Igreja Universal do Reino de Deus
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma denominação cristã, evangélica neopentecostal, com sede no Templo de Salomão, na cidade de São Paulo, Brasil. em 9 de julho de 1977 por Edir Macedo e seu cunhado Romildo Ribeiro Soares, tornou-se um dos maiores grupos neopentecostais brasileiros. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a IURD tem mais de seis mil templos, 12 mil pastores e 1,8 milhão de fiéis ao redor do país. São cerca de 8 milhões de seguidores e 15 mil pastores em 105 países (segundo estimativas próprias), sendo mais popular em nações de língua portuguesa. É uma das maiores organizações religiosas do Brasil e a 29ª maior igreja em números de seguidores do mundo.
A Rede Aleluia, a qual pertence a Igreja Universal, possui mais de 76 emissoras de rádio AM e FM, que cobrem mais de 75% do território nacional, e mais de 20 retransmissoras da TV Universal. Na internet, ela tem o portal Universal.org. e na mídia impressa possui a Folha Universal e as revistas Plenitude, Obreiro de Fé e Mão Amiga. Na área da indústria fonográfica, a Universal conta com a gravadora Line Records, especializada no gênero gospel. A Unipro é responsável pelas publicações dos livros da Universal, cujos principais autores são Edir Macedo e os bispos da própria Igreja Universal. Com dezenas de títulos publicados, destacam-se Nos Passos de Jesus e Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?, com milhões de exemplares vendidos. A Rede Record, embora não pertença diretamente à instituição Igreja Universal e sim a Edir Macedo, é controlada por pastores e bispos da Universal, entre eles o bispo Honorilton Gonçalves, vice-presidente da emissora. Soma-se ainda a Central Record de Comunicação e as emissoras de rádio e televisão da igreja, tornando a IURD a maior controladora de concessões de televisão do Brasil, ultrapassando o Grupo Globo em número de emissoras próprias.
História
Edir Macedo era membro da igreja Nova Vida - do missionário pentecostal canadense Robert McAlister que veio ao Brasil em 1960[33] - por cerca de doze anos quando juntamente com Romildo Ribeiro Soares, Roberto Augusto Lopes, os irmãos Samuel e Fidélis Coutinho, Carlos Rodrigues[34] e Marcelo Crivella, seu sobrinho,[35] fundam a Ministério Cruzada Para o Caminho Eterno. Antes disso, ambos Macedo e Soares não haviam exercido cargos eclesiásticos, tendo sido consagrados pastores na Casa da Bênção pelo missionário Cecílio Carvalho Fernandes.[36] Dois anos mais tarde, por causa de desentendimentos entre os irmãos Coutinho, Macedo, Soares e Roberto Lopes deixam a Caminho Eterno e fundam a 9 de julho de 1977 a Igreja Universal do Reino de Deus[36] em um galpão na Avenida Suburbana,[37] no número 7.702, no bairro carioca da Abolição.[38]
Em 1980, Soares deixa a Universal para fundar a própria igreja, a Igreja Internacional da Graça de Deus, em 7 de junho de 1980, depois de terem reunido quinze pastores, Soares e Macedo ainda divergiam nos interesses e modo de pensar, o que os levou a seguir caminhos diferentes. Enquanto Macedo ministrava e tentava a expansão da igreja nos Estados Unidos, Soares, visando a expansão no Brasil, contratou pastores de outras denominações. Esta atitude irritou Macedo, que sempre foi contra esta integração, pois seu intuito era criar uma denominação sem se misturar com as igrejas pentecostais tradicionais. Além disto, segundo Macedo, Soares não cumpria com os compromissos financeiros da igreja no Brasil e reforçava a imagem do "Missionário R.R. Soares".[39] Macedo e Soares decidiram realizar uma eleição com os quinze pastores presentes em uma assembleia excepcional: caso Soares ganhasse, apoiaria a obra missionária de Macedo no estado de Nova Iorque; se Macedo ganhasse, a Igreja Universal apoiaria o trabalho evangelístico de Soares. Foram doze a favor de Edir e três contra, um resultado que levou Soares a se desligar e fundar a Igreja Internacional da Graça de Deus. No acordo da separação, Soares ficou com o direitos autorais dos livros de Thomas Lee Osborn, que haviam sido adquiridos pela Igreja Universal.[39][40]
Crivella expôs que ambas a Igreja da Graça e a IURD compartilham sua origem na Igreja Pentecostal Nova Vida, porém as diferenças entre Macedo e Soares começam a partir de visões diferentes dos dois líderes: enquanto a Igreja Nova Vida de McAlister se concentrava na melhora espiritual do crente, Macedo e Soares concentravam seus trabalho em mostrar os poderes de Deus para os não-crentes; Soares enfatizava a cura divina, Macedo enfatizava a libertação do mal.[41] Nos primeiros anos, sua distribuição geográfica concentrou-se nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Mais tarde, expandiu-se para as cidades grandes e médias.[42] Em São Paulo, a primeira IURD foi fundada em julho de 1980 na avenida Doutor Gentil de Moura. Em Salvador, na rua do Tijolo.[43] Em 1985, então com oito anos de fundação, a Universal tinha 195 templos em quinze unidades federativas. Depois de apenas dois anos, a IURD contava com 356 templos em dezoito unidades federativas.[carece de fontes]
A IURD enviou missionários para fora do Brasil e então na década de 80 abriu um templo emMount Vermont, no estado de Nova Iorque, com o nome de "Universal Church",[44] logo se expandindo para outros bairros nova-iorquinos como Manhattan e Brooklin.[45] Em 1989, a IURD adquire a Rede Record por 45 milhões de dólares,[46] um conglomerado de mídia (incluindo uma grande rede nacional de televisão), com sede em São Paulo, nesse período também passa a controlar 30 estações de rádio, dois jornais e uma revista.[41] Neste ano a igreja já contava com 571 templos. Na década de 1990, a IURD já estava presente em todos os estados do Brasil, época na qual obteve uma taxa de crescimento anual de 25,7%, saindo de 269 mil para 2,1 milhões de fiéis e espalhando-se para mais de oitenta países, em todos eles, mantendo o foco nas pessoas das camadas mais pobres e menos escolarizadas da população.[47]
Ainda nos anos oitenta, a IURD se expandiu para a América, Europa, Ásia e África,[48][49] chegando a estar em mais países do que famosas empresas multinacionais como o McDonald's.[50] Em entrevista para a revista Carta Capital, o sociólogo Eduardo Guilherme de Moura Paegle afirmou que o crescimento da IURD é uma "McDonaldização" da fé, uma comparação com a estratégia fast-food da rede norte-americana. "O Mc Donald está em 125 países, a Igreja Universal está em 190. Ou seja, ela está presente a onde o McDonald's não chegou", afirmou Eduardo ao vivo no programa da TV Universal.[51]
Em 1989, instalou-se primeiro em Portugal,[52] e localizava-se na Estrada da Luz, 28 C, em Lisboa. As reuniões eram feitas pelo bispo Paulo Roberto Guimarães, que naquela época, contava com um templo alugado e de pequeno porte, com capacidade para apenas 200 pessoas. Atualmente, a IURD conta com mais de cem templos e mais de trinta mil membros em Portugal.[53][54]
