Curtir e Compartilhar

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

A Parábola da Semente Germinando Secretamente! Esplêndido

  A Parábola da Semente Germinando Secretamente

Resultado de imagem para A Parábola da Semente Germinando Secretamente

A Parábola da Semente Germinando Secretamente é encontrada apenas no Evangelho de Marcos, capítulo 4, e versículos 26 a 29. Essa é uma das parábolas mais curtas dentre as parábolas contatadas por Jesus.
Dizia também: O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra.
Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.
Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga.
Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita.
(Marcos 4:26-29)
                                  Cursos de Teologia e Capelania

Contexto Histórico da Parábola da Semente Germinando Secretamente

Ao lermos o capítulo 4 do Evangelho de Marcos, podemos perceber que quando Jesus contou essa parábola, Ele estava falando para uma grande multidão. Essa, provavelmente, era uma daquelas situações em que Jesus ensinava a multidão falando de um barco.
Ainda no capítulo 4, encontramos a descrição de outras parábolas de Jesus, que, dentre elas, temos que destacar a Parábola do Semeador (também citada nos Evangelhos sinóticos), a qual possui uma relação muito próxima com a Parábola da Semente Germinando Secretamente.
De forma direta, podemos dizer que ambas as parábolas ensinam o mesmo princípio, porém de ângulos diferentes. A Parábola do Semeador destaca a responsabilidade humana, ou seja, a semente que cresceu e deu fruto, foi aquela que caiu em um solo bom, isto é, um coração que responde de forma favorável a pregação do Evangelho. Já a Parábola da Semente Germinando Secretamente, enfatiza a soberania de Deus, e aplica a verdade de que o coração do homem só pode ser favorável à pregação do Evangelho se, antes, ele for regenerado.
                                  Cursos de Teologia e Capelania

A explicação da Parábola da Semente Germinando Secretamente

Na Parábola da Semente Germinando Secretamente, Jesus está descrevendo o reino de Deus, e compara o crescimento desse reino com um agricultor que espalha as sementes sobre a terra, e que, misteriosamente, as sementes germinam.
O que Jesus está enfatizado é que o agricultor não sabe explicar como esse crescimento ocorre. É possível descrever, documentar cientificamente, conhecer as etapas do processo de germinação, porém entender completamente esse processo ninguém consegue. É o mistério da vida. O homem tenta imita-la artificialmente, mas não consegue, de fato, reproduzi-la. Jesus então ressalta que tudo o que o agricultor faz é confiar, sabendo que a semente germinará, crescerá, amadurecerá e, por fim, chegará o momento certo da colheita.
Podemos notar esse mesmo princípio no Reino de Deus. Não sabemos exatamente como explicar a germinação, o crescimento e a frutificação do Evangelho no coração do homem. Esse desenvolvimento pertence somente a Deus, e ocorre de maneira perfeita, preparando-o para o “dia da colheita”. O apóstolo Paulo escreveu o seguinte sobre esse processo:
Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer.
(1 Coríntios 3:6)

Quem é o homem agricultor nessa parábola?

Aqui, muitas tentativas de alegorização acontecem. As pessoas geralmente procuram atribuir significados individuais a cada elemento das Parábolas de Jesus e, penso, com certeza, que isso é um erro. Nessa parábola em questão, geralmente os pregadores identificam o homem agricultor como sendo Jesus, que semeou e, na ocasião certa, virá para a ceifa.
Claro que existem fundamentos bíblicos para tentar supor esse significado, como por exemplo, na Parábola do Joio (Mt 13:37) o próprio Jesus atribuiu o papel de semeador ao Filho do Homem, como também em Apocalipse 14, onde o Filho do Homem é descrito como tomando a foice e ceifando.
O problema com essa aplicação é que se Jesus for identificado como o agricultor dessa parábola, outros problemas, que considero incontornáveis, acontecerão, como por exemplo, a implicação de que Jesus é o homem que dorme noite após noite e acorda dia após dia, sem ter controle algum sobre a germinação da semente, e, até mesmo, desconhecendo esse processo de germinação e crescimento, a qual o desenvolvimento do reino de Deus foi comparado.
Certamente essa ideia é completamente estranha ao texto bíblico. A melhor interpretação, certamente é identificar o agricultor como apenas um auxiliar, isto é, um operário que trabalha em prol do reino de Deus. João Calvino também propôs essa interpretação, ao entender que o agricultor dessa parábola são os ministros do Evangelho. Essa interpretação também concorda com o que escreveu o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 3:6 e Filipenses 1:6.
Uma dica que dou quando alguém me pergunta como interpretar as Parábolas de Jesus, é sempre se concentrar no ensino principal da parábola, ao invés de tentar aplicar significados a cada elemento dela, pois isso certamente provocará alegorias que desviarão o foco central do texto.
                                 Cursos de Teologia e Capelania

