegria, disse: ‘Por Sua tristeza, Ele me concedeu descanso. Por Sua morte recebi a vida.’” John Bunyan, Pilgrims Progress.

“Se Sócrates morreu como filósofo, Jesus Cristo morreu como Deus.” Jean Jacques Rousseau

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, O qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” Hebreus 12:1 e 2.

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.” Gálatas 6:14.

“Para o entendimento de multidões da atualidade, a cruz do Calvário está circundada de recordações sagradas. Associações santas estão relacionadas com as cenas da crucifixão. Nos dias de Paulo, porém, a cruz era olhada com sentimentos de repulsa e horror. Exaltar como o Salvador da humanidade Aquele que havia encontrado a morte sobre a cruz poderia, naturalmente, despertar o ridículo e a oposição.

“Paulo bem sabia como sua mensagem seria considerada tanto pelos judeus como pelos gregos de Corinto. Ele admitiu: ‘Nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos’. 1 Coríntios 1:23. Entre seus ouvintes judeus havia muitos que ficariam irados com a mensagem que ele estava para proclamar.
Na concepção dos gregos, suas palavras seriam recebidas como loucura absurda. Ao tentar mostrar como a cruz poderia ter ligação com o reerguimento da raça, ou a salvação da humanidade, ele seria considerado débil mental.

“Para Paulo, entretanto, a cruz era o único objeto de supremo interesse. Desde que fora detido em sua carreira de perseguição contra os seguidores do Nazareno crucificado, jamais cessara de se gloriar na cruz. Naquela ocasião, fora-lhe dada uma revelação do infinito amor de Deus, como demonstrado na morte de Cristo.
Transformação maravilhosa tinha-se operado na vida dele, pondo em harmonia com o Céu todos os seus planos e propósitos. Desde esse momento, tornara-se novo homem em Cristo. Por experiência pessoal, sabia que, quando o pecador contempla o amor do Pai, revelado no sacrifício de Seu Filho, e se rende à influência divina, uma transformação ocorre no coração. Desde então, Cristo é tudo em todos. ” Atos dos Apóstolos, págs. 245 e 246.

“Se os que hoje ensinam a Palavra de Deus exaltassem cada vez mais a cruz de Cristo, haveria muito maior sucesso em seu ministério. Se os pecadores forem levados a contemplar com fervor a cruz, se alcançarem visão ampla do Salvador crucificado, reconhecerão a profundeza da compaixão de Deus e a malignidade do pecado.

“A morte de Cristo prova o grande amor de Deus pelo homem. É o penhor de nossa salvação. Remover do cristianismo a cruz seria como apagar do céu o Sol. A cruz nos aproxima de Deus, reconciliandonos com Ele. Com a enternecedora compaixão do amor de Pai, Jeová considera o sofrimento que Seu Filho precisou suportar para salvar da morte eterna a raça humana. Ele nos recebe no Amado.

“Sem a cruz o homem não teria união com o Pai. Dela depende toda a nossa esperança. Daí brilha a luz do amor do Salvador.

Quando, ao pé da cruz, o pecador contempla Aquele que morreu para salvá-lo, pode rejubilar-se com grande alegria, pois seus pecados estão perdoados. Ao ajoelhar-se em fé junto à cruz, ele alcança o mais alto lugar que o homem pode atingir. Por meio da cruz aprendemos que o Pai celestial nos ama com amor infinito. Podemos admirar-nos de haver Paulo exclamado: ‘Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo?’ Gálatas 6:14.

Também é nosso privilégio nos gloriarmos na cruz, e dar-nos inteiramente a Ele, como Ele Se deu por nós. Então, com a luz que emana do Calvário brilhando em nossa face, podemos sair para revelar esta luz aos que estão em trevas.” Atos dos Apóstolos, págs. 209 e 210.

“A morte de Cristo na cruz assegurou a destruição daquele que possui o poder da morte, e que foi o originador do pecado. Quando Satanás for destruído, não haverá ninguém para tentar alguém a cair em pecado. A expiação jamais necessitará ser repetida. Não existirá o risco de nova rebelião no Universo de Deus. A única medida capaz de vencer o pecado neste mundo de trevas evitaráque, novamente, o pecado surja no Céu.