Em 27 de novembro de 1992 abre o primeiro templo na África, no Cine África e hoje tem sua sede no bairro do Alto-Maé, na capital Maputo.[44]:46 A Universal moçambicana passou a oferecer programas diários de rádio e televisão através da Record Moçambique, com cobertura em todas as capitais provinciais, e também programas através das televisões STV e da Rádio Miramar FM (Record Moçambique) — filial da Rede de Comunicações Miramar — com programas locais em Maputo e Beira da "Rádio 99 FM, Rádio Super FM", Rádio Terra Verde e Rádio Top FM, IURD Moçambique (portal de internet), Folha Universal Moçambique (jornal impresso), que são distribuídos por todo o país.[55] Em 2006, a Igreja Universal se instaurou na Ucrânia, país da Europa Ocidental.[56]
Em 1996, abriu um templo na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka, no Japão, uma região na qual ainda hoje vive uma das maiores concentrações de brasileiros residentes do Japão.[44]:44
Em 1998, a IURD já possuía mais de três mil templos distribuídos em mais de cinquenta países, principalmente Portugal, Moçambique, Angola, Argentina e África do Sul, países nos quais a igreja tornou-se mais popular.[42]
Atualmente, a Universal está presente em cerca de 100 países do mundo.[9][18][57] Em 1993 a IURD estava em Toronto, iniciando seu trabalho em língua portuguesa no Canadá.[58]
Os pastores da IURD pregam em vários idiomas e lugares do mundo, como inglês, espanhol, francês, russo, japonês, africâner, zulu além de outros idiomas e dialetos. Desses pastores, 99% são brasileiros.[49][59] Segundo Paul Freston, autor do livro Dynamiques Religieuses en Lusophonie Contemporaine, o processo de expansão mundial da Universal fez parte de uma das principais transformações religiosas no final do século XX, como o crescimento do pentecostalismo em escala global, expandido-se para várias regiões do planeta.[60] Depois dos Estados Unidos, as nações de língua espanhola foram as primeiras que a IURD teve presença. O primeiro templo foi aberto em 1989, na cidade de Concordia na Argentina, tempo mais tarde espalhando-se pela América Latina.[49]
Expansão nacional
Ricardo Mariano[nota 1] afirma que a expansão da IURD foi rápida desde o princípio e que nenhuma outra denominação conseguiu crescer tanto no Brasil em menos de uma década. Em 1985, então com oito anos de fundação, a Universal tinha 195 templos em quinze unidades federativas. Depois de apenas dois anos, a IURD contava com 356 templos em dezoito unidades federativas. Em 1989, ano em que Edir Macedo começou a negociar a compra da Rede Record, a igreja já tinha 571 templos, um crescimento de 2 600% na década de 80. Nos primeiros anos, sua distribuição geográfica concentrou-se nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais [61] e nas regiões metropolitanas de São Paulo e Salvador. Mais tarde, expandiu-se para as cidades grandes e médias.[42] Em São Paulo, a primeira IURD foi fundada em julho de 1980 na avenida Doutor Gentil de Moura. Em Salvador, na rua do Tijolo.[43]
O principal templo da IURD no mundo é o Templo de Salomão, localizado no bairro do Brás, na cidade de São Paulo. Antes da construção do templo, a sede da Universal localizava-se na Catedral Mundial da Fé, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que comporta doze mil pessoas.[62] O segundo maior templo em São Paulo fica no bairro de Santo Amaro.[63]
A IURD está presente em todos os estados brasileiros, sediada em locais que vão desde templos próprios até galpões alugados, presídios, cidades ribeirinhas na região da floresta amazônica e até mesmo em aeroportos.[64][65]
De acordo com dados do censo brasileiro de 2010, realizado pelo IBGE, a IURD possui 1,8 milhão de adeptos. Entretanto, a própria IURD contesta estes números e apresenta dados próprios baseados em depoimentos de pastores que, por sua vez, afirmam que a pesquisa do IBGE "é deficiente e incompleta por não realizar entrevistas em locais nos quais a Igreja Universal é mais presente, como áreas carentes e de poucos recursos econômicos, como comunidades, favelas e morros brasileiros".[59]
Em outubro de 2015, a Universal informou possuir 7.157 templos e catedrais no Brasil e 2.663 igrejas no exterior. A denominação conta com 112 bispos e 11.504 pastores no Brasil, além de 48 bispos e 3.953 pastores nos demais países. A Universal informa e, segundo cálculo da instituição, conta com 7 milhões de adeptos do Brasil e mais de 1,2 milhão no exterior.[18]
Expansão internacional
Na década de 1990, a IURD já estava presente em todos os estados do Brasil, época na qual obteve uma taxa de crescimento anual de 25,7%, saindo de 269 mil para 2,1 milhões de fiéis e espalhando-se para mais de oitenta países, em todos eles, mantendo o foco nas pessoas das camadas mais pobres e menos escolarizadas da população.[47]
A trajetória internacional da instituição começou pelos Estados Unidos, em meados de 1986, a Igreja já completava 9 anos de existência, quando Edir Macedo decidiu viajar para o país. "Sabia que ali era o centro do mundo, o caminho certo para o avanço internacional da pregação do Evangelho", diz ele.[66] O primeiro templo aberto foi o de Mount Vermont, no estado de Nova Iorque, com o nome de "Universal Church", e que se expandiu para outros bairros nova-iorquinos como Manhattan e Brooklyn.[45]
Em 1998, a IURD já possuía mais de três mil templos distribuídos em mais de cinquenta países, principalmente Portugal, Moçambique, Angola, Argentina e África do Sul, países nos quais a igreja tornou-se mais popular.[42]
Atualmente, a Universal está presente em cerca de duzentos países do mundo.[9][57] Em 1993 a IURD estava em Toronto, iniciando seu trabalho em língua portuguesa no Canadá.[58]
Ainda nos anos 1980, a IURD se expandiu para a América, Europa, Ásia e África,[48][49] chegando a estar em mais países do que famosas empresas multinacionais como o McDonald's.[67] Em entrevista para a revista CartaCapital, o sociólogo Eduardo Guilherme de Moura Paegle afirmou que o crescimento da IURD é uma "McDonaldização" da fé, uma comparação com a estratégia fast-food da rede norte-americana. "O McDonald's está em 125 países, a Igreja Universal está em 190. Ou seja, ela está presente aonde o McDonald's não chegou", afirmou Eduardo ao vivo no programa da TV Universal.[68]
Na Europa a IURD instalou-se primeiro em Portugal, em 1989,[69] e a primeira igreja da Universal localizava-se na Estrada da Luz, 28 C, em Lisboa. As reuniões eram comandadas pelo bispo Paulo Roberto Guimarães, que naquela época contava com um templo alugado e de pequeno porte, com capacidade para apenas 200 pessoas. Atualmente, a IURD conta com mais de cem templos e mais de trinta mil membros em Portugal.[53][54]
O Japão foi o país escolhido pela IURD para iniciar suas atividades na Ásia. Em 1996, na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka, uma região na qual ainda hoje vive uma das maiores concentrações de brasileiros residentes do Japão, foi inaugurado o primeiro templo da IURD. Em 2008, já existiam quatorze templos e milhares membros em todo o país.[70][71][72] Na Índia, a IURD está presente desde a segunda metade da década de noventa, com concentração na região sul do país, onde é maior a população de cristãos.[73]
No Reino Unido a IURD possui mais de trinta templos e está sediada em Londres, num antigo teatro que foi cenário das primeiras apresentações dos Beatles. Mas é nos países árabes que a IURD está se expandindo mais recentemente, com destaque para o Senegal.[71]
