Curtir e Compartilhar

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A Parábola da Pérola de Grande Valor - Explicação!

              A Parábola da Pérola de Grande Valor

Resultado de imagem para A Parábola da Pérola de Grande Valor

A Parábola da Pérola de Grande Preço é uma parábola de Jesus localizada no Evangelho de Mateus, capítulo 13:
Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.
(Mateus 13:45,46)

Contexto da Parábola da Pérola de Grande Valor:

Mateus, no capítulo 13, registrou uma série de sete parábolas. As quatro primeiras parábolas (O Semeador, O Joio, A Semente de Mostarda e O Fermento) foram pronunciadas para a multidão (Mt 13:1,2,36), quando Jesus, em um barco, ensinava um grande número de pessoas na praia. As três últimas (O Tesouro Escondido, A Pérola de Grande Valor e A Rede) foram pronunciadas apenas aos discípulos. As duas primeiras parábolas registradas (O Semeador e O Trigo e o Joio) são maiores do que as cinco últimas onde o assunto é tratado mais diretamente.
A Parábola da Pérola de Grande Preço é muito semelhante à parábola que a antecede no versículo anterior (vers. 44): A Parábola do Tesouro Escondido. Ambas as parábolas possuem o mesmo assunto, e podemos perfeitamente interpretá-las juntas.
Essas duas parábolas são encontradas apenas no Evangelho de Mateus e, embora sejam posicionadas uma sucedendo a outra, não sabemos se Jesus as contou em sequência ou se foi o próprio Mateus que as agrupou pelo assunto ao organizar seu livro.
                               Cursos de Teologia e Capelania

Explicação da Parábola da Pérola de Grande Valor:

Nessa parábola, Jesus conta a história de um homem mercador que está à procura de pérolas. Durante essa procura, ele encontra uma pérola de valor excepcional, porém, para comprá-la, esse homem precisa vender tudo o que têm. Prontamente ele faz o que precisa ser feito, ele vende as suas posses para poder adquirir a pérola de grande valor.
Nos dias de Jesus as pérolas eram muito procuradas, e seu valor já era conhecido. Geralmente as pérolas de maior valor eram obtidas do Golfo Pérsico ou do Oceano Índico, sendo que os mercadores podiam ir até a região da Índia em busca de boas pérolas. As pérolas mais baratas e com qualidade inferior vinham quase sempre do Mar Vermelho. Tudo isso deixa claro que para que alguém conseguisse as pérolas mais valiosas era preciso viajar muito.
O homem da história contada por Jesus estava buscando as melhores pérolas. Não sabemos para onde ele viajou, sabemos apenas que sua busca foi bem sucedida. Note que o texto diz que esse homem “busca boas pérolas”. Isso significa que, quando ele encontra a pérola que o surpreende, ele está em plena atividade de seu trabalho. Ele estava buscando pérolas, mas, mesmo buscando, o que ele encontra o surpreende. Ele encontrou a melhor pérola que já havia visto em toda sua vida. Aqui podemos ver certa semelhança no tocante a “surpresa” tal como encontramos na Parábola do Tesouro Escondido. Na Parábola do Tesouro Escondido o homem não está procurando tesouro algum e é surpreendido, enquanto nessa, ele está procurando pérolas, mas é surpreendido com o resultado de sua busca.
O ensino principal dessa parábola é o mesmo da Parábola do Tesouro Escondido. Essa parábola trata da disposição de se entregar tudo em favor de um bem de valor incalculável, do próprio Cristo e seu reino. Tal como na parábola anterior, aqui o mercador vende tudo o que têm para poder comprá-la. É importante ressaltarmos que esse ensino não implica em um tipo de “compra” da salvação. Sabemos que a salvação é um dom gratuito de Deus, e o ato de “comprá-la” é no sentido de obtermos posse lícita sobre ela, e isso fazemos não pela nossa própria capacidade ou recursos, mas pela graça, mediante a fé em Cristo, de modo que até mesmo a fé que exercemos é dom divino (Ef 2:8).

Lição importante da Parábola da Pérola de Grande Valor:

Além do ensino principal desta parábola que já foi citado, podemos perceber uma lição importante que se encaixa na vida de muitos cristãos quando encontraram Cristo:

  • Alguns encontram buscando diligentemente: aqui é interessante fazer um paralelo entre as duas parábolas (O Tesouro Escondido e A Perola de Grande Valor). Ambas as parábolas englobam a vida de todos os cristãos. Uns encontram o maravilhoso tesouro sem ao menos estarem procurando, enquanto outros encontram a pérola de grande valor após uma busca incessante. Todos nós nos enquadramos em uma das duas situações. Sabemos que ao homem caído e corrompido pelo pecado é impossível buscar por si mesmo a Cristo, mas muitos cristãos, antes de sua conversão, buscavam algo que poderia satisfazê-lo. Procuraram e procuraram por um longo tempo, muitas vezes sem ao menos saber o que estavam procurando, ate que, nessa procura, se depararam com o precioso tesouro da salvação e de uma nova vida pelo Espírito. Eles ficam exultantes, eles encontraram o Cristo. Mesmo tendo procurado, se surpreendem com o imenso tesouro que encontraram. Se na Bíblia temos exemplos de pessoas que encontraram o tesouro escondido sem ao menos procurá-lo, como o Apóstolo Paulo no caminho de Damasco (At 9:1-19), também temos exemplos de pessoas que encontraram a pérola de grande valor após uma busca diligente, como por exemplo, o eunuco etíope (At 8:26-38), Cornélio (At 10:1-33), o carcereiro (At 16:29-34) e tantos outros.
Cordialmente,

                                        Conheça nossa Faculdade Teológica! 
                            Site Oficial de Cursos de Teologia
                            Cursos de Teologia e Capelania
 Conheça nossa Faculdade Teológica!

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...