“O significado da morte de Cristo será visto por santos e anjos. Sem o Cordeiro morto desde a fundação do mundo, homens caídos não teriam lar no Paraíso de Deus. Não haveremos, então, de exaltar a cruz de Cristo? Os anjos atribuem honra e glória a Cristo, pois nem mesmo eles se encontram em segurança, a não ser que contemplem os sofrimentos do Filho de Deus. É por meio da eficácia da cruz que os anjos do Céu são protegidos contra a apostasia. Sem a cruz eles não se encontrariam em maior segurança contra o mal, que os anjos tinham antes da queda de Satanás. A perfeição angélica fracassou no Céu. A perfeição humana fracassou no Éden, o paraíso de felicidade. Na Terra ou Céu, todos os que anseiam a segurança precisam olhar para o Cordeiro de Deus.

“O plano da salvação, tornando manifestos a justiça e amor de Deus, provê eterna salvaguarda contra a rebelião dos mundos não caídos, bem como entre os que serão redimidos pelo sangue do Cordeiro. Nossa única esperança é confiança perfeita no sangue dAquele que pode salvar perfeitamente a todos quantos se chegam a Deus por Ele. A morte de Cristo sobre a cruz do Calvário é a nossa única esperança neste mundo, e será o nosso tema no mundo por vir. Oh, não compreendemos o valor da expiação! Se o entendêssemos, falaríamos mais a esse respeito. O dom de Deus, em Seu amado Filho, foi expressão de amor incompreensível. Foi o máximo que Deus podia fazer a fim de salvar a honra de Sua lei, salvando, ainda, o transgressor. Por que o homem não estuda o tema da redenção? Este é o assunto mais relevante no qual a mente humana pode demorar-se. Se o homem contemplasse o amor de Cristo revelado na cruz, sua fé seria fortalecida a fim de apropriarse dos méritos de Seu sangue derramado. Ele seria purificado e salvo do pecado.” Signs of the Times, 30 de dezembro de 1889.

LUZ QUE VEM DA CRUZ
“Sem a cruz, o homem não poderia manter comunhão com o Pai. Nela está nossa esperança toda. Sendo assim, o cristão precisa avançar com passos de vencedor. Dela emanam os raios da luz do amor do Salvador. Quando o pecador se achega à cruz, e ali contempla Aquele que morreu para salvá-lo, regozija-se com alegria plena, pois seus pecados são perdoados. Ajoelhado ao pé da cruz, ele alcança o lugar mais elevado que o ser humano pode atingir. A luz do conhecimento e da glória de Deus é revelada na face de Jesus Cristo. Palavras de perdão são proferidas: vivei, oh, pecadores culpados, vivei. Vosso arrependimento é aceito, pois já encontrei resgate.” SDA Bible Commentary (E. G. White comments), vol. 5, pág. 1133.

“Jesus pôs a cruz alinhada com a luz vinda do Céu. É aí que ela atrairá o olhar humano. A cruz se acha em linha reta com o resplendor dos semblantes divinos, para que, olhando a cruz, os homens vejam e conheçam a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Contemplando a Deus, vemos Aquele que derramou Sua alma na morte. Olhando a cruz, a vista se alonga a Deus. Então, é visto Seu ódio pelo pecado. Ao mesmo tempo em que vemos na cruz o ódio de Deus pelo pecado, vemos, também, Seu amor pelos pecadores, amor mais forte do que a morte. Para o mundo, a cruz é argumento indiscutível de que Deus é verdade, luz e amor.” Signs of the Times, 7 de março de 1895.

“O plano da redenção ultrapassa os limites da compreensão da mente humana. A grande condescendência da parte de Deus é um mistério que está além de nosso entendimento. A grandiosidade do plano não pode ser plenamente compreendida, nem poderia a infinita sabedoria idealizar um plano que o superasse. Este só poderia ser bem-sucedido ao revestir-se a Divindade com a humanidade, tornando-Se Cristo humano e sofrendo a ira que o pecado fez surgir em virtude da transgressão da lei de Deus. Por meio deste plano, o grandioso e soberano Deus pode ser justo e justificador de todo aquele que crê em Jesus, e que O aceita como Salvador pessoal. Esta é a ciência celestial da redenção, a ciência de salvar da ruína eterna os homens. Somente por meio da encarnação do Filho de Deus, na humanidade, somente pelo Seu triunfo sobre o pecado, foi possível cumprir esse plano. Inteligências humanas procuram em vão compreender esse plano.” SDA Bible Commentary (E. G. White comments), vol. 5, pág. 1133.