A Universal também está presente em países africanos desde a fundação do Cine África, em Moçambique, em 27 de novembro de 1992, hoje com sua sede no bairro do Alto-Maé, em Maputo, a capital do país. A Universal moçambicana passou a oferecer programas diários de rádio e televisão através da Record Moçambique, com cobertura em todas as capitais provinciais, e também programas através das televisões STV e da Rádio Miramar FM (Record Moçambique) — filial da Rede de Comunicações Miramar — com programas locais em Maputo e Beira da "Rádio 99 FM, Rádio Super FM", Rádio Terra Verde e Rádio Top FM, IURD Moçambique (portal de internet), Folha Universal Moçambique (jornal impresso), que são distribuídos por todo o país.[55] Em 2006, a Igreja Universal se instaurou na Ucrânia, país da Europa Ocidental.[74]
Os pastores pregam em vários idiomas e lugares do mundo, como inglês, espanhol, francês, russo, japonês, africâner, zulu, além de outros idiomas e dialetos. Desses pastores, 99% são brasileiros.[49][59] Segundo Paul Freston, autor do livro Dynamiques Religieuses en Lusophonie Contemporaine, o processo de expansão mundial da Universal fez parte de uma das principais transformações religiosas no final do século XX, como o crescimento do pentecostalismo em escala global, expandido-se para várias regiões do planeta.[60]Depois dos Estados Unidos, as nações de língua espanhola foram as primeiras que a IURD teve presença. O primeiro templo foi aberto em 1989, na cidade de Concordia, na Argentina, tempo mais tarde espalhando-se pela América Latina.[49]
Mega templos
A Igreja Universal é conhecida por construir grandes templos em todo o mundo. No Brasil, o Templo de Salomão tornou-se o maior espaço religioso do país. Em Curitiba, foi inaugurado o Templo Maior, orçado em mais de 400 milhões de reais. Outro grande templo que está sendo construído é em Brasília, seu terreno foi comprado por 90 milhões de reais e sua arquitetura será semelhante a um estádio de futebol.[75][76][77]
Templo de Salomão
Ver artigo principal: Templo de Salomão (IURD)
Entre 2010 e 2014, a IURD construiu na cidade de São Paulo, no bairro do Brás, uma réplica do Templo de Salomão que atualmente é a sede mundial da IURD, sucessora do Templo da Glória do Novo Israel. Construído tomando como referência o antigo Templo de Salomãode Jerusalém,[nota 2] sua capacidade é de dez mil pessoas sentadas. Com uma altura equivalente à de um prédio de dezoito andares e setenta mil m2, ocupa o espaço equivalente a dezesseis campos de futebol, sem contar dois subsolos.[79][80] É o maior espaço religioso do Brasil.[81][82]
O custo estimado da obra foi de aproximadamente 680 milhões de reais. O altar e a fachada do templo foram feitos com pedras nativas de Israel.[80] A construção consumiu 28 mil m³ de concreto e duas mil toneladas de aço, o bastante para construir duas vezes o Palácio do Planalto, que é a sede do gabinete presidencial brasileiro, localizado em Brasília.[83]
O templo foi construído com estratégias que visam a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, dentre elas o uso racional da energia, reutilização de água e calor. É o primeiro espaço religioso do país a conquistar a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um reconhecimento ao empreendimento “selo verde”.[84]
A construção do templo gerou repercussão na mídia dentro e fora do Brasil, com o jornal britânico The Guardian ressaltando a grandeza da obra e a comparando-a ao Cristo Redentor, dizendo que a igreja deixará a estátua do Rio de Janeiro "na sombra".[85] O jornal The New York Times, dos Estados Unidos, concordou com a opinião da Juventude Judaica Organizada em São Paulo, que disse que, ao promover as tradições judaicas, o projeto pode ajudar no combate ao antissemitismo.[86]
A Universal publicou uma nota contrariando uma matéria publicada pelo site "Gospel +" que afirmava que o custo do templo teria sido de aproximadamente 1 bilhão de reais. A IURD alega que os gastos com a construção seriam de 400 milhões de reais. "Onde estão tais veículos? Quais são as reportagens? Originalmente, tal valor distorcido foi difundido pelo portal UOL, que se corrigiu, assumiu o erro publicamente e declarou que publicou a informação sem confirmar, o que pode ter acarretado possíveis transtornos", diz Flávio Ricco do portal UOL.[87]
Estrutura e cargos
A Igreja Universal possui uma estrutura hierárquica de cargos[47] que pode ser comparada à estrutura da Igreja Católica.[89][90]
Os cargos da IURD são, em ordem decrescente:
- Bispo, o mais importante da estrutura, os responsáveis pelo trabalho da igreja em um determinado continente ou país. Um deles comanda todos os templos da Universal no mundo, posição atualmente ocupada pelo bispo Macedo. Abaixo deles estão os bispos responsáveis pelas igrejas em um estado ou província, e, finalmente, os bispos e pastores regionais, que administram uma região específica. Além disso, alguns bispos são encarregados de algumas funções especiais, como, por exemplo, a de cuidar da vida espiritual dos obreiros, função que, no Brasil, é atualmente exercida pelo bispo Roberto Mauzer.[91]
- Pastor, cargo que atualmente está subdividido em três categorias: o pastor regional, que administra as igrejas de uma determinada região de um Estado ou província;[92] pastor titular, responsável por ministrar os principais cultos e administrar o corpo de obreiros de uma igreja específica; e o pastor auxiliar, que presta auxílio ao pastor titular, inclusive ministrando alguns cultos em sua igreja.[93]
- Obreiro é um voluntário que é selecionado por um pastor titular para realizar atividades diversas, como, por exemplo, dar orientações espirituais aos membros da igreja, visitar os membros afastados para orar e orientar, auxiliar o pastor durante o culto, fazer orações de libertação nos membros durante reuniões de libertação, fazer visitas em presídios e hospitais para orar pelos presidiários e pelos enfermos e outras funções pastorais. Como critérios de seleção, o candidato deve receber o batismo no Espírito Santo, tendo como prova do batismo o dom de línguas e demonstrar o fruto do Espírito Santo. Há mais de quinhentos mil obreiros somente no Brasil.[94][95] Os obreiros que trabalham no Templo de Salomão são chamados de "levitas", uma referência aos Levitas ("descendentes de Levi"), que eram responsáveis por diversas funções no templo original.[96] Para ser um pastor da Igreja Universal, primeiro o candidato deve ser um obreiro e depois passar no Iburd (Instituto Bíblico Universal do Reino de Deus), tornando-se assim um pastor auxiliar.[93]
Nenhum dos cargos é vitalício, qualquer um pode descer, subir ou sair da hierarquia por motivos morais (infidelidade, roubo, mentira e outros). Eles nunca se aposentam e os que ficam inválidos recebem um auxílio. Pastores só avançam na hierarquia quando são bem casados.[97][98]
Eventos públicos e pontos turísticos
