Curtir e Compartilhar

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

O Significado da Parábola dos Dois Filhos - Explicação!

            O Significado da Parábola dos Dois Filhos

Resultado de imagem para O Significado da Parábola dos Dois Filho

Parábola dos Dois Filhos é uma parábola de Jesus registrada exclusivamente no Evangelho de Mateus 21:28-32. Embora seja uma das parábolas mais curtas, ela possui um ensinamento primordial para todos os cristãos. Neste texto conheceremos a explicação e significado da Parábola dos Dois Filhos.
                                   Cursos de Teologia e Capelania

Texto bíblico da Parábola dos Dois Filhos

Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.
Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.
E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.
Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer (Mateus 21:28-32).

O contexto da Parábola dos Dois Filhos

Antes de falarmos sobre o significado da Parábola dos Dois Filhos, é importante entendermos melhor o que antecede a narrativa de Jesus. Antes dessa parábola, ainda no capítulo 21, alguns eventos importantes são descritos, desde a Entrada Triunfal até a purificação do Templo.
Considerando então esse contexto, podemos notar no versículo 23 os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo (ou membros do Sinédrio) desafiando a autoridade de Jesus. Claro que com tudo que havia acontecido anteriormente, principalmente em relação à purificação do Templo, os líderes judeus não estavam nada satisfeitos e foram interrogar a Jesus perguntado com que autoridade Ele tinha feito aquilo.
O objetivo deles era buscar uma maneira de comprometê-lo. Com muita sabedoria, Jesus disse que também faria uma pergunta e, caso eles respondessem tal pergunta, então Ele também responderia o que lhe fora perguntado.
O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens?
Mateus 21:25
Essa pergunta foi terrível para aqueles homens. Eles ficaram sem saída, não podiam responder nem que sim e nem que não.
E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?
E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta.
Mateus 21:25,26
A resposta que eles encontraram foi a falsidade, uma mentira, para tentar sair da situação difícil que Jesus os havia colocado.
E, respondendo a Jesus, disseram: Não sabemos. Ele disse-lhes: Nem eu vos digo com que autoridade faço isto.
Mateus 21:27
Jesus, sabiamente, em resposta àquela situação, condenou totalmente aquele comportamento hipócrita contando a Parábola dos Dois Filhos.
                                 Cursos de Teologia e Capelania

O significado da Parábola dos Dois Filhos

O significado da Parábola dos Dois Filhos é bastante claro quando se percebe que os dois filhos e seus comportamentos representam dois grupos de pessoas. O primeiro filho, que inicialmente disse não ao pai, mas depois se arrependeu e foi trabalhar na vinha, representa os publicanos e as prostitutas, pessoas excluídas e consideradas indignas perante a religiosidade judaica, e que, embora com seu modo de viver inicialmente recusavam os mandamentos de Deus, por fim se arrependiam e passavam a fazer a Sua vontade.
Por outro lado, aqueles religiosos judeus agiam como o segundo filho, aparentemente concordando em seguir a Palavra de Deus, mas no final o resultado real era apenas a desobediência.
No versículo 31, Jesus deixa isso bem claro dizendo que aqueles desprezados pecadores, estavam entrando no Reino de Deus antes dos que insistiam em manter uma imagem à primeira vista irrepreensível, mas fatalmente corrompida. Estes diziam que obedeciam a Deus, mas não estavam obedecendo, porque esse falso “sim” nada mais era do que o verdadeiro “não”, e o espontâneo “não” dos pecadores rejeitados era o início de um “sim” de arrependimento.

Lições da Parábola dos Dois Filhos

A Parábola dos Dois Filhos traz advertências que são importantíssimas para nós. Vamos destacar três delas:
1) Não existe vida com Deus sem arrependimento: Jesus nos mostra a grandeza da importância do arrependimento. O arrependimento é mais importante do que qualquer aparência, do que qualquer intelectualidade, do que qualquer religiosidade e do que qualquer intenção.
O arrependimento é o ponto principal do “fazer a vontade de Deus”, é o resultado de uma vida regenerada, que antes possuía a convicção do “não”, mas, de uma forma inexplicável do ponto de vista humano, agora faz a vontade do Pai. O arrependimento verdadeiro é o reflexo do Espírito Santo em nossas vidas, o único que pode nos convencer dos erros do nosso “não”.
2) Para Deus a condição do homem é de “apenas pecador”: Quando Jesus usou como exemplo duas classes de pessoas tão rejeitadas pela sociedade da época, e os colocou acima dos mais influentes daquela sociedade, Jesus estava mostrando que não existe nada que possamos fazer para tentarmos impressionar a Deus.
Todos são pecadores, desde os mais importantes até os mais rejeitados da sociedade, pois a condição do homem é uma só. A boa notícia é que o sangue de Jesus é poderoso para resgatar o pior dentre os homens.
3) Palavras são apenas palavras: Ninguém surpreende Deus, não podemos enganá-lo. Muitos acreditam que conseguem manter as aparências diante d’Ele, mas perante Deus todas as máscaras caem. Ele sabe como é o nosso rosto por trás da maquiagem, Ele conhece o nosso coração e julga as nossas intenções.
Podemos enganar as pessoas com palavras bonitas, com louvores incríveis, com orações eloquentes, mas Deus conhece se esse comportamento é sincero ou não.
Precisamos estar atentos as nossas palavras, precisamos examinar se nossas atitudes refletem o que pregamos, e, por fim, tomarmos cuidado com possíveis distrações, porque às vezes nos comprometemos com algo, mas alguma coisa nos distrai e acabamos nos esquecendo do nosso compromisso.
De qualquer forma, só existem dois filhos, não há um terceiro, ou somos como o primeiro ou inevitavelmente seremos como o segundo. Você pode aproveitar e ler nosso artigo sobre o que é parábola e quais são as parábolas da Bíblia.
Cordialmente,

                                        Conheça nossa Faculdade Teológica! 
                            Site Oficial de Cursos de Teologia
                            Cursos de Teologia e Capelania
 Conheça nossa Faculdade Teológica!

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...