A JUSTIÇA E A MISERICÓRDIA SE ENCONTRAM NA CRUZ
“O objetivo [de Cristo] era reconciliar as prerrogativas da justiça e da misericórdia, conservando-as separadas em sua dignidade, embora unidas. Sua misericórdia não foi fraqueza, mas poder assombroso para punir o pecado, por ser pecado. Foi, entretanto, poder por meio do qual o amor fluiu para a humanidade. Em Cristo, a Justiça pode perdoar, sem que seja sacrificado um jota de sua elevada santidade.” The SDA Bible Commentary (E. G. White comments), vol. 7, pág. 935.

“A misericórdia e a justiça estavam separadas, em oposição uma a outra, afastadas por grande abismo. O Senhor, nosso Redentor, revestiu Sua divindade com a humanidade. Produziu, em favor do homem, caráter imaculado, irrepreensível. Implantou Sua cruz entre o Céu e a Terra, tornando-a objeto de atração, que atingiu os dois lados, aproximando a justiça e a misericórdia através do abismo. A justiça deixou seu trono exaltado e, com todos os exércitos do Céu, aproximouse da cruz. Ali, ela viu o Ser igual a Deus, suportando a penalidade de toda injustiça e todo pecado. Plenamente satisfeita, a justiça prostrouse em reverência diante da cruz, dizendo: Basta!” Idem, pág. 936.

QUEBRANTADO O PODER ACUSADOR DE SATANÁS


“Cristo sobre a cruz leva os homens ao arrependimento para com Deus, pela transgressão de Sua lei (pois a quem Deus perdoa Ele primeiro faz penitente). Mais que isso, entretanto: Cristo satisfez a justiça, oferecendo-Se a Si mesmo como expiação. Seu sangue em borbotões, Seu corpo dilacerado satisfazem as reivindicações da lei transgredida. Assim, Ele estendeu uma ponte através do abismo que o pecado havia aberto. Sofreu na carne para que, mediante Seu corpo ferido e quebrantado, pudesse cobrir o pecador indefeso. Quando morreu no Calvário, a vitória alcançada derrubou para sempre o poder acusador de Satanás sobre o Universo. Foram silenciadas suas afirmações de que a abnegação era impossível a Deus, portanto, não necessária à família humana.” SDA Bible Commentay (E. G. White comments), vol. 7, pág. 974.

“Contemplando o Redentor crucificado, compreendemos mais plenamente a magnitude e significação do sacrifício feito pela Majestade do Céu. Aos nossos olhos, o plano da salvação glorificase. Em nossa alma, a idéia do Calvário desperta emoções vivas e sagradas. Do coração e dos lábios procederão louvores a Deus e ao Cordeiro. Na alma que conserva sempre vivas na memória as cenas do Calvário, o orgulho e o autolouvor não podem se desenvolver.

“Aquele que contempla o incomparável amor do Salvador, terá pensamentos elevados, purificado o coração, transformado o caráter. Sairá para servir de luz ao mundo, para refletir, em certa medida, este misterioso amor. Quanto mais contemplarmos a cruz de Cristo, tanto mais nossa linguagem será semelhante à do apóstolo quando disse: ‘Mas longe esteja de mim gloriar-me a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo’. Gálatas 6: 14.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 661.

“Que a juventude faça da Palavra de Deus o alimento do espírito e da alma. Torne-se a cruz de Cristo a ciência de toda a educação, o centro de todo o ensino e todo o estudo. Seja introduzida na experiência diária da vida prática. Assim, o Salvador Se tornará para os jovens Amigo e Companheiro cotidiano. Todo o entendimento será levado cativo à obediência de Cristo.” A Ciência do Bom Viver, pág. 460.