As primeiras concentrações no Brasil se realizaram em 1987, na Quinta da Boa Vista em São Cristóvão, Rio de Janeiro, seguidas de eventos no ginásio do Olaria em Bangu e, mais tarde, no Maracanãzinho. Desde então ocorreram várias outras em muitas cidades do país e em outras partes do mundo.[57][99] Em São Paulo, uma das maiores foi realizada no Vale do Anhangabaú, em 1995, quando foram contabilizadas mais de trezentas mil pessoas e arrecadadas setenta toneladas de alimentos, ocorreram outras no estádio do Morumbie no Pacaembu.[100][101][102] No Centro-Oeste, milhares de fiéis compareceram em grandes concentrações realizadas na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e no ginásio Nilson Nelson em Brasília. No estádio do Maracanã, em 1999, aconteceu a maior vigília da IURD, com 250 mil participantes distribuídos pelo estádio e no Maracanãzinho, além de telões externos para os que não conseguiram entrar. Mais de um milhão de pessoas participaram de uma concentração no Aterro do Flamengo em 1994.[103][104] As praias na cidade de Salvador também foram cenário para reuniões de grande porte.[105]
O maior conjunto de concentrações já organizado pela Universal aconteceu quando cerca de 8 milhões de pessoas se reuniram simultaneamente em estádios, praias, ginásios e arenas de várias capitais do Brasil, no chamado "Dia D" ("Dia da Decisão").[106] Em São Paulo o evento foi realizado no Autódromo de Interlagos e contou com quase três milhões de pessoas. No Rio de Janeiro, mais de dois milhões de pessoas se reuniram na Enseada de Botafogo. Participaram ainda fieis de Rio Branco, Recife, Goiânia, Salvador, Macapá, Fortaleza, São Luís, entre outras,[107] incluindo cidades em Moçambique e na Argentina.[108] A concentração do Rio foi alvo de críticas do jornal "O Globo", que classificou o evento como um “caos universal e autorizado” por conta do congestionamento provocado. No programa "Fala que Eu Te Escuto", o bispo Clodomir Santos afirmou que o carnaval também causa transtornos no trânsito, mas que ninguém o proíbe ou critica por ser um evento promovido pela Rede Globo e mostrou ao vivo as autorizações recebidas pelo governo.[109] Edir Macedo, afirmou que essas grandes reuniões são algo bom, mas nunca foram de sua preferência, pois, para ele, pregar para poucas pessoas é melhor, por que elas não ficam dispersas, ao contrário do que acontece em mega concentrações.[105]
Na época da construção da Catedral Mundial da Fé, no bairro Del Castilho, no Rio de Janeiro, o edifício foi apelidado de "Maracanã da fé", uma referência ao tamanho da construção, concluída em 1999, em relação ao famoso estádio carioca.[110] Ela abriga o Centro Cultural Jerusalém (CCJ) e uma exposição permanente da segunda maquete de Jerusalém da época do segundo Templo construída no mundo. O CCJ foi inaugurado em maio de 2008 e, de acordo com a Lei Estadual n° 5 375 de 2009, é também um ponto turístico oficial do estado do Rio de Janeiro.[111][112] O Templo de Salomão está no site oficial da prefeitura da cidade de São Paulo como um dos principais pontos turísticos da cidade.[113]
Empresas do grupo
Ver artigos principais: TV Universal, Rede Aleluia, Unipro, Folha Universal e Line Records
De acordo com o livro "Breve História do Pentecostalismo Brasileiro" (1994), do escritor Paul Freston, "os evangélicos têm por princípio religioso a divulgação de sua fé e isto deve acontecer por quaisquer meios de comunicação", um princípio seguido pela IURD em sua relação com o setor. O ascendente "evangelismo eletrônico pentecostal" tem provocado um impacto considerável no mercado de comunicação em massa, sobretudo em função do pioneirismo empresarial nesta área por parte da Igreja Universal do Reino de Deus.[3] A IURD conta com uma ampla rede de comunicação que inclui editoras, gravadoras, emissora de TV, rádio, jornal, site e revista.[89]
Ainda de acordo com informações colhidas pelo embaixador americano no Brasil em 2009 para o site WikiLeaks, o governo brasileiro, para não perder o apoio dos evangélicos por conta de seu histórico de relacionamento com a vertente católica da Teologia da Libertação, buscou colocar mensagens de serviço público em veículos de comunicação da Igreja.[114][115]
Rádio e televisão
O proselitismo no rádio e na TV é o meio mais empregado e efetivo da Universal para atrair rapidamente um grande número de indivíduos das mais diversas localidades para a igreja segundo um estudo feito por Ricardo Mariano.[47] A Universal começou sua programação na televisão pela extinta TV Tupi (canal 6), no Rio de Janeiro, com o programa "Despertar da fé", em 1978, que começava às 07:30 da manhã, um horário desprezado pelas outras emissoras até então.[116][117] Entre os programas evangélicos da época, faziam sucesso “Vencendo a Crise”, referente ao congresso empresarial, “Santo Culto em Seu Lar”, “Ponto de Luz”, “Fala que eu te Escuto”, “Terapia do Amor”, “S.O.S. Espiritual”, “Jejum dos Impossíveis”, “Desafio da Cruz” e “Nosso Tempo”.[118]
Além das emissoras de rádio e TV do grupo Record, que não possuem cunho exclusivamente religioso,[7] a IURD controla também a Rede Aleluia, uma rede nacional de rádios AMe FM que cobre mais de 75% de todo o território nacional com um repertório musical gospel e programações locais. Outra emissora sob controle da IURD é a TV Universal,[3][119]cujo principal programa é a "Palavra amiga do Bispo Macedo", reprisado várias vezes ao longo do dia.[118] A Universal controla ainda outras redes de rádio e TV pelo mundo sob o guarda-chuva da Universal Produções, inclusive seis emissoras de rádio em Portugal e duas na França.[120]
Além da TV Universal, a igreja mantém outros programas televisivos em vários outros canais pelo Brasil. Na Rede Record, da qual é controladora, apresenta vários programas durante a programação noturna, inclusive o "Fala que Eu Te Escuto", apresentado ao vivo no início da madrugada desde a década de 90,[121] e o programa "O Santo Culto em Seu Lar", o único que retransmitia uma reunião típica de domingo integralmente na televisão. Ma TV Universal, este programa é transmitido ao vivo.[122] Na TV Gazeta e na RedeTV!também são transmitidos programas da IURD.[123][124] Em 2011 e 2012, houve tentativas de aquisições de horários e, outras redes televisivas, entre eles a Rede Bandeirantes, SBT e até na Rede Globo.[125][126][127]
Com esta estratégia, a IURD gera mais de 240 horas diárias de televisão em todo o Brasil.[128][129] Em maio de 2013, a Rede CNT rompeu o contrato que tinha com a Igreja Mundial por conta de uma dívida não paga de vinte milhões de reais e e repassou dez horas para a IURD.[130] Em outubro de 2013, o Grupo Bandeirantes de Comunicaçãocancelou o contrato com a Igreja Mundial, que alugava 21 horas diárias na Rede 21 e nas madrugadas da Band, por atraso dos pagamentos e repassou este tempo para a Universal.[131]
Finalmente, a IURD é dona da gravadora Line Records, cujo cast é majoritariamente formado por bispos e pastores da própria igreja.[7]
Jornais, livros e internet
A IURD publica a Folha Universal, um jornal nacional que, segundo o próprio periódico, tem tiragem de 1,7 milhões de exemplares por semana,[132] o Correio do Povo, de Porto Alegre, e o jornal Hoje em Dia, de Minas Gerais.[7] No exterior, a IURD controla os jornais "Tribuna Universal", em Portugal. e do "Stop Suffering: A New Life Awaits You!", da África do Sul.