Lições da Parábola da Semente Germinando Secretamente

Podemos tirar algumas lições valiosas dessa pequena parábola:
  • Deus é soberano, e somente Ele tem o controle: é Deus quem dá o crescimento, e isso é uma obra exclusiva dele. Algumas pessoas acreditam que podem “colaborar” com Deus no processo de salvação, porém perceba a expressão “porque a terra por si mesma frutifica”, que no original literalmente se traduz como “automaticamente”, isto é, ela ocorre sem nenhuma influência externa.
  • Deus dá o crescimento e sabe o tempo de colher: quando uma semente é plantada ela germina, cresce, amadurece, produz frutos e, se não for colhida no tempo certo, acabará morrendo. Esse princípio também nos ensina sobre o agir de Deus. É Ele quem dá o crescimento, e também é Ele quem sabe o momento da colheita. Esse momento já está determinado desde a eternidade, segundo o propósito da vontade soberana de Deus.
  • A colheita é o momento da vitória: a colheita terá hora certa para acontecer, não ocorrerá nenhum minuto antes e nenhum depois. Devemos aguardar ansiosamente esse dia, confiando que Deus está no controle, e apenas Ele sabe quando será. Nesse dia tão glorioso, os ímpios serão separados dos santos, e o reino de Deus será revelado em todo seu esplendor. Nesse dia estaremos para sempre com Ele.
  • O crescimento do reino de Deus no coração do homem é um mistério: as pessoas muitas vezes tentam explicar a forma com que o Evangelho impacta a vida de alguém, porém isso é impossível. Somente Deus conhece esse mistério. Alguns tentam estabelecer “métodos” para “manter” as pessoas na Igreja, porém, nosso papel é no máximo regar, pregando simplesmente a verdadeira Palavra, pois o crescimento quem dá de fato é Deus. Algumas pessoas se julgam estrategicamente importantes, como se pela sua capacidade em pregar ou liderar uma igreja local, alguém fosse realmente salvo. Alguns dizem: “Essa igreja está lotada por que eu prego lá todos os domingos”; ou então: “Aquela pessoa só se converteu depois da minha pregação evangelística”. Coitados! Indiscutivelmente o apóstolo Paulo foi um grande homem de Deus, Apolo é reconhecido entre os estudiosos como um dos maiores pregadores da História da Igreja, porém, nenhum deles, foi responsável pelo crescimento (1 Co 3:6). O mesmo Paulo reconhece a incapacidade humana nesse processo e afirma de forma extraordinária que “aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6).
  • Precisamos ser pacientes como um agricultor: para nós, que pregamos a Palavra de Deus, a perseverança e a paciência é algo essencial. Quando semeamos o Evangelho, não devemos desanimar quando não vemos resultados imediatos. Jesus nos ensinou que esse processo exige paciência. O agricultor dorme e acorda, dia após dia, até que, de repente, de maneira maravilhosa, a semente germina e desponta na terra. Assim como a semente amadurece no tempo certo, assim também o fruto do trabalho do pregador aparecerá.
Tende, pois, paciência, meus irmãos, até a vinda do Senhor. Vede o lavrador: ele aguarda o precioso fruto da terra e tem paciência até receber a chuva do outono e a da primavera.
Tende também vós paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.
(Tiago 5:7,8)
Como foi dito, apesar da Parábola da Semente Germinando Secretamente ser uma das parábolas mais curtas que Jesus contou, seu significado e suas lições são fundamentais para todos os verdadeiros seguidores do Senhor.
Cordialmente,

                                        Conheça nossa Faculdade Teológica! 
                            Site Oficial de Cursos de Teologia
                            Cursos de Teologia e Capelania


 Conheça nossa Faculdade Teológica!

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM.

33 ANOS, EU CHEGUEI A IDADE QUE CRISTO COMPLETOU SUA MISSÃO

  Dia 20 de Fevereiro 2023, foi o meu aniversário de "33" anos!   Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci, o quanto aprendi e o q...