“A cruz de Cristo – quantos crêem que ela seja o que é? Quantos a tornam tema de suas considerações? Quantos lhe conhecem o verdadeiro sentido? Não poderia haver no mundo um só cristão, caso não existisse a cruz de Cristo. ... Desviai-vos dos exemplos do mundo, deixai de enaltecer os professos grandes homens; afastai da mente a glória de tudo que não seja a cruz de Cristo. Disse Paulo: ‘Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo’. Gálatas 6:14... Essa cruz deve ser valorosa e varonilmente levada. Cristo declara: ‘Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me’. Lucas 9:23. E a todos quantos a tomarem e carregarem após Cristo, a cruz é um penhor da coroa de glória incorruptível.” Filhos e Filhas de Deus, pág. 231.

“A mais elevada ciência que podemos aprender é a da salvação. Devidamente considerada, a cruz do Calvário é verdadeira filosofia, religião pura, imaculada. É vida eterna para todos os que crêem. Por penosos esforços, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento, um pouco aqui, um pouco ali, deve ser gravado na mente... que a cruz de Cristo é de tal maneira eficaz agora como o era nos dias de Paulo. Precisa ser perfeitamente compreendida como o foi pelo grande apóstolo.”
Filhos e Filhas de Deus, pág. 231.

A CRUZ – FONTE DE PODER
“Na cruz vemos nossa eficiente e inexaurível fonte de poder.”

GARANTIA DE SUCESSO
“Vede na cruz de Cristo a única segurança de excelência e êxito individual. Quanto mais o coração estiver oculto em Cristo, mais garantia há acerca do tesouro no mundo eterno.”

OLHAI E VIVEI
“Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” Isaías 45:22.

“Suspenso na cruz, Cristo era o Evangelho. ... ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!’ João 1:29. Não conservarão nossos membros de igreja o olhar no Salvador crucificado e ressurreto, no qual estão centralizadas suas esperanças de vida eterna? Esta é nossa mensagem, nosso argumento, nossa doutrina, nossa advertência ao impenitente, nosso encorajamento para os que choram, esperança para todo crente. Se pudermos despertar na mente dos homens interesse que os leve a fixar os olhos em Cristo, poderemos afastar-nos, recomendando-lhes tão-somente que continuem a fixar o olhar no Cordeiro de Deus. Aquele cujos olhos estão fixos em Jesus abandonará tudo. Morrerá para o egoísmo. Crerá em toda a Palavra de Deus, a qual é tão gloriosa e admiravelmente exaltada em Cristo.”

“Quando o pecador contempla a Jesus, como Ele é, o Salvador Todo-Compassivo, esperança e segurança lhe tomam posse da alma. O desvalido entrega-se sem reserva a Jesus. Ninguém, ao contemplar Cristo crucificado, poderá permanecer por muito tempo na dúvida. A incredulidade não mais existe.” SDA Bible Commentary (E. G. White comments) , vol. 6, pág. 1113.

A CRUZ DE CRISTO MOVE O MUNDO
“A cruz do Calvário desafia e finalmente vencerá todo poder terrestre e infernal. Toda [boa] influência centraliza-se na cruz. Dela promana toda influência [positiva]. Ela é o grande centro de atração; pois nela Cristo deu a vida pela humanidade. Esse sacrifício foi oferecido com a finalidade de restaurar o homem à sua perfeição original. Mais que isso: foi oferecido para dar-lhe completa transformação de caráter, tornando-o mais que vencedor.

“Aqueles que, na força de Cristo, vencem o grande inimigo de Deus e do homem ocuparão nas cortes celestiais posição superior à dos anjos que jamais caíram. Cristo declara: ‘E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim mesmo’. João 12:32. Se a cruz não encontrar influência que lhe seja favorável, ela cria uma.
Transmitida de geração em geração, a verdade para este tempo é revelada como verdade presente. Cristo na cruz foi o meio pelo qual se encontraram a misericórdia e a verdade, e a justiça e a paz se beijaram. Esta é a força que deve mover o mundo.” SDA Bible Commentary. vol. 6, pág. 1113.
Se, por um lado, a cruz do Calvário revela o quanto Deus odeia o pecado, por outro demonstra o quanto Deus ama os pecadores.

A morte de Cristo sobre a cruz torna certa a destruição do originador do pecado.

Sem a cruz, o homem não pode manter comunhão com o Pai. Na cruz está toda a nossa esperança.
Suspenso na cruz, Cristo era o Evangelho.



                                      
                              -Curso de Liderança Cristã


Cordialmente,

                                          Conheça nossa Faculdade Teológica!

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...