A Plenitude é a revista oficial do grupo, com tiragem de mais de 250 mil exemplares mensais, e divulga as atividades da IURD juntamente com assuntos variados como notícias e matérias de lazer. É distribuída para os fiéis durante as reuniões e também é utilizada na evangelização nas ruas, hospitais e presídios.[3][133] Outras revistas incluem a Obreiro de Fé, com tiragem de mais de trezentos mil, e a Mão Amiga. Entre os periódicos estão o jornal Força Jovem, voltado aos jovens e adolescentes, a Folhinha Universal, para o público infantil, a revista Educador, voltado aos pedagogos que atendem crianças de até dez anos, e a A Visão da Fé, direcionada aos auxiliares do bispo Macedo com informações das viagens missionárias do bispo e do crescimento da Rede Aleluia.[3]
No site Universal.org, o antigo Arca Universal, conta com uma sala virtual de "SOS espiritual" com pastores online.[134] A igreja mantém ainda uma página oficial no Facebook e conta com um aplicativo na rede social através do qual os usuários podem fazer suas doações para a construção de templos, ofertas, pagamento de dízimo e outras funções relacionadas.[135]
A Unipro, uma editora pertencente à Universal, já lançou mais de trinta livros com vendagem superior a dez milhões de exemplares, principalmente os de autoria do próprio bispo Macedo. Somente Nos Passos de Jesus já vendeu mais de três milhões de exemplares.[136] Logo em seguida está Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?, que adicionalmente é livro evangélico publicado no Brasil com a maior tiragem de lançamento, também com mais de 3 milhões de exemplares vendidos.[137] A Unipro também já lançou vários outros livros de autores como Cristiane Cardoso e Ester Bezerra, filha e esposa de Bispo Macedo respectivamente,[3] inclusive 55 títulos infantis.[118] O livro Nada a Perder – Momentos de Convicção que Mudaram a Minha Vida, é uma trilogia escrita pelo bispo Edir Macedo que conta toda a trajetória da IURD e suas organizações, as rivalidades, disputas, doutrinas e ensinamentos da instituição. Nos sessenta dias seguintes ao lançamento, o livro chegou à marca de 350 mil exemplares vendidos, tornando-se o mais bem-sucedido título no ano de 2012.[138]
Recentemente, a Universal lançou uma plataforma de vídeos cristãos chamado Univer. Nele é possível criar uma conta. Com ele, o usuário assistir filmes bíblicos, conteúdo gospel para crianças, e também assistir palestras sobre sucesso financeiro e vida sentimental, além de transmitir cultos e eventos ao vivo do Templo de Salomão. Além de ouvir as músicas mais tocadas na igreja. Os primeiros sete dias são grátis. Depois disso, ele deve pagar uma mensalidade.[139]
Outros empreendimentos
O grupo controla ainda uma variada gama de outras empresas como a Uni Line que atua na área de processamento de dados, a Frame, uma produtora de vídeo, o Banco de Crédito Metropolitano, a Unimetro Empreendimentos, a Cremo Empreendimentos, a New Tour, uma agência de viagens, a construtora Unitec, a Uni Corretora, a Investholding Limited e a Ediminas S/A, uma fábrica de móveis sediado em Belo Horizonte que fabrica os bancos para os templos.[120] Na França, contrla uma uma construtora e duas agências de viagens.[120]
A Universal tem mais de 8.800 imóveis alugados para os pastores e edifícios usados como templos.[140]
Doutrinas, ensinamentos e símbolos
De acordo com a instituição, as doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus derivam dos ensinamentos bíblicos interpretados de maneira semelhante à de outras denominações protestantes neopentecostais. Entretanto, existem particularidades importantes, como os sacrifícios espirituais e materiais,[141][142] o caráter sobrenatural atribuído às celebrações do batismo por imersão, do batismo com o Espírito Santo[143] e à Santa Ceia do Senhor. A igreja prega a "teologia da prosperidade", destacando em seus programas de televisão testemunhos de sucesso financeiro de seus fieis.[89]
Doutrinas e teologia
A igreja manteve por alguns anos a "Faculdade Teológica Universal do Reino de Deus" (Faturd), na cidade do Rio de Janeiro, que fornecia cursos básicos de teologia em três anos e o bacharelado em quatro. A iniciativa acabou quando o bispo Edir entendeu que, para alcançar seus objetivos expansionistas, a formação teológica, além de inútil, desapareceria com o tempo, pois reduzia o fervor dos estudantes e os mantinha distante de seus interesses reais e das necessidades imediatas das pessoas que frequentavam a IURD. Ele não apenas extinguiu essa faculdade teológica como também, iniciando uma controvérsia com a erudição teológica, publicou o livro "A Libertação da Teologia", título no qual critica o qie ele chamou de "cristianismo de muita teoria e pouca prática; muita teologia, pouco poder; muitos argumentos, pouca manifestação; muitas palavras, pouca fé".[47]
Outras doutrinas ensinadas pela Universal são a existência de um só Deus, formado pela Trindade Pai, Filho e Espírito Santo, a volta de Jesus Cristo pelo arrebatamento, a salvação da alma pela fé em Cristo ("sola fide"),[144] a vida eterna após a morte, a infalibilidade da Bíblia, escrita por homens divinamente inspirados por Deus, a existência do céu, do inferno e o Juízo Final, o batismo na águas por imersão, a cura divina, o batismo pelo Espírito Santo, os Dons do Espírito Santo, a Ceia do Senhor, o dízimo, as ofertas voluntárias e a prosperidade. Finalmente, para a IURD, a "Igreja" é a união universal de todos os cristãos fiéis.[47]
A igreja também utiliza a chamada "imposição de mãos" na hora da libertação e é contra a veneração de imagens.[145][146]
Estas doutrinas são semelhantes às de muitas outras instituições pentecostais, exceto pela ênfase dada à teologia da prosperidade.[47] Esta teologia afirma que a bênção é alcançada não apenas com a fé, mas também é preciso fazer os sacrifícios, que são os dízimos e as ofertas.[19] Um dos pontos mais enfatizados pela igreja é também o chamado nascer de novo. A doutrina da IURD ensina que, quando uma pessoa nasce novamente em Cristo, torna-se uma nova criatura, que "tudo se faz novo".[16] Estudos apontam que a IURD foi a maior representante dessa teologia no século XX no Brasil.[147]
Os testemunhos também fazem parte da doutrina da IURD e são usados principalmente para fins de divulgações nos veículos de mídia da instituição.[148] O público alvo são pessoas que estão sendo atormentadas por algum tipo de problema, de preferência aquelas das classes média e baixa, e que buscam de alguma forma de tornar a vida mais tranquila. Os casos são relatados pelos próprios membros que frequentam os templos. Os problemas que eles relatam sofrerem antes de frequentarem a IURD são de vários tipos, como o fim de alucinações e delírios, o vício em diversos tipos de drogas, a restauração de laços familiares, relatos sentimentais e, principalmente, de um reencontro de um "sentido da vida". O pastor em seguida convida pessoas que passam por estes tipos de experiência a comparecer a algum templo da IURD para começar sua caminhada de libertação espiritual.[149] A igreja se autodenomina como "Centro de Ajuda Espiritual", onde seu objetivo é buscar pessoas insatisfeitas e tentar atraí-las com suas doutrinas e ensinamentos espirituais.[19]
Ministros e a Bíblia
Com os pastores e bispos, a IURD mantém uma rígida organização e conduta, que segundo palavras de Edir Macedo "é parecido com um regime militar",[150] e segundo ela, não podem pecar, ter um carro, dinheiro, descanso, moradia própria, lazer, acumular bens, com exceção de suas roupas e seu cônjuge.[151][152] Há também um rodízio de transferências dos pastores e bispos nas igrejas. "Eles vão só com a esposa numa mão e a mala na outra", diz Edir no livro Nada a Perder 3.[153]
No Brasil, a IURD usa a Bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida, na versão revista e atualizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, ou sua tradução própria, de 2009, coordenada pela Unipro a partir da Reina-Valera (1997), da Sociedad Bíblica Intercontinental.[154][155] Por isto, elas não contêm os sete livros deuterocanônicos, considerados apócrifos pelos protestantes, e que estão presentes na versão da Bíblia católica: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico.[156]
Ritos, propósitos e festivais
O logotipo da igreja — uma pomba branca dentro de um coração vermelho — significa a presença do Espírito Santo no coração das pessoas.[157] A IURD apresenta seus símbolos nas fachadas e nos interiores dos templos. Antigamente era mais comum a imagem de duas mãos juntas em oração e, hoje em dia, há outras imagens, inclusive o logotipo, um candelabro judaico (menorá) ou ainda uma cruz.
Dois slogans são predominantes nas mensagens da Universal, "Jesus Cristo é o Senhor" e "Pare de Sofrer".[89][157] O primeiro foi uma escolha do bispo Macedo por ser diferente dos slogans utilizados por outras denominações evangélicas da época, como a Nova Vida e a Cruzada do Caminho Eterno, que traziam na fachada de seus templos o nome de Deus e ao lado do nome do fundador. Segundo Edir, esta glória dupla, uma para Deus e outra para o homem, lhe provocava náuseas e, por isso, o slogan de sua igreja tinha que ser algo que representasse o movimento de fé em uma simples frase em que todos acreditassem.[158]
Aos domingos e quartas-feiras ocorrem as reuniões principais entre os fiéis, voltadas à salvação da alma e à busca do Espírito Santo. A sessão da segunda-feira é chamada de "congresso para o sucesso" e dedicada à prosperidade financeira; a de quinta-feira a "terapia do amor", com orientações sobre vida sentimental; finalmente, às sextas e terças-feiras ocorrem os "cultos da libertação" — mais conhecidos como "sessões do descarrego" — cujo objetivo é libertar as pessoas dos demônios, entre eles outros demônios que, segundo os pastores da IURD, são oriundos de religiões de origem afro-brasileiras. O sábado é reservado ao "jejum das causas impossíveis", destinado àqueles que são confrontados com problemas impossíveis resolver ou conquistar.[159]
A IURD também realiza ocasionalmente o chamado "Jejum de Daniel", que é a abstenção de toda informação que não seja proveniente da instituição por 21 dias, com o objetivo de realizar uma "faxina espiritual" e "fortalecer o espírito". "Durante o jejum, o Espírito do Senhor descerá sobre todos os participantes sinceros", escreveu o bispo Macedo em seu blog oficial. As pessoas são convocadas a assistir à TV Universal e a acessarem o site da organização.[160][161] A igreja realiza anualmente, entre as mulheres, a Festa do Purim e a Festa dos Tabernáculos, ambas de tradição judaica (Purim e a Sucot, respectivamente).[162][163]
Santa Ceia do Senhor
A Santa Ceia é uma celebração realizada em memória do sacrifício realizado por Jesus para estabelecer uma nova aliança entre o homem e Deus através de seu sangue derramado no Calvário para a remissão dos pecados de seus escolhidos.[164]
Na IURD, este rito é realizado com o pão e suco de uva representando o corpo e o sangue de Jesus. No cristianismo, os filhos de Israelselaram sua aliança com Deus através do sangue dos novilhos sacrificados, que foi aspergido sobre o povo por Moisés,[165] então, Jesus propôs na Última Ceia uma nova aliança através de seu sangue representado pelo cálice com o fruto da videira.[166]
Segundo a Universal, com base no capítulo 11 da primeira epístola de Paulo aos Coríntios, quem decide se está apto ou não para participar da Santa Ceia é a própria pessoa, mas também que a abstenção representa a rejeição da comunhão com o Espírito Santo. Ao participar, o fiel deverá abandonar seus pecados e seguir os mandamentos para não quebrar o pacto com Deus e não atrair maldição sobre si.[167]
Toda virada de ano, a IURD realiza uma reunião em que as pessoas participam da Santa Ceia. Segundo Edir Macedo, "é uma oportunidade para os escravos do pecado se libertarem e começarem uma nova vida".[168]
Fogueira Santa de Israel
A IURD realiza semestralmente uma campanha mundial denominada "Fogueira Santa de Israel" em todos os seus templos com o objetivo de relembrar seus membros da importância do sacrifício. Baseada nos sacrifícios judaicos ("korban"), a Universal interpreta que as ofertas — com exceção da oferta pela expiação de pecados, já oferecida por Jesus — aproximam o homem de Deus.[169] Porém, os sacrifícios na Igreja Universal não são animais e sim a oferta do valor monetário equivalente. Segundo a interpretação da IURD da teologia da prosperidade, a Fogueira Santa de Israel é a maior oportunidade concedida aos seus adeptos de conquistarem bênçãos materiais e espirituais. Durante as reuniões, prega-se que a realização de sacrifícios considerados reais e verdadeiros, diferentes, portanto, das ofertas, pode resultar na realização de sonhos antes impossíveis. Estes sacrifícios são considerados atos de renunciar voluntária em troca de algo de maior valor. Durante o evento, além da renúncia monetária, ocorre também a orientação espiritual dos fieis, com os jejuns e orações durante as madrugadas. Em sua doutrina, a IURD utiliza exemplos de pessoas que se sacrificaram a Deus e obtiveram resultados segundo a Bíblia, como Moisés, Gideão, Abraão, Elias e Jesus.[170]
Os sacrifícios são oferecidos em dinheiro e entregues diretamente no altar em data especificada pelos pastores.[171] Durante a Fogueira Santa, são reproduzidos vários testemunhos de fiéis que obtiveram bênçãos depois de realizar sacrifícios em eventos anteriores.[172] Os pedidos, segundo a Univesal, são queimados e enviados a Israel por bispos e pastores da igreja.[173]
Dízimos e ofertas
Entre as práticas mais criticadas da Igreja Universal estão a cobrança do dízimo, que significa "a décima parte", e da oferta. No livro "O Bispo", Edir Macedo afirma que "a pessoa que der tudo à igreja receberá tudo de Deus", uma relação que, segundo ele, "é inevitável...é um toma lá, dá cá". Macedo continua afirmando tratar-se de uma questão de lógica, pois se uma pessoa for a um culto, for explorada e não receber nenhum benefício em contrapartida, nunca mais voltará para ser explorada novamente. A igreja, diz Edir, "cresce por que o povo é beneficiado, caso contrário, a IURD jamais seria o que é hoje".[174]
Durante os cultos, a passagens na Bíblia sobre dízimos e ofertas são constantemente repetidas, principalmente «Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida» (Malaquias 3:10). Para a Universal, dízimo não é somente o dinheiro, mas também um sinal da fidelidade, da fé e do amor incondicional do homem para com Deus. Os fieis acreditam também que, sendo dizimistas, Deus lhes promete, pelo dízimo, repreender o demônio característico da miséria chamado de "espírito devorador".[175][176][177]
O bispo Edir Macedo afirma ainda que os dízimos e ofertas são investimentos repassados à IURD e são oferecidos pelas pessoas para ajudar a si próprias e não a IURD. A Universal alega que nunca recebe patrimônio algum oriundo de heranças como ocorre na Igreja Católica. Os recursos provenientes dos dízimos e das ofertas seriam utilizados para pagar as despesas da igreja, entre eles a manutenção dos templos, programas de rádio e televisão, folha de pagamento dos funcionários, aluguéis, ajuda de custo aos pastores e bispos, entre outros gastos.[174]
As movimentações financeiras de valores oriundos dos dízimos e das ofertas são controladas com rigidez para que o saldo se mantenha sempre positivo, evitando que a instituição seja obrigada a bancos ou corte de gastos. Os bispos e pastores de jurisdição nacional administram as contas das igrejas e gerem estes recursos. Os obreiros e pastores fiscalizam as atitudes dos responsáveis e recebem denúncias sobre atitudes suspeitas. Os investimentos de valores menores são decididos pelos próprios bispos locais enquanto que os estratégicos ou de grandes valores são decididos pelo próprio Edir Macedo e pelos bispos da alta hierarquia.[174]
Segundo uma pesquisa realizada em 1994, a Universal arrecada mais do que outras denominações protestantes, especialmente a Assembleia de Deus. Segundo Ricardo Mariano, uma pesquisa apontou que, num determinado mês de 1994, os adeptos da IURD ofertavam mais e em maior proporção do que os da Assembleia: 27% dos fiéis da IURD fizeram doações que ultrapassaram o valor do dízimo contra apenas 14% dos assembleianos; 17% dos seguidores da Universal doaram quantias menores que o dízimo contra 25% da Assembleia; 24% dos primeiros não deram contribuição alguma contra 33% dos últimos; houve empate apenas entre os que doaram um valor equivalente ao dízimo: 24% e 23%, respectivamente. Mariano afirma que eficácia da arrecadação se deve, na maioria das vezes, a agressividade, insistência e incomparável habilidade persuasiva dos pastores da Universal.[47]
Evangelização e trabalhos sociais
Ver artigos principais: Sociedade Pestalozzi e Força Jovem Universal
Projetos sociais
Além do trabalho evangélico, a Igreja Universal realiza obras de cunho social e assistencial nos países onde atua, principalmente no Brasil, na África e Ásia.[7] Entre eles estão o "Grupo Jovem" e a Associação Beneficente Cristã (ABC), uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1994 sob o lema "Caridade não tem Religião", responsável pela distribuição de alimentos e atividades de serviço social, saúde e cidadania sustentada sobretudo pela contribuição de membros da IURD.[7] Os "Anjos da Madrugada" são voluntários que ajudam distribuindo cobertores e agasalhos, proveem ajuda espiritual a quem necessita e realizam visitas à Fundação CASA, a comunidades carentes e outros locais carentes.[178] Destaca-se ainda o "Jovem Nota 10", que prepara adolescentes para o mercado de trabalho, o "Gente da Comunidade", com a Escola Bíblica Infantojuvenil (E.B.I.), para crianças de até 10 anos, e o TF Teen, para adolescentes de 11 a 14 anos.[179][180] O projeto "Dose Mais Forte", de combate ao consumo de drogas, provê acompanhamento durante a recuperação de viciados, principalmente na cidade de São Paulo. Finalmente, há o "Sule" ("Supletivo Universal Ler e Escrever"), criado em 1998 e destinado à alfabetização de pessoas carentes de todas as idades, e o projeto "Força Jovem Brasil", voltado para público jovem provendo educação, cultura e atividades desportivas.[7][181] O "Se liga 16" é um grupo da Força Jovem Universal cujo objetivo é levar aos adolescentes com mais de 16 anos, bem como aos adultos, o conhecimento de seus direitos como os direitos humanos, do consumidor, informações sobre as leis trabalhistas e deveres como cidadãos.[182] Eles também fazem palestras, trabalhos sociais, visitas em orfanatos, entre outros.
A IURD mantém a Sociedade Pestalozzi de São Paulo desde 1992, uma instituição que cuida de crianças e adolescentes com deficiência intelectual.[183][184]
Fazenda Nova Canaã
A Fazenda Nova Canaã (FNC), também chamada de "Projeto Nordeste", está localizada em Irecê, na Bahia, e é financiada pela IURD em parceria com empresas privadas, empregando mais de 100 pessoas.[185] O projeto consiste em um grupo de fazendas que tem como objetivo diminuir o sofrimento das vítimas da seca no sertão da região nordeste do Brasil através de soluções regionais para as principais causas do subdesenvolvimento da região. A FNC foi uma iniciativa do bispo Marcelo Crivella, que incentivou várias pessoas a arrecadar mantimentos e roupas principalmente entre os fiéis da Universal em 1999 através da Rede Record. Ele próprio doou seus direitos sobre o álbum de estúdio "O Mensageiro da Solidariedade", que vendeu mais de 1,4 milhão de cópias, para o projeto, arrecadando mais de 5 milhões de reais.[186]
Irecê foi escolhida pelo seu baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), inferior à média nacional e estadual. A FNC controla 450 hectares na região, às margens da rodovia BA-052, e pratica ali uma agricultura moderna, intensiva e mecanizada. A terra é irrigada por um sistema de gotejamento, levando água através de mais de 550 km de mangueiras. Há bombas israelenses que captam as impurezas, distribuem a água e irrigam uma área equivalente a cem campos de futebol. A água, escassa na região, é captada no subsolo através de poços artesianos e armazenada em dois reservatórios com capacidade para sete milhões de litros cada. Além disso, criam-se ali 300 cabeças de gado de corte e leiteiro, grande parte consumida no próprio local.[185]
O Centro Educacional Betel (CEB) é uma escola criada para atender as crianças carentes de Irecê, com cerca de 520 alunos em 2005. As crianças estudam em tempo integral, recebendo três refeições diárias, material escolar, uniformes, cuidados higiênicos e assistência médica gratuita. A FNC fornece ainda tratamento médico para os doentes da cidade baiana, mantendo um mini-hospital e uma drogaria para a população, além de prestar atendimento odontológico e oftalmológico. Uma padaria dentro da FNC fabrica quatro mil pães diários, metade disso consumido internamente e o restante doado para a população.[185]
Ações sociais no Brasil
Em 2008, a Universal se mobilizou para ajudar os atingidos das enchentes de Santa Catarina através de doações de fiéis em todos os templos do estado, que se transformaram em pontos de entrega de mantimentos não perecíveis, de arrecadação de roupas, produtos de higiene e outras doações. Pastores, obreiros e membros se encarregaram no trabalho voluntário.[187][188]
Durante as enchentes e deslizamentos de terra no Rio de Janeiro em 2011, a IURD também participou dos trabalhos humanitários.[189] arrecadando mais de 32 toneladas de donativos para as vítimas.[190]
Na tragédia da boate Kiss ocorrida em Santa Maria, em 2013, voluntários do Grupo Jovem ajudaram as vítimas do incêndio. Na ocasião, o jornalista William Bonner entrevistou um representante do grupo da IURD para o Jornal Nacional da Rede Globo, mas as imagens não foram ao ar.[191][192]
Em janeiro de 2014, as unidades da IURD do Rio de Janeiro e São Paulo organizaram doações para as vítimas das enchentes em Minas Gerais e Espírito Santo. Em São Paulo, foram arrecadados cerca de 640 toneladas de alimentos e no Rio de Janeiro, 100 toneladas de alimentos.[193]
Ações fora do Brasil
A IURD mantém trabalhos sociais na África, atuando principalmente na distribuição de alimentos e de preservativos.[194] No Japão, ajudou seus membros após o Sismo e tsunami de Tohoku de 2011.[195] Em Portugal, o "Lar Universal", fundado em 2003 em Lisboa, cuida de idosos provendo espaço para atividades físicas e recreação, além de uma equipe de médicos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais.[196]
Também em Portugal, a IURD promoveu a "Caminhada da paz", uma passeata com membros da igreja a fim de promover a "Palavra de Deus".[197] O Grupo Calebe, no Japão, oferece apoio, orientações e palestras para pessoas com mais de sessenta anos.[198]
Evangelismo eletrônico
A IURD investe no evangelismo eletrônico para lutar contra o que ela chama de "todos os males", combatendo doenças, maldições, depressão, insônia, a violência e o medo, "em nome de Jesus". Ela acredita que moradores dos grandes centros urbanos cada vez mais se valem da mídia eletrônica para fazer companhia, para diminuir angústias e aplacar a solidão.[3] Consoante a esta visão, a A Universal é a igreja que mais ocupa espaço na televisão brasileira, seja como proprietária de emissoras ou como produtora e difusora de programas de tele-evangelismo.[47] Nestes programas são transmitidos principalmente os testemunhos e promessas de bênçãos, mas também canções de artistas evangélicos contratadas pela Line Records, a gravadora da igreja, além de mensagens dos pastores e do bispo Macedo ("Palavra Amiga"). Segundo um estudo elaborado pelo autor Ricardo Mariano, estes programas cumprem o papel de "desancar" as religiões classificadas como ineficientes pela IURD e que seriam, segundo sua doutrina, "demoníacas e culpadas"pelas enfermidades vividas pelos convertidos antes de sua doutrinação, moastrando aos telespectadores e ouvintes o "poder da igreja de supostamente derrotar os demônios e os males por eles causados, pondo um fim aos problemas espirituais, de saúde, sentimentais, familiar e financeiros que atingem os seres humanos".[47]
Ricardo Mariano defende que, diferentemente de outras igrejas cujos programas priorizam o ensino de suas doutrinas ou a difusão de sermões e pregações teológicas, a Igreja Universal mostra o suposto "poder transformador de Deus na vida das pessoas", exibindo, através de testemunhos, curas, milagres, bênçãos e intervenções divinas de todo tipo. O evangelismo eletrônico cumpre a missão de convidar constantemente os ouvintes a comparecerem aos templos, eventos e campanhas que a igreja promove. Desta forma, segundo Mariano, a IURD almeja atrair os telespectadores e ouvintes para os cultos, onde poderão ser efetivamente convencidos de que precisam ser libertados de poderes demoníacos e que precisam ter um encontro com Deus. O objetivo final é garantir que compreendam que a condição necessária para assegurar a salvação eterna é obedecer a palavra de Deus (Bíblia) permanecendo na igreja.[